O papel da gamificação na retenção de conhecimento

14 ago 2023

A gamificação é uma metodologia que tem muito a contribuir na retenção de conhecimento em diferentes estratégias de ensino, especialmente na educação empresarial. Vários elementos dessa ferramenta ajudam a fortalecer o aprendizado dos funcionários, profissionais em geral e demais públicos envolvidos na dinâmica. 

Aumente os resultados das ações educativas da sua empresa: use a gamificação para reforçar a retenção de conhecimento dos profissionais e público-alvo!

Gamificação e a retenção de conhecimento

Garantir com que as informações transmitidas nos treinamentos corporativos, programa de integração e outras ações educativas sejam bem assimiladas pelo público e aplicadas na prática é sempre um desafio. Por isso, muitas empresas investem em metodologias inovadoras para atrair e manter a atenção dos participantes e, assim, fortalecer a sua retenção de conhecimento — e um dos métodos que mais pode contribuir nessa questão é a gamificação

Essa ferramenta pode ser adotada em diversas ações educativas, inclusive em conjunto com outras metodologias, potencializando os resultados das estratégias. Mas, o que faria a gamificação ser tão benéfica no processo de retenção de conhecimento?

Primeiramente, o estilo lúdico ajuda a quebrar o gelo e as barreiras preestabelecidas que poderiam inibir a abertura ao aprendizado — quantas pessoas resistem a aprender determinada habilidade e/ou conhecimento devido alguma trava ou ideia preconcebida? Uma atividade inovadora e divertida pode ir reduzindo essas hesitações até que os funcionários estejam tão envolvidos que não se apeguem mais a suas resistências. 

Nesse sentido, o fato da atividade se tornar mais dinâmica e, consequentemente, divertida ajuda no processo de retenção das informações: tudo que é associado a um estímulo positivo é mais fácil de ser absorvido e guardado na memória. É bem diferente ter que aprender sobre determinado tema em uma palestra puramente expositiva de participar de uma ação interativa e imersiva, por exemplo. 

A capacidade da gamificação de reter o interesse dos participantes em comparação aos métodos tradicionais também é um fator positivo nessa questão. Pensando no exemplo anterior: é bem mais provável que os colaboradores dispersem a atenção durante a palestra do que ao participar de um jogo, mesmo que ele tenha propósitos educativos. Os elementos dos games são aplicados juntamente para manter a concentração do público nas atividades. 

Mas, há um recurso especial que muitas estratégias de gamificação utilizam e que faz toda a diferença na retenção do conhecimento: o storytelling. Essa ferramenta é usada para desenvolver uma história e ambientação capaz de engajar os participantes, aumentando assim sua motivação e desempenho na ação. 

Além disso, essa solução também ajuda na fixação dos conhecimentos adquiridos nos treinamentos e nas atividades em geral: é mais fácil lembrar de determinadas informações quando elas são associadas a uma narrativa — não é à toa que as fábulas foram criadas, usando personagens com o objetivo de transmitir conceitos morais em determinadas épocas, porém com contos que reverberam até os dias atuais. 

No fim das contas, diversos elementos permitem com que a gamificação auxilie a retenção dos conhecimentos trabalhados durante as ações de educação corporativa. No entanto, essa é só uma das vantagens que essa estratégia oferece neste contexto. 

Qual a importância da gamificação no aprendizado?

Essa metodologia pode contribuir com a capacitação dos funcionários e conscientização de diferentes públicos de diversas maneiras.

Primeiro, adotar uma estratégia inovadora — ainda mais associada a uma experiência tão atraente como a que os jogos oferecem — é uma ótima ideia para melhorar a motivação e engajamento dos colaboradores nas atividades educativas. A dinâmica da gamificação foi desenvolvida especialmente para despertar o interesse dos participantes, mas sem prejudicar ou reduzir o impacto positivo da aprendizagem. Assim, ela é capaz de aliar diversão e aprendizado ao mesmo tempo. 

A motivação e engajamento são dois elementos que incentivarão os funcionários a aproveitar o máximo das atividades, inclusive aumentando taxas positivas como o número de participantes que completam os treinamentos, por exemplo. 

Além disso, o fato de se aplicar um método diferente ajuda a enriquecer os momentos de aprendizagem ao incluir estímulos variados nessa dinâmica. Usar os mesmos formatos é algo que empobrece a estratégia ao não contemplar a diversidade cognitiva dos colaboradores e ao tornar os estudos mais monótonos e pouco engajadores. 

A gamificação, em si, oferece uma experiência mais imersiva e interativa de aprendizagem, sendo um método mais ativo em relação aos modelos tradicionais. Essa característica ajuda a melhorar a motivação, engajamento e desempenho dos colaboradores nas atividades — o que, consequentemente, impacta na sua aprendizagem e na aplicação dos conhecimentos nas suas funções do dia a dia. E isso é apenas uma das formas como essa metodologia pode contribuir para os resultados da educação corporativa e da própria empresa. 

E como ela pode impactar nos resultados?

Toda estratégia de educação empresarial tem como objetivo gerar impactos positivos para o negócio, especialmente ao aumentar a capacitação técnica dos profissionais. Além de fortalecer as ações dessa área, a gamificação também pode contribuir com os resultados da organização de outras formas.

É possível adotar essa metodologia para desenvolver habilidades sociais nos colaboradores — como proatividade, autonomia, espírito de equipe, senso de liderança, entre outras. Essas competências também influenciam no desempenho dos profissionais, aumentando sua produtividade e qualidade, além de serem positivas para a manutenção de um clima interno saudável. 

Além disso, quando a gamificação é aplicada por meio de plataformas eletrônicas os sistemas são capazes de coletar, organizar e analisar os dados dos funcionários nas atividades educativas. Com essas informações, o RH pode identificar quais colaboradores estão com dificuldade de aprendizagem, quais temas estão sendo pouco assimilados, se as ações estão sendo engajadoras ou não, a quantidade de participantes que completou todas as tarefas, entre outras questões estratégicas dessa dinâmica. 

Esse relatório — gerado de forma prática e rápida pela plataforma — ajudará o setor a conhecer os problemas e oportunidades das estratégias de educação corporativa. Ao oferecer dados confiáveis dessa ação, o RH poderá tomar decisões assertivas para aprimorá-la e, desta forma, alcançar melhores resultados para a organização.  

A gamificação é uma grande aliada das empresas, especialmente das ações de educação corporativa. Porém, muitas companhias ainda não sabem como abraçar essa metodologia na prática, deixando de aproveitar suas melhores características e não gerando os impactos desejados. 

Não perca tempo: aprenda como utilizar a gamificação no treinamento corporativo e fortaleça a capacitação dos seus profissionais para aumentar o desempenho da sua empresa!

Qual a importância da gamificação no aprendizado?

Essa metodologia pode contribuir com a capacitação dos funcionários e conscientização de diferentes públicos de diversas maneiras. A motivação e engajamento são dois elementos que incentivarão os funcionários a aproveitar o máximo das atividades, inclusive aumentando taxas positivas como o número de participantes que completam os treinamentos, por exemplo. 

Como a gamificação impacta nos resultados da minha empresa?

Além de fortalecer as ações dessa área, a gamificação também pode contribuir com os resultados da organização de outras formas. É possível adotar essa metodologia para desenvolver habilidades sociais nos colaboradores — como proatividade, autonomia, espírito de equipe, senso de liderança, entre outras. Essas competências também influenciam no desempenho dos profissionais, aumentando sua produtividade e qualidade, além de serem positivas para a manutenção de um clima interno saudável. 

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