Gamificação nos treinamentos de segurança do trabalho: como usar?

09 fev 2024

Gamificação é uma técnica que pode ser implementada em vários processos, inclusive no de aprendizagem para torná-lo mais dinâmico

Gamificação nos treinamentos de segurança do trabalho busca quebrar o estigma de que o processo de capacitação é desagradável. Com técnicas dos jogos, esse recurso torna tudo muito lúdico, e inclui o profissional ativamente em toda trajetória de aprendizagem, diferente do modelo tradicional de ensino.

Em West Virginia, nos EUA, no dia 28 de abril de 1969 houve uma explosão em uma mina de carvão que fez 78 vítimas; todos eram trabalhadores. Esse acontecimento foi um dos maiores acidentes trabalhistas da história e ficou marcado como “O Desastre da Mina Farmington”. Até hoje não se sabe o motivo que levou a este triste acontecimento.

No ano de 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) passou a dedicar a data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Desde então, o treinamento de segurança e saúde do trabalho é uma prática inerente para qualquer ambiente de trabalho, nos EUA, local onde esse acidente aconteceu, e no restante do mundo.

Apesar de sua relevância, ele não é um assunto simples de ser trabalhado nas empresas, nem todos os colaboradores conseguem absorver o conhecimento e colocá-lo em prática. O engajamento dos profissionais é um grande desafio a ser superado no treinamento de segurança do trabalho. 

Nesse contexto, o uso da gamificação é uma boa oportunidade para a equipe vivenciar as habilidades necessárias de maneira mais prática e lúdica, e como consequência, motivar o colaborador a interagir melhor durante o processo de capacitação. 

Quer saber como? Continue lendo nosso artigo e veja algumas dicas para utilizar a gamificação nos treinamentos de segurança do trabalho dos colaboradores!

O que é um treinamento em segurança no trabalho?

Treinamento de segurança do trabalho

Sejam treinamentos voltados para preparar os colaboradores para eventualidades específicas que possam acontecer ou aqueles técnicos, quando vão ministrar um treinamento da área de segurança do trabalho, muitas empresas têm dificuldade de chamar atenção dos participantes.

Grande parte se sente entediado ao participar como ouvinte de uma palestra ou treinamento com esse foco. Então, além de criar um conteúdo de qualidade e compartilhar com seus funcionários, a empresa precisa se preocupar em como transmitir esse conhecimento, já que para ser efetivo os profissionais precisam assimilar as informações e colocá-las em prática, principalmente neste caso que visa garantir a segurança de todos.

Fora a metodologia, outro desafio que esses treinamentos dispõem, é com relação às cargas horárias estabelecidas nas Normas Regulamentadoras que são significativas, alguns dos cursos mais comuns, por exemplo, levam, no mínimo, 8 horas: 

  • Trabalho em Altura: 8 horas;
  • CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes): 20 horas;
  • Espaço Confinado: 8, 16 e 40 horas;
  • Brigada de Emergência: 4, 8 e 24 horas.

Imagina a dificuldade de conciliar todos esses treinamentos com a rotina de trabalho. 

Ou seja, metodologias tradicionais já não são uma opção ideal. E das opções inovadoras encontradas no mercado hoje, a gamificação é aquela que te permite solucionar esses dois problemas em simultâneo: falta de tempo e de motivação.

Quais os principais treinamentos de segurança do trabalho?

A área de segurança do trabalho é repleta de cursos. Além da formação geral, os profissionais precisam capacitar-se com treinamentos específicos da área, sendo os principais deles:

  • Treinamento de integração de segurança;
  • Treinamento dos cipeiros;
  • Treinamento de uso e conservação do EPI;
  • Treinamento de primeiros socorros;
  • Treinamento para serviços em eletricidade;
  • Treinamento para movimentação de materiais;
  • Treinamento de trabalho em altura.

Isso porque há diferentes normas regulamentadoras que esses profissionais precisam estar cientes e, posteriormente, transmitir para os colaboradores para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores no ambiente de trabalho

O que é gamificação?

Você já ouviu falar em "gamificação"? Trata-se de usar elementos dos jogos para gerar engajamento com atividades reais, na saúde, no trabalho e até mesmo no ambiente de aprendizagem. Ou seja, itens como recompensa, competição, cooperação, níveis de dificuldade, desafios e storytelling, se tornam os pilares da interação. 

5 Passos para Gamificar sua Empresa

Por que adotar a gamificação no treinamento de segurança do trabalho?

Simplificando, a gamificação envolve estratégias lúdicas e divertidas para atrair a atenção dos colaboradores, motivá-los a concluir treinamentos e fazer com que eles se envolvam com as tarefas propostas. Alguns dos resultados da aplicação da gamificação, de modo geral, são:

  • Melhoria dos índices de atração, retenção e conversão de colaboradores;
  • Aumento na taxa de conclusão dos cursos;
  • Diminuição da rotatividade de colaboradores;
  • Concretização de objetivos;
  • Incentivo à realização de tarefas;
  • Construção de significados;
  • Direcionamento do comportamento dos colaboradores;
  • Possibilidade de mensurar os resultados.

