4 Metodologias de treinamento realmente eficazes

26 set 2018
Jornada da Gamificação

Escolher uma metodologia de treinamento para a sua empresa não é uma das tarefas mais fáceis. Existem vários pontos que precisam ser considerados antes de implementar alguma ação, caso contrário, há o risco de jogar pelo ralo os esforços, recursos e tempo gastos em estratégias pouco efetivas.

Está procurando uma metodologia de treinamento que seja realmente eficaz para a sua empresa?Conheça quatro estratégias que podem melhorar a sua educação corporativa:

1- Workshops

2- Simulação de Vendas

3- EAD

4- Gamificação

Metodologias de Treinamento: como escolher?

Metodologias de Treinamento

O treinamento empresarial é uma excelente ferramenta para melhorar o desempenho da equipe, seja para capacitar tecnicamente os seus colaboradores ou desenvolver neles habilidades comportamentais importantes e que influenciam a sua performance e o clima interno. Se bem construída e executada, essa ação pode alavancar os resultados da empresa e até garantir uma vantagem competitiva no mercado: afinal, os funcionários são o maior ativo de uma organização. 

Porém, antes de adotar qualquer estratégia - seja para qual finalidade e setor for - é preciso planejar e conhecer a fundo a realidade da sua empresa.  Caso contrário, provavelmente você acabará apostando em uma ação que não vai resolver os problemas internos e acabar gastando dinheiro, tempo e esforços em vão. E,ainda mais em períodos de economia instável, não é bom desperdiçar qualquer um desses itens. 

Por isso, é importante se atentar a algumas questões antes de escolher uma estratégia de treinamento, justamente para que ela seja mais eficiente e alinhada às expectativas da empresa:

1.     Descobrir as necessidades da empresa:

Antes de resolver algum problema, é fundamental saber qual é este problema. Identificar os pontos que devem ser aprimorados é o primeiro passo para montar qualquer treinamento. É preciso melhorar os conhecimentos técnicos dos colaboradores? Fortalecer o engajamento na cultura organizacional? Educar os funcionários a respeito de segurança do trabalho? Aumentar as vendas? Somente mapeando essas lacunas é possível pensar na estratégia que seja mais eficiente para solucioná-las. E a ferramenta para executar esse item é o Levantamento das Necessidades de Treinamento (LNT).

2.     Conheça o público-alvo:

Após esse estudo, é necessário definir quem são as pessoas que farão o treinamento. Uma ação com os vendedores será diferente da que é realizada com o pessoal do jurídico, por exemplo. São grupos com funções profissionais e, provavelmente, perfil comportamental diferentes. Então os conteúdos, linguagem, dinâmica e outros elementos também serão distintos. Claro, a exceção desta ideia é uma atividade para fortalecera cultura organizacional em todos - sempre observando as características dos funcionários, equipes participantes e etc.

3.      Defina metas para as ações:

Ninguém quer desperdiçar os recursos,esforços e tempo em algo que não gere um valor concreto para a empresa. Mesmo os treinamentos para desenvolver habilidades comportamentais, que são subjetivas, podem ter uma métrica para saber se estão sendo efetivos. Por isso estipule objetivos (alcançáveis) para as estratégias, como aumentar as vendas em 20% no próximo mês ou diminuir a rotatividade dos funcionários em 30% no semestre.

4.      Mantenha a frequência:

Não adianta adotar uma metodologia de treinamento cara se não tiver recursos para mantê-la. Um projeto contínuo de educação empresarial é o segredo para consolidar os resultados da ação, preservando uma alta qualidade na capacitação dos colaboradores. 

Considerando todos esses pontos e o orçamento disponível para o RH, é possível ter bons parâmetros na hora de escolher a metodologia de treinamento mais eficiente para a sua empresa. 

Mas, quais metodologias de treinamento escolher no meio de tantas?

Confira essas 4 estratégias que podem alavancar o desempenho dos seus colaboradores:

1- Workshops

Essa é uma maneira de trabalhar a educação corporativa com ações pontuais, mas que geram resultados.Um workshop costuma abordar de forma prática um assunto específico, como a importância do uso de dados na empresa pelo setor de marketing, os princípios da metodologia 5s ou mudanças em determinada lei que impactam a produção, por exemplo - o que pode despertar maior engajamento dos participantes por ser uma metodologia ativa de aprendizagem.

Nesse modelo trabalha-se bastante o debate, perguntas e respostas, trocas de experiências e atividades práticas. Por isso é importante que o colaborador já tenha alguma base teórica sobre o assunto que será abordado, por meio de outras metodologias de treinamento, para aproveitar melhor esse momento e fixar mais os conhecimentos adquiridos.

2- Simulação de vendas

Essa é uma ideia específica para uma das áreas mais cruciais de uma empresa: o departamento comercial. Ensinar as melhores técnicas para os seus vendedores é uma forma de aumentar os resultados da organização, convertendo visitantes e pessoas que não iriam comprar o seu produto/serviço em clientes fiéis. Por isso é importante investir em um treinamento voltado à este setor.

E, para fixar melhor os conhecimentos teóricos adquiridos e preparar sua equipe, uma metodologia de treinamento eficiente é desenvolver simulações de vendas. Assim os vendedores praticam as técnicas que aprenderam, inclusive treinando o seu jogo de cintura ao lidar com acontecimentos fora do “roteiro”.

3- EAD

Para dar base aos conteúdos mais teóricos, apostar em um método mais ativo e dinâmico é uma forma de torná-los mais engajadores. O conhecido EAD é uma solução simples, mas bastante eficiente ao unir diversos recursos multimídia com a flexibilidade de horários e locais de estudo.

Além de ser mais acessível aos estudantes, essa metodologia de treinamento ajuda a reduzir gastos com este tipo de ação, pois não é preciso alugar espaços, deslocar os colaboradores, sincronizar horários e tirar os funcionários da sua produção normal. 

4- Gamificação

Cada vez mais ganhando espaço no meio corporativo, a gamificação é uma estratégia que usa elementos de jogos em contextos que não se resumem ao entretenimento, como saúde e educação, motivando as pessoas a realizarem determinadas ações e alcançarem metas.

A dinâmica lúdica aumenta o engajamento dos colaboradores nos treinamentos empresariais, criando uma experiência imersiva e interativa para motivá-los a estudar e se desenvolver. Isso acaba melhorando o seu desempenho nas ações, consequentemente tornando a educação corporativa mais efetiva. 

Nas empresas a gamificação também é aplicada no recrutamento, onboarding de novos funcionários, comunicação interna e até mesmo nas tarefas do dia a dia -gerando resultados positivos nesses processos.

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Perguntas Frequentes:

Metodologias de Treinamento: como escolher?

É preciso planejar e conhecer a fundo a realidade da sua empresa.  Caso contrário, provavelmente você acabará apostando em uma ação que não vai resolver os problemas internos e acabar gastando dinheiro, tempo e esforços em vão.

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