O termo Design Sprint é utilizado para se referir a uma metodologia do Google que tem como objetivo testar ideias de projetos, produtos e serviços em um curto espaço de tempo. Essa prática é uma das extensões das conhecidas metodologias ágeis e pode ser aplicada em diferentes contextos e finalidades.
O que você vai ver neste artigo:
O mundo de hoje requer que organizações respondam rapidamente às necessidades de seus consumidores. Quem desconsidera isso, perde sua colocação no mercado, fato este que pode acarretar diversas problemáticas para uma empresa.
As metodologias do passado não conseguem corresponder com as imposições do presente, dando espaço para novas práticas, mais eficientes para o contexto atual. Como é o caso da metodologia Sprint, que surge para auxiliar as instituições a criar e testar uma ideia de maneira ágil e eficaz.
O que é metodologia sprint?
O nome “Design Sprint” possui duas palavras em inglês que expressam como o método se comporta. A primeira “design” faz referência a projeto; construção; desenho, enquanto a segunda “sprint” à velocidade.
A metodologia foi desenvolvida pelo Google Ventures, área destinada aos investimentos de capital de risco da Alphabet Inc e do Google. Os profissionais queriam uma forma de agilizar os projetos e validar os negócios antes que eles requisitassem maior investimento de tempo e outros recursos.
Sprint é cada um dos ciclos usados para a conclusão de uma parte de um projeto desenvolvido a partir da metodologia ágil (também chamada de Scrum). Geralmente, ela é adotada para o desenvolvimento de softwares, porém também pode ser uma opção para demais áreas.
Como funciona a metodologia?
A metodologia Sprint serve para execução de uma ideia em um curto período. Vários profissionais dedicam 5 dias de trabalho para avaliar de forma crítica a realização de um projeto, focando suas ações e decisões na experiência do usuário.
A função do Design Sprint no desenvolvimento de um produto é atuar na concepção, idealização, construção e na prevenção de falhas, ou mesmo na antecipação de possíveis melhorias do produto, mesmo que ele não esteja em sua versão final ou não tenha sido colocado na fábrica.
Há algumas etapas que são trabalhadas na metodologia a fim de que o resultado buscado seja alcançado:
- Entendimento (Understand);
- Definição (Define);
- Divergir (Diverge);
- Decidir (Decide);
- Protótipo (Prototype);
- Validação (Validate).
Cada dia é destinado para cada etapa do processo e possui uma atividade diferente, com objetivo também diferente.
Quando adotar o Design Sprint?
O Design Sprint é indicado para 4 situações:
- Começo de um projeto: o Design Sprint auxilia no processo de definição de um produto, para que ele seja construído com objetivo de solucionar determinado problema;
- Projeto em andamento: nesse caso é utilizado para superar obstáculos que possam ter acometido alguma etapa do processo;
- Aceleração de processos: o método garante mais rapidez e agilidade a processos, mesmo aqueles que não estão relacionados à criação de um novo produto ou serviço;
- Integração de equipes: a metodologia ajuda na integração de equipes porque une todos os participantes de um projeto em um único lugar, objetivo e foco.
Como sua empresa se beneficia do Design Sprint?
Como já comentado por aqui, a metodologia de Design Sprint é parte de uma metodologia ágil que busca desenvolver ideias, produtos e serviços de forma rápida e efetiva. Através dela, a empresa consegue se beneficiar de diferentes formas. Vamos destacar aqui os principais pontos.
Ganho de tempo
Uma das principais características da metodologia Sprint é a agilidade, todas as etapas destinadas para a criação de um protótipo são concluídas em apenas cinco dias. O Design Sprint foi justamente pensado para solucionar esse aspecto, por isso pode gerar benefícios nesse sentido.
Se sua empresa tem um prazo curto para a validação de uma ideia; precisa testar algum produto ou serviço já existente; tem um projeto com risco médio ou alto; necessita de insights para resolver um problema, então ela requer agilidade nos processos, pois todas essas circunstâncias exigem isso. Logo, terá muito ganho ao adotar essa metodologia.
Baixa complexidade
Mesmo que disponha de algumas técnicas que precisam ser levadas em consideração na hora da prática, além de conter etapas e prazos bem definidos, o Design Sprint é uma metodologia que dispõe de pouca ou nenhuma complexidade, sendo uma excelente ferramenta para qualquer time e que se adequa a diferentes projetos.
Prevenção de falhas
Outra questão que a metodologia Sprint buscou solucionar foi com relação às possíveis falhas. Com a prototipagem do projeto e testes feitos ainda na primeira etapa do processo, a possibilidade de erros nas etapas subsequentes são diminuídas.
Por reunir uma equipe especialista em diversas áreas e com visão inovadora, as perguntas feitas contemplam os diferentes aspectos de um produto ou serviço, prática essa que também pode ajudar na prevenção de erros.
Antecipação de melhorias
No processo tradicional, primeiro surge uma ideia, ela é aprovada, desenvolvida, colocada para teste e, estão à venda de fato. Todo esse processo é desgastante e exige muito investimento, de tempo, dinheiro, ferramentas e mão de obra.
Na metodologia Sprint, assim como a equipe se reúne para prever falhas, ela também pode explorar de forma minuciosa possíveis melhorias para o produto/serviço que está sendo desenvolvido.
Isso porque uma das partes da metodologia é voltada para a testagem do protótipo, que é feita já por clientes em potencial, o que possibilita um feedback bastante enriquecedor com relação ao produto.
Como você viu por aqui, a metodologia Sprint é um ramo da metodologia Agile. Se você tem interesse em se aprofundar mais sobre o assunto, nós aconselhamos maratonar nosso conteúdo acerca das metodologias ágeis: comece pelo artigo: Metodologia agile: o que é, tendências e como aplicá-la.
Perguntas Frequentes:
O nome “Design Sprint” possui duas palavras em inglês que expressam como o método se comporta. A primeira “design” faz referência a projeto; construção; desenho, enquanto a segunda “sprint” à velocidade.
1. Entendimento (Understand);
2. Definição (Define);
3. Divergir (Diverge);
4. Decidir (Decide);
5. Protótipo (Prototype);
6. Validação (Validate).
1. Ganho de tempo;
2. Baixa complexidade;
3. Prevenção de falhas;
4. Antecipação de melhorias.