Como os treinamentos de segurança do trabalho são marcados por serem complexos e muito técnicos, a gamificação é um recurso que pode ser utilizado para tornar essa obrigação um pouco mais lúdica.

A partir dela, os profissionais ainda cumprem a carga exigida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), mas de uma maneira única, já que o treinamento pode ser moldado conforme as necessidades e perfil dos profissionais. É possível, por exemplo, desenvolver slides em formato de perguntas e respostas com dinâmica similar ao “Show do Milhão”.

Implantação de uma cultura de segurança

Vale lembrar que a gamificação não é um jogo, mas sim a utilização do lado lúdico, dinâmico e atrativo dos jogos para encontrar diversas soluções para problemas. Essa ferramenta pode ser aplicada em quaisquer tipos de treinamentos, a exemplo da área de segurança do trabalho. 

Mas, para que a estratégia adotada tenha sucesso, a empresa deve implantar uma cultura de segurança que envolva desde os colaboradores até os gerentes. Só assim o grau de envolvimento, respeito e adesão aos procedimentos ou regras será alto. Para estabelecer uma cultura de segurança eficaz, é necessário:

  • Fazer uma análise de riscos;
  • Adotar um plano de segurança;
  • Treinar todos os colaboradores;
  • Tratar os incidentes ocorridos;
  • Envolver a liderança em todas as etapas;
  • Adotar tecnologias de segurança.

Exemplos de gamificação nos treinamentos

Gamificação em diferentes contextos

Na gamificação é possível personalizar toda experiência do treinamento, mas existem aqueles modelos comuns que são geralmente associados a jogos já existentes e populares, como é o caso do Minecraft. Neste jogo são utilizados blocos para construir ou destruir um mundo. 

É possível associá-lo com um treinamento de segurança do trabalho relacionando a novas maneiras de construir e mudar o ambiente para que ele esteja seguro a todos, por exemplo. Uma empresa criou todo esse contexto e permitiu que o modificasse no jogo os locais que traziam riscos. 

Através da gamificação, os profissionais puderam implementar rampas de acesso e outros elementos para assegurar o bem de todos, tudo isso considerando o que a CIPA fala e exige sobre o assunto.

Em outro caso, uma organização resolveu utilizar óculos 3D e joystick para promover o treinamento. Através da realidade virtual que simulava várias situações, os profissionais precisavam passar pelos desafios que surgiam sem cometer erros.

Jogos de conhecimento gerais para substituir os treinamentos teóricos também são bastante adotados por diferentes empresas. Através desse modelo, por exemplo, os envolvidos podem conquistar a certificação obrigatória da Análise Preliminar de Riscos (APR) sem passar por um treinamento tradicional.

Ou seja, a gamificação pode ser adotada para quebrar qualquer objeção com esses treinamentos que são geralmente conhecidos por serem técnicos e tediosos. Além disso, ela também é uma ferramenta útil na assimilação do conteúdo, já que os profissionais participam mais ativamente.

Como usar a gamificação para promover o engajamento nos treinamentos?

Como apresentado, o treinamento de segurança no trabalho é apenas uma das etapas necessárias para criar uma cultura de segurança na empresa. Então, que tal saber como utilizar a gamificação no treinamento de segurança do trabalho e, assim, potencializar os resultados? Acompanhe os próximos tópicos e descubra como fazer isso!

A seguir, veja como a gamificação contribui com o engajamento dos colaboradores durante uma capacitação!

Estabeleça objetivos

A dinâmica gamificada pode ter vários objetivos. Então, os primeiros passos envolvem compreender as necessidades dos colaboradores e, a partir daí, definir quais são seus objetivos. Lembre-se de que são esses pontos que vão orientar as estratégias a serem adotadas. 

Promover a interação entre os colaboradores, adquirir habilidades e motivar novas atitudes são alguns dos exemplos. Ao definir até onde se quer chegar com a aplicação da gamificação nos treinamentos, os objetivos devem ser específicos, mensuráveis, atingíveis, realistas e temporais. A partir deles, serão definidas as metas.

Defina as métricas

Para saber se uma estratégia está gerando os resultados esperados, é preciso acompanhar algumas métricas. Então, estabeleça os critérios de avaliação — que vão desde os gerais (como tempo médio gasto em cada atividade) até os mais específicos, a exemplo do engajamento dos colaboradores. Todos eles podem ser acompanhados por meio da interação nos grupos de discussão ou participação nas tarefas em grupos.

