Ter sucesso profissional é um dos maiores sonhos que alguém pode ter. A empresa pode oferecer diversas oportunidades, mas o colaborador deve assumir o controle e construir o seu caminho até o seu objetivo. Porém, isso tem que ser feito com planejamento: descubra como montar um plano de carreira e transforme sua vida!

O que é o Plano de Carreira?

Atualmente as pessoas têm maior autonomia sobre suas vidas profissionais. Se antes alguém fazia sua trajetória inteira dentro de uma mesma empresa, reagindo às promoções oferecidas internamente, agora é possível construir o próprio caminho: investindo no seu propósito e educação para alcançar seu objetivo central. Em outras palavras, fazendo o seu plano de carreira! 

As empresas podem e devem investir no crescimento dos colaboradores, por meio de programas como mentoria, coaching e até com o plano de carreira interno. Porém os profissionais precisam ter uma postura proativa e buscar seus objetivos, pensando onde eles querem chegar e o que fazer para alcançar essa posição. Assim, terão maior espaço no trabalho — seja atual ou futuro. 

Uma das melhores maneiras de fazer isso é montando o próprio plano de carreira, definindo várias metas para alcançar um objetivo central: qual posição profissional você deseja assumir? Esse é o alvo, mas, o que é necessário para chegar lá? Fazer algum curso específico? Aumentar a experiência prática na área? 

O plano de carreira é um instrumento excelente para quem deseja planejar sua vida profissional, aprendendo a olhar para si — suas necessidades, sonhos e expectativas —, descobrindo o que se quer e quais passos serão precisos para chegar até esse objetivo. 

Desta forma, o plano de carreira usa o planejamento e senso de autoconhecimento para definir as ações concretas que farão o profissional alcançar o emprego desejado! Para isso acontecer, no entanto, é preciso seguir alguns passos.

Como montar o um Plano de Carreira? 

Fazer o próprio plano de carreira é uma tarefa mais fácil do que se imagina. Entretanto, é necessário muita reflexão para definir o que se realmente quer para a vida profissional e o que é preciso para chegar até lá. 

Confira agora como montar um plano de carreira em 5 passos:

1- Onde você está agora?

O primeiro passo é entender o seu presente: está feliz no seu atual emprego? Como se sente realizando suas tarefas? Quais são suas competências e conhecimentos em geral? E suas experiências profissionais?

Esse momento busca a reflexão para entender de onde você está partindo — para chegar onde deseja. Anote todas suas conclusões a respeito da sua profissão atual, investigando os pontos que precisam ser melhorados e as suas forças profissionais. 

Pense também nas suas habilidades, conhecimentos, comportamentos e experiências que você tem atualmente, tanto as que usa no dia a dia de sua carreira quanto aquelas ainda não são aproveitadas. 

2- O que faz sentido para você?

A carreira é uma parte essencial da vida, especialmente nos tempos atuais. Alinhar o desejos e sonhos pessoais com o trabalho é mais importante do que se imagina: o estudo do portal Glassdoor, divulgado em 2019 pelo site Money Times, revelou que 81% dos brasileiros consideram a missão e propósito da empresa antes de se candidatar a uma vaga de emprego. Além disso, 61% dos entrevistados afirmaram que buscariam outra organização caso a cultura interna da atual se deterioriasse.

Esses números mostram como os valores da empresa influenciam tanto na atração de talentos, como na sua retenção. Os profissionais dificilmente ficam muito tempo em um local que não esteja alinhado aos seus propósitos e esta questão não pode ser ignorada ao pensar no plano de carreira. 

Nessa etapa, faça uma jornada de autoconhecimento, inclusive considerando respostas fora do ambiente de trabalho:

  • O que faz sentido para você?
  • Quais são seus valores? E sonhos?
  • O que te faz feliz?
  • Quem você admira? Quais são suas qualidades?
  • Quem é você, fora do trabalho?
  • Quais são os seu sonhos profissionais?
  • Onde você quer chegar?

Assim, você conseguirá identificar qual carreira é a que verdadeiramente deseja seguir, de acordo com seu propósito, valores e sonhos. Isso te dará um norte para os próximos passos. 

3- Defina onde quer chegar

Com base nessas informações — onde está atualmente e o seu propósito interno — é a hora de definir exatamente qual cargo ou carreira deseja seguir daqui para frente. 

Pense em questões como essas:

  • Qual área deseja atuar?
  • Qual cargo?
  • Se vê em uma posição de liderança?
  • Vale a pena investir nessa direção? 
  • Por que será importante buscar essa mudança?


Desta forma, você irá tornar concreto o caminho para alcançar seu propósito de vida/profissional, confirmando o que deseja para o futuro. 

4- Estabelecer metas

Agora que sabe o seu objetivo final, é a hora de descobrir o que fazer para chegar lá. Faça pesquisas, converse com as pessoas que atuam na área e se intere no assunto discutido.

Reflita sobre o que precisa aprender ou desenvolver para assumir essa posição: quais cursos e formações te ajudariam a chegar lá? Quais competências e comportamentos seriam positivos para essa situação? Que experiência seria bom vivenciar?

Um exemplo: se deseja assumir um cargo de liderança, é preciso desenvolver uma série de competências gerenciais que serão necessárias para desempenhar essa função eficientemente, como inteligência emocional, empatia e diálogo, por exemplo. 

Nessa etapa também é possível definir prazos para tornar o plano de carreira ainda mais concreto.

5- Investir na carreira

Com todo plano montado, é preciso sair da rotina e investir tempo, esforços e recursos em alcançar as metas definidas no projeto. Faça os cursos, entre em contato com os profissionais da área — começando seu networking — e procure especialistas para te ajudar nesse novo caminho. 

Investir em educação é uma das melhores formas de chegar em seus objetivos, ainda mais considerando que a maioria das empresas tem dificuldades de recrutamento justamente pela falta de mão de obra qualificada. 

Buscar cursos livres, treinamentos e outras metodologias de aprendizado ficou mais fácil com o avanço da internet, tornando um oceano de conteúdos acessível com apenas alguns cliques. 
Descubra como aprimorar sua carreira — e inclusive trazer inovações para o RH da sua empresa — com nossos artigos sobre gestão, liderança, educação corporativa e negócios!