A Liderança Corporativa tem um papel estratégico na empresa: um líder é responsável por organizar os trabalhos de um departamento, definir as estratégias, explorar o melhor dos talentos sob sua gestão e motivar cada profissional da equipe.
O que você vai ver neste artigo:
Uma boa liderança faz toda a diferença na dinâmica interna, conduzindo os funcionários para alcançar o sucesso nos negócios. Saiba mais sobre esse papel tão importante nas organizações!
O que é Liderança Corporativa?
Toda empresa tem ao menos um gestor: esse profissional é responsável por definir as estratégias de todo o negócio ou do setor sobre sua responsabilidade, além de organizar as demandas e orientar os demais trabalhadores sob sua supervisão. Essa é a liderança corporativa — uma parte fundamental para qualquer companhia.
Não é simples ou fácil assumir uma responsabilidade dessas: uma série de atividades são demandadas de um líder em uma empresa, tanto em relação às questões técnicas quanto humanas da função. Algumas das tarefas sob o comando do gestor são:
- Definir as estratégias da empresa/departamento;
- Fazer o controle do orçamento;
- Organizar as tarefas;
- Organizar os profissionais envolvidos nas demandas;
- Realizar o acompanhamento dos trabalhos;
- Fazer a avaliação do desempenho dos funcionários;
- Incentivar à motivação e engajamento dos colaboradores;
- Investir no aproveitamento dos talentos internos;
- Facilitar a integração de novos profissionais;
- Aprovar e escolher ferramentas e tecnologias adotadas pela equipe;
- Aprovar sugestões e projetos dos funcionários;
- Identificar pontos de melhoria no setor/empresa;
- Implementar ações de aprimoramento;
- Fazer o alinhamento das estratégias e resultados com outros gestores/departamentos;
- Entre outras tarefas.
Essas são algumas das demandas que recaem sobre a liderança corporativa no dia a dia de uma empresa. Com tantas atividades-chave em suas mãos, essa função acaba se tornando uma das mais estratégicas em uma organização.
Por que a liderança corporativa é importante?
Os líderes têm um papel fundamental em qualquer negócio, independentemente do porte e segmento de mercado. Seu trabalho envolve tanto questões técnicas e de gestão quanto de relacionamento humano. Por isso, ter lideranças corporativas positivas é importante para as empresas em diversos sentidos — e os principais motivos para isso são:
Definição de estratégias
Os gestores têm a responsabilidade de tomar as decisões finais do departamento e organização. Eles devem ser capazes de “ler” o cenário em que a empresa ou setor está inserido, observando ameaças e identificando oportunidades de negócio em diferentes contextos.
Isso exige um senso crítico, estratégico e de inovação que nem todos os profissionais possuem, usando habilidades como estas para antecipar situações e definir planos de ação eficientes que gerarão resultados.
Motivação e engajamento dos funcionários
Os líderes têm muita influência na dinâmica interna da equipe. Eles são capazes de inspirar os colaboradores a realizarem o seu melhor trabalho, ao mesmo tempo em que podem ser a maior fonte de desânimo para os profissionais.
Os gestores são o principal contato dos funcionários com a empresa: por isso, devem saber motivar e engajar a equipe no dia a dia, fortalecendo os laços internos para que os colaboradores tenham uma experiência positiva na organização, possibilitando assim com que explorem seus talentos e rendam mais ao negócio.
Redução do turnover
A verdade é que muitos talentos saem da empresa por terem problemas com o seu chefe — seja por conta de sobrecarga de trabalho (delegado pelo gestor), cobrança excessiva, falta de empatia, pouco aproveitamento do potencial dos liderados, negligência ou até por não ser um bom exemplo para os trabalhadores, entre outros motivos.
A saída de um único profissional já gera complicações para a dinâmica da equipe e produção em geral. Imagine então ter uma alta rotatividade de pessoal: são vários os desperdícios financeiros, produtivos e de capital intelectual que são gerados quando muitos trabalhadores são desligados, ainda mais em um curto período de tempo.