Estabeleça regras

Para traçar um caminho perfeito às metas estabelecidas, é importante criar regras que orientem os colaboradores a prosseguir na dinâmica. As regras servirão como guias e limitadores para manter a dinâmica justa e mensurável. A partir delas, é possível criar recompensas por progresso, o pode ser uma maneira de manter o engajamento dos colaboradores

Como todo desafio merece uma recompensa, a empresa tem a possibilidade de definir regras e critérios de pontuação para recebê-las. E as recompensas não precisam se manter apenas no mundo da dinâmica virtual. A empresa pode oferecer prêmios ou reconhecimento social para os colaboradores que mais se engajarem e obtiverem as maiores pontuações nos treinamentos, por exemplo.

Contrate especialistas em gamificação

É hora de criar a estrutura da capacitação. Para tanto, conte com a ajuda de uma empresa especializada, assim você será orientado sobre como o treinamento gamificado vai funcionar e de que forma estabelecer conexões com o conteúdo. Nessa etapa, serão definidos os desafios de cada fase, os assuntos a serem apresentados e os momentos mais adequados para realizar testes ou oferecer feedbacks sobre o aprendizado.

Comunique aos colaboradores

Com tudo pronto para a aplicação da gamificação nos treinamentos, chegou o momento de comunicar a toda a equipe sobre o funcionamento desse tipo de capacitação. Envie orientações por e-mail e disponibilize um profissional para esclarecer quaisquer dúvidas que surgirem. 

É muito importante que, no primeiro comunicado, a empresa demonstre a importância do treinamento e motive os colaboradores a participarem ativamente de todas as etapas. Também é preciso estimular a equipe a enfrentar os desafios e concluir os treinamentos.

Monitore os resultados

A gamificação é uma boa oportunidade de dar feedbacks aos colaboradores na hora certa, mas, para tanto, é necessário monitorar constantemente os resultados. Dessa forma, os profissionais saberão quais são suas dificuldades. Assim, estratégias de melhorias podem ser traçadas para garantir melhores resultados no desempenho de cada um?

Como a gamificação contribui com o treinamento em segurança do trabalho?

Já sabemos que a gamificação pode aumentar o engajamento dos colaboradores por meio de uma abordagem mais dinâmica e lúdica. Mas existem outras maneiras de contribuir com os treinamentos? A resposta é sim!. Por meio de tarefas em conjunto ou participações nos chats, o colaborador desenvolve o hábito de cooperar com os colegas. Já na busca pelo alcance das metas, eles se tornam mais competitivos e produtivos. 

Os níveis de dificuldade das tarefas e os desafios estabelecidos em cada etapa contribuem para que a equipe aprenda a tomar decisões de maneira mais rápida e coerente. Como consequência, a resolução dos problemas passa a ser mais ágil. Por meio das atividades, dos desafios e dos feedbacks, determinados comportamentos podem ser estimulados ou refutados de modo menos agressivo. 

maratona de conteudos

Como vimos, a gamificação se apresenta como um gama de oportunidades para atingir os objetivos dos treinamentos. De maneira específica, a gamificação no treinamento em segurança do trabalho promove mais motivação e pode estimular os colaboradores a participarem de algo. Isso torna menos estressante ou tedioso o processo de aprendizagem no ambiente organizacional. 

Além disso, o ambiente permite que o colaborador erre sem nenhuma consequência real ou severa, afinal, ele está em um ambiente de aprendizagem. Como nos jogos, sempre que os jogadores falham em um desafio, recebem a chance de realizá-lo novamente, e aprender com o erro passado. 

Assim, os colaboradores se sentirão seguros em testar seu conhecimento em simulações mais leves e divertidas. Agora que você já sabe qual é a importância da gamificação no treinamento de segurança do trabalho e como aplicá-la em uma empresa, que tal começar a melhorar o seu processo de aprendizagem? Entre em contato conosco!

teste por 14 dias grátis

Perguntas Frequentes:

O que é gamificação?

Basicamente, gamification é uma forma de usar elementos comuns dos jogos em situações que não se restringem ao entretenimento. É utilizar a lógica e metodologias dos games para servir a outros propósitos, como tornar conteúdos complexos em materiais mais acessíveis, facilitando os processos de aprendizado.

Como usar a gamificação para promover o engajamento nos treinamentos?

- Estabeleça objetivos;
- Defina as métricas;
- Estabeleça regras;
- Contrate especialistas em gamificação;
- Comunique aos colaboradores;
- Monitore os resultados.

Engaje, incentive e inspire: Gamifique.

A Ludos Pro foi desenvolvida com os recursos que você precisa para oferecer treinamentos gamificados rápidos, eficientes e muito mais dinâmicos. Tudo em um único lugar!

  • Impulsione o engajamento da sua equipe
  • Potencialize a performance com foco em resultados
  • Revolucione o processo de aprendizagem e desenvolvimento

Nossas conquistas

  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo GESAwards
  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo boostlab
Pular para o conteúdo