Por que gamificação?
Planos
Blog
  • English
Experimente 14 dias grátis!
Confira nossos recursos
Inteligência artificial Crie cursos gamificados em menos de 2 minutos
Acessibilidade Uma experiência de aprendizagem inclusiva
Personalização Crie um ambiente de aprendizagem com a cara da sua empresa
Aprendizagem Crie cursos, trilhas de aprendizagens e muito mais
Recompensa Engaje seus usuários através de recompensas
Progressão e Performance Estimule o desenvolvimento da sua equipe
Dashboards e Relatórios Gerencie e analise tudo com precisão
Comunicação Mantenha contato dentro e fora da plataforma
Conheça todas as funcionalidades
Casos de sucesso:
12/03/2025
SAINT-GOBAIN
Quem é a Saint-Gobain: A Saint-Gobain é uma das maiores fábricas para materiais de infraestrutura e construção civil do Brasil e do mundo, com mais de 57 fábricas em território nacional e 12 mil colaboradores. O Desafio:  Para eles, o desafio era o engajamento de vendedores a treinamentos relacionