Não é preciso ir tão distante para lembrar da época que o aprendizado presencial era a única alternativa para quem buscava aperfeiçoar suas competências e habilidades. Mas com o surgimento e crescimento de diferentes tecnologias, em pouco tempo o aprendizado on-line se tornou possível e muito popular.

O que você vai ver neste artigo:

Mas por se tratar de uma modalidade de ensino relativamente nova, é comum que surjam algumas dúvidas, principalmente quanto a eficácia desta alternativa de ensino; se ela é igual ou superior ao método tradicional. Por isso, aqui neste artigo você vai ver:

  • O que é aprendizado on-line?
  • Será que o aprendizado on-line funciona?
  • Vantagens do aprendizado on-line
  • Custos menores
  • Flexibilidade
  • Mais aprendizado
  • Mais receita
  • É possível atualizar o conteúdo

Se você procura entender melhor sobre esse tema, é só continuar com a leitura.

O que é aprendizagem on-line?

A aprendizagem on-line é uma modalidade de ensino que se utiliza da internet para transmitir o conteúdo. São utilizadas diversas ferramentas do contexto digital com o mesmo propósito: compartilhar um novo conhecimento.

Com essa modalidade, o aluno não depende do ambiente presencial para aprender, de forma remota, ele consegue acessar os conteúdos educacionais necessitando apenas de uma conexão de internet e um computador (tablet, notebook, celular ou PC).

jornada-da-gamificacao

Apesar de apresentar uma experiência diferente porque professores e estudantes não precisam estar em um mesmo ambiente para que o processo de aprendizagem ocorra, diversos processos da educação on-line se assemelham à educação presencial.

Por meio de um sistema on-line de aprendizagem, por exemplo, os alunos podem interagir com os demais estudantes e com professores, assim como o docente também tem essa liberdade.

Será que o aprendizado on-line funciona?

Como o aprendizado tradicional (presencial) vinha sendo por séculos o único modelo de aprendizagem, é comum que surjam dúvidas e receios em relação a uma nova modalidade. O maior questionamento é se através da aprendizagem on-line o aluno consegue reter informações tão bem quanto no presencial. Mas hoje em dia, diversos estudos têm validado a eficácia do aprendizado on-line. Através deles têm sido constatado que:

O e-learning melhora o relacionamento entre o aluno e o material

Como os cursos on-line são fragmentados em seções menores – método chamado de micro aprendizagem -, o estudante pode começar e terminar uma aula do curso em um período curto de tempo, de 5 a 15 minutos. 

gamificacao-na-educacao-1

Essa característica permite com que os participantes diminuam suas distrações, tornando o processo de aprendizagem mais ativo. Diferente de quando o estudante precisa prestar atenção em uma palestra de duas horas que não tem intervalo, por exemplo.

Maior quantidade de retenção de conteúdo

Se comparado aos estudantes que optam pelos métodos tradicionais, os alunos do ensino on-line retém mais conteúdo. 

Isso acontece porque na modalidade e-learning, o discente se torna protagonista do seu processo de aprendizagem, consequentemente, ele passa a entender qual seu estilo de aprendizagem e seu ritmo, o que influencia na retenção do conhecimento.

Vantagens do aprendizado on-line

Conforme a pesquisa Panorama do Treinamento no Brasil, que foi divulgada no ano de 2019, 62% das empresas brasileiras já aderiram ao menos em algum momento o uso do aprendizado on-line para treinar e desenvolver seus profissionais e a tendência é que nos próximos anos esse número venha aumentar.

Se você tem dúvidas quanto às infinitas possibilidades do aprendizado on-line, então no próximo tópico verá as principais vantagens que ele possui.

Custos menores

O aprendizado on-line diminui diversos custos relacionados à contratação de instrutores, impressão de materiais, manutenção dos profissionais (alimentação), aluguel de local e de ferramentas.

Além disso, o e-learning aumenta a produtividade dos colaboradores e maior produtividade significa mais lucro para a empresa. Logo, os custos reduzidos são resultado de uma série de fatores que o treinamento e desenvolvimento implementado de forma digital podem carregar.

Flexibilidade

Com a rotina empresarial, o funcionário raramente encontra tempo vago para aperfeiçoar suas competências e habilidades. Mas o aprendizado on-line possibilita que esse colaborador não se limite apenas ao ambiente de trabalho para adquirir novos conhecimentos. Com internet e um celular ou notebook, ele consegue fazer uma aula em qualquer lugar, precisando de poucos minutos para isso.

Mais aprendizado

Como já comentado por aqui, através do e-learning o estudante consegue utilizar a metodologia que mais se adequa ao seu perfil, ou seja, que melhor ajuda ele a absorver as informações. Ele também passa a estudar respeitando seu ritmo e sua rotina, se hoje ele tem somente 15 minutos de tempo livre, mesmo assim ele consegue estudar porque as aulas são curtas.

Outro aspecto que influencia diretamente na retenção do conteúdo, é que nessa modalidade ele consegue assistir às aulas quantas vezes forem necessárias, porque elas ficam gravadas na plataforma de ensino.

Mais receita

Quando o profissional é qualificado, ele tende a desenvolver seu trabalho com mais qualidade e agilidade, características essas geram mais vendas, processos aperfeiçoados e cliente satisfeitos, o que reflete em mais receitas para a empresa.

É possível atualizar o conteúdo

Com o digital, todos os dias surgem soluções novas, processos atualizados e softwares melhores para tornar o dia a dia de uma corporação mais frutífero e focado em práticas que de fato vão ser convertidas em lucro. 

Assim como essas novidades aparecem rapidamente, elas são aderidas em modo turbo por empresas que querem ser líderes de mercado. Mas para que isso seja possível, seus colaboradores precisam estar preparados. Logo quanto menos barreiras criar para que eles tenham contato com essas novas tecnologias, mais rápido aprenderão a lidar com elas e utilizar na empresa.

Nesse cenário é pouco lógico contar com a criação e impressão de um material físico, visto que todo processo é demorado. Um curso on-line, por exemplo, além de ser mais rápido, permite que você disponibilize o conteúdo de forma imediata.
Quer ter acesso a um case real de uma empresa que implementou o aprendizado on-line na sua organização e ver os resultados que essa ação gerou? Então baixe agora o e-book gratuito que traz os resultados da empresa Cobmax que alcançou mais de 90% de engajamento em seus treinamentos através da gamificação.

teste-gratis-por-7-dias

Perguntas Frequentes:

O que é aprendizagem on-line?

A aprendizagem on-line é uma modalidade de ensino que se utiliza da internet para transmitir o conteúdo. São utilizadas diversas ferramentas do contexto digital com o mesmo propósito: compartilhar um novo conhecimento.