4 Metodologias de treinamento realmente eficazes
Educação

4 Metodologias de treinamento realmente eficazes

Preencha seu email e receba conteúdos exclusivos
Obrigado pelo seu cadastro!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Escolher umametodologia de treinamento para a sua empresa não é uma das tarefas maisfáceis. Existem vários pontos que precisam ser considerados antes deimplementar alguma ação, caso contrário, há o risco de jogar pelo ralo osesforços, recursos e tempo gastos em estratégias pouco efetivas.

 

Está procurando umametodologia de treinamento que seja realmente eficaz para a sua empresa?Conheça quatro estratégias que podem melhorar a sua educação corporativa:

 

1- Workshops

2- Simulação deVendas

3- EAD

4- Gamificação

 

Metodologias de Treinamento: como escolher?

 

O treinamentoempresarial é uma excelente ferramenta para melhorar o desempenho da equipe,seja para capacitar tecnicamente os seus colaboradores ou desenvolver neles habilidades comportamentais importantes e que influenciam a suaperformance e o clima interno. Se bem construída e executada, essa ação podealavancar os resultados da empresa e até garantir uma vantagem competitiva nomercado: afinal, os funcionários são o maior ativo de uma organização. 

 

Porém, antes de adotar qualquer estratégia - seja para qual finalidade e setor for - é preciso planejar e conhecer a fundo a realidade da sua empresa.  Caso contrário,provavelmente você acabará apostando em uma ação que não vai resolver os problemas internos e acabar gastando dinheiro, tempo e esforços em vão. E,ainda mais em períodos de economia instável, não é bom desperdiçar qualquer um desses itens. 

 

Por isso, é importante se atentar a algumas questões antes de escolher uma estratégia de treinamento, justamente para que ela seja mais eficiente e alinhada às expectativas da empresa:

 

1.     Descobrir as necessidades da empresa:antes de resolver algum problema, é fundamental saber qual é este problema.Identificar os pontos que devem ser aprimorados é o primeiro passo para montar qualquer treinamento. É preciso melhorar os conhecimentos técnicos dos colaboradores? Fortalecer o engajamento na cultura organizacional? Educar os funcionários a respeito de segurança do trabalho? Aumentar as vendas? Somente mapeando essas lacunas é possível pensar na estratégia que seja mais eficiente para solucioná-las. E a ferramenta para executar esse item é o Levantamento das Necessidades de Treinamento (LNT).

 

2.     Conheça o público-alvo: após esse estudo, é necessário definir quem são as pessoas que farão o treinamento.Uma ação com os vendedores será diferente da que é realizada com o pessoal do jurídico, por exemplo. São grupos com funções profissionais e, provavelmente,perfil comportamental diferentes. Então os conteúdos, linguagem, dinâmica e outros elementos também serão distintos. Claro, a exceção desta ideia é uma atividade para fortalecera cultura organizacional em todos - sempre observando as características dos funcionários, equipes participantes e etc.

 

3.      Defina metas para as ações: ninguém quer desperdiçar os recursos,esforços e tempo em algo que não gere um valor concreto para a empresa. Mesmo os treinamentos para desenvolver habilidades comportamentais, que são subjetivas, podem ter uma métrica para saber se estão sendo efetivos. Por isso estipule objetivos (alcançáveis) para as estratégias, como aumentar as vendas em 20% no próximo mês ou diminuir a rotatividade dos funcionários em 30% no semestre.

 

4.      Mantenha a frequência: não adianta adotar uma metodologia de treinamento cara se não tiver recursos para mantê-la. Um projeto contínuo de educação empresarial é o segredo para consolidar os resultados da ação, preservando uma alta qualidade na capacitação dos colaboradores. 

 

Considerando todos esses pontos e o orçamento disponível para o RH, é possível ter bons parâmetros na hora de escolher a metodologia de treinamento mais eficiente para a sua empresa. 

 

Mas, quais metodologias de treinamento escolher no meio de tantas? Confira essas 4 estratégias que podem alavancar o desempenho dos seus colaboradores:

 

1- Workshops

 

Essa é uma maneira de trabalhar a educação corporativa com ações pontuais, mas que geram resultados.Um workshop costuma abordar de forma prática um assunto específico, como a importância do uso de dados na empresa pelo setor de marketing, os princípios da metodologia 5s ou mudanças em determinada lei que impactam a produção, por exemplo - o que pode despertar maior engajamento dos participantes por ser uma metodologia ativa de aprendizagem.

 

Nesse modelo trabalha-se bastante o debate, perguntas e respostas, trocas de experiências e atividades práticas. Por isso é importante que o colaborador já tenha alguma base teórica sobre o assunto que será abordado, por meio de outras metodologias de treinamento, para aproveitar melhor esse momento e fixar mais os conhecimentos adquiridos.

 

2- Simulação de vendas

 

Essa é uma ideia específica para uma das áreas mais cruciais de uma empresa: o departamento comercial. Ensinar as melhores técnicas para os seus vendedores é uma forma de aumentar os resultados da organização, convertendo visitantes e pessoas que não iriam comprar o seu produto/serviço em clientes fiéis. Por isso é importante investir em um treinamento voltado à este setor.

 

E, para fixar melhor os conhecimentos teóricos adquiridos e preparar sua equipe, uma metodologia de treinamento eficiente é desenvolver simulações de vendas. Assim os vendedores praticam as técnicas que aprenderam, inclusive treinando o seu jogo de cintura ao lidar com acontecimentos fora do “roteiro”.

 

3- EAD

 

Para dar base aos conteúdos mais teóricos, apostar em um método mais ativo e dinâmico é uma forma de torná-los mais engajadores. O conhecido EAD é uma solução simples, mas bastante eficiente ao unir diversos recursos multimídia com a flexibilidade de horários e locais de estudo.

 

Além de ser mais acessível aos estudantes, essa metodologia de treinamento ajuda a reduzir gastos com este tipo de ação, pois não é preciso alugar espaços, deslocar os colaboradores, sincronizar horários e tirar os funcionários da sua produção normal. 

 

4- Gamificação

 

Cada vez mais ganhando espaço no meio corporativo, a gamificação é uma estratégia que usa elementos de jogos em contextos que não se resumem ao entretenimento, como saúde e educação, motivando as pessoas a realizarem determinadas ações e alcançarem metas.

 

A dinâmica lúdica aumenta o engajamento dos colaboradores nos treinamentos empresariais, criando uma experiência imersiva e interativa para motivá-los a estudar e se desenvolver. Isso acaba melhorando o seu desempenho nas ações, consequentemente tornando a educação corporativa mais efetiva. 

 

Nas empresas a gamificação também é aplicada no recrutamento, onboarding de novos funcionários, comunicação interna e até mesmo nas tarefas do dia a dia -gerando resultados positivos nesses processos.

 

Quer saber mais o que a gamificação pode fazer por você? Fale com a gente e descubra os benefícios de adotar essa metodologia no seu treinamento corporativo! 

No items found.
Veja outros conteúdos sobre assuntos relacionados:
O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários.
Veja outros posts relacionados
logo sioux grouplogo siouxlogo ludos prologo pgblogo movieplaylogo go gamers
icon linkedinicon instagramicon facebook