Todas essas questões impactam direta ou indiretamente na produtividade, qualidade, competitividade e resultados de uma empresa.
Como fazer a análise de resultados de liderança corporativa
Acompanhar o desempenho das lideranças e de suas equipes é fundamental para se identificar lacunas e problemas na dinâmica interna. A partir desse cuidado, pode-se promover ações de aprimoramento contínuo para que os gestores sejam cada vez mais eficientes, engajadores e inspiradores para os seus liderados.
Nesses casos, sempre é importante definir indicadores de desempenho para a situação analisada. Primeiramente, deve-se elaborar objetivos e metas (a curto, médio e longo prazo) para os trabalhos das lideranças e, a partir delas, estabelecer as métricas dos resultados da equipe e gestores.
Pode-se também fazer pesquisas e entrevistas (inclusive anônimas) com os funcionários para saber sua opinião a respeito dos seus líderes, descobrindo se eles estão cumprindo o seu papel com diligência, se são bons exemplos e se são capazes de motivar e engajar sua equipe. Esse feedback direto é essencial para se verificar a postura das lideranças e o seu impacto em seu departamento.
Todos esses dados irão demonstrar os pontos positivos e os passíveis de melhora dos líderes da empresa, dando base para ações de aprimoramento que irão ajudar a organização a ter gestores mais eficientes e funcionários mais produtivos.
Os desafios da liderança corporativa
Ter excelentes líderes na companhia não é algo tão fácil: assim como também é desafiador lidar com todas as responsabilidades que a posição demanda.
Primeiramente, ter uma visão estratégica para tomar decisões acertadas é uma habilidade fantástica, mas que nem todos a têm bem trabalhada. O profissional deve estar em constante aprimoramento, além de atento às mudanças no mercado, ao surgimento de inovações e qualquer situação que gere impactos na empresa e departamento.
Mas, um dos maiores desafios dos gestores é lidar com as pessoas: saber gerenciar conflitos; apaziguar ânimos; orientar os trabalhos; comunicar situações externas; motivar e engajar colaboradores e inspirar a equipe são algumas das demandas que se tem no dia a dia, exigindo um verdadeiro jogo de cintura para administrar as necessidades de cada um no time.
Equilibrar os cuidados com as pessoas e as demandas estratégicas do cargo não é algo simples. Por isso, deve-se escolher a dedo os profissionais que assumirão o papel de liderança na empresa.
Tipos de liderança corporativa
Apesar dos desafios bem claros, existe uma infinidade de maneiras de se conduzir uma equipe. Tanto o perfil do líder quanto o da equipe definem o estilo de gestão que o profissional irá assumir, pois cada realidade tem suas necessidades, dificuldades, talentos e lacunas.
Nesse sentido, vários tipos de liderança corporativa podem ser identificados. Alguns deles são:
- Liderança autocrática;
- Liderança democrática;
- Liderança transacional;
- Liderança inovadora;
- Liderança coaching;
- Liderança digital;
- Liderança inclusiva;
- Liderança liberal;
- Entre outras.
Cada uma delas tem suas características, impactos e resultados na dinâmica das equipes. Mas, alguns tipos são mais desejados pelas companhias do que outros.
Conheça os perfis de liderança mais procurados pelas empresas e tenha líderes eficientes na sua organização!
Toda empresa tem ao menos um gestor: esse profissional é responsável por definir as estratégias de todo o negócio ou do setor sobre sua responsabilidade, além de organizar as demandas e orientar os demais trabalhadores sob sua supervisão. Essa é a liderança corporativa — uma parte fundamental para qualquer companhia.
Os líderes têm um papel fundamental em qualquer negócio, independentemente do porte e segmento de mercado. Seu trabalho envolve tanto questões técnicas e de gestão quanto de relacionamento humano. Por isso, ter lideranças corporativas positivas é importante para as empresas em diversos sentidos