A tecnologia revolucionou os processos de aprendizagem. Graças a internet e outras soluções inovadoras, as pessoas podem aprender sobre diversas áreas com a facilidade de apenas alguns cliques ou toques na tela. Neste sentido, o treinamento dos funcionários também foi beneficiado pelos avanços tecnológicos, tornando essa atividade mais acessível e amigável. Conheça agora as vantagens de se adotar o e-learning corporativo na sua empresa!

O que é e-learning?

Basicamente, o e-learning é uma modalidade de ensino a distância (EAD) que usa as tecnologias disponíveis para trazer conteúdo educacional em diversas plataformas, permitindo seu acesso em qualquer lugar e horário. Desta forma, esse método tornou a educação mais acessível e flexível, dando maiores oportunidades tanto para os estudantes quanto para as instituições de ensino e empresas que ofertam esta estratégia em seus processos de aprendizagem.

E-learning corporativo

Assim como a educação formal pode adotar essa modalidade de ensino online, as empresas também ganham ao implementar essa ferramenta em seus processos educacionais, como o treinamento dos funcionários. Essa estratégia é chamada de e-learning corporativo, aproveitando as qualidades e possibilidades da educação a distância na realidade organizacional.

A empresa pode adotar essa metodologia ao investir em EAD e LMS, que oferecem cursos e/ou plataformas para montar e gerenciar os treinamentos online. Outra possibilidade é terceirizar a produção dos materiais, buscando negócios especializados em e-learning corporativo.  

9 Motivos para adotar o e-learning corporativo

Os treinamentos convencionais já trazem resultados positivos às empresas ao capacitar sua equipe, desenvolver seus colaboradores profissional e pessoalmente e fortalecer seu engajamento na organização. Porém, o e-learning corporativo possui características próprias que potencializam os processos educacionais e superam algumas barreiras da modalidade presencial.

Confira agora 9 motivos para investir já nessa estratégia:

1 – Economia de recursos

Por conta da flexibilidade da educação a distância, a implementação do modelo online traz redução de custos para as empresas, pois não é mais necessário alugar ou reservar um espaço físico para a atividade ou deslocar seus colaboradores durante o momento de serviço para realizar os treinamentos.

Isso também significa menos trabalho com a logística de planejar um horário para que todos os colaboradores participem da atividade, nem de depender da disponibilidade de determinado instrutor para ministrar os treinamentos.

2 – Replicação

Considerando o tópico acima, outra vantagem do e-learning corporativo é que não há limite de participantes no treinamento, como no modelo presencial – restrito por conta do espaço físico e horário. As aulas podem ser aproveitadas pelo maior número de funcionários possível, de acordo com a relevância do tema.

3 – Autonomia dos colaboradores

O ensino a distância dá maior independência aos estudantes, pois são eles que ditam seu ritmo e horários de estudo. Além disso, a conexão com a internet permite que eles aprofundem ainda mais seu conhecimento ao procurar por informações específicas dos temas que lhe chamarem a atenção. Desta forma, o e-learning incentiva uma postura mais ativa de aprendizagem por parte do funcionário.

4 – Mais recursos e abordagens

A tecnologia permite com que os conteúdos sejam abordados das mais variadas formas, beneficiando os colaboradores com diferentes estilos de aprendizagem. O material multimídia ajuda a prender a atenção dos estudantes e, assim, fortalecer seu conhecimento.

5 – Atualização das informações

É bem mais fácil colocar materiais atualizados nos ambientes online do que ter que programar uma reciclagem presencial com a equipe, não acha? Com apenas alguns cliques é possível adicionar conteúdos revisados, novidades sobre os temas e trazer novas abordagens dos assuntos, ainda mais considerando a realidade e dificuldades pertinentes à empresa.

6 – Treinamento mais amigável

Considerando todos os pontos acima, o e-learning também traz a vantagem de transformar os processos educacionais da empresa em atividades mais dinâmicas e engajadoras. Desta forma os colaboradores estarão mais motivados a realizar os treinamentos e a ter bons resultados na ação. Tudo isso ajuda na retenção dos conteúdos ensinados, tornando a estratégia ainda mais eficiente.

7 – Interatividade

A plataforma online também possibilita a troca de ideias entre os colaboradores e outros participantes, reforçando seu engajamento nas atividades e o compartilhamento de conhecimento.

Além disso, os funcionários podem entrar em contato diretamente com os instrutores para tirar dúvidas, fato importante especialmente para os colaboradores que se sentem desconfortáveis em fazer isso em público.

8 – Métricas

Uma das maiores vantagens que as plataformas oferecem é a possibilidade de acessar rapidamente relatórios detalhados da perfomance dos colaboradores. Assim, o RH terá dados concretos do desempenho dos participantes e saber informações importantes como quais temas devem ser melhor abordados, quais formatos estão sendo aceitos e quais dificuldades cada empregado está enfrentando, por exemplo.

Tudo isso ajuda no trabalho dos recursos humanos em aprimorar os treinamentos e saber se a dinâmica está sendo efetiva ou não na realidade da empresa.

9 – Além do treinamento técnico

O e-learning corporativo pode ser usado em outros contextos que não somente as capacitações estritamente profissionais. Essa modalidade também tem aplicação em estratégias como o desenvolvimento pessoal dos colaboradores – que também impacta seu trabalho e, seu aprimoramento, contribuiu para que tragam melhores resultados para a empresa.

Métodos inovadores de e-learning corporativo

Como dito, essa modalidade utiliza-se da tecnologia para transmitir conhecimento. Algumas das ferramentas mais utilizadas nessa estratégia são o EAD, plataformas e LMS. No entanto, é possível tornar o treinamento corporativo ainda mais efetivo e inovador ao adotar a gamificação.

Esse método utiliza elementos lúdicos – como pontuação, storytelling e recompensas – para motivar as pessoas a atingirem objetivos concretos, como aprender determinados conteúdos e realizar suas tarefas, por exemplo. É uma forma de criar uma experiência marcante, imersiva e interativa para aumentar o engajamento na dinâmica e fortalecer a memorização das informações.

Ao transformar processos educacionais – como o treinamento corporativo e onboarding de funcionários – em atividades dinâmicas, a gamificação auxilia os colaboradores a realizar as atividades de forma proativa e a assimilar melhor os conhecimentos adquiridos, tornando a ação ainda mais efetiva.

Além disso, considerando o modelo digital, as plataformas gamificadas também oferecem relatórios detalhados do desempenho dos colaboradores, ajudando o RH a mapear as dificuldades, progressos e resultados da estratégia com dados concretos.

Quer saber mais como a gamificação pode contribuir para os processos educacionais da sua empresa? Converse conosco e descubra mais benefícios dessa estratégia!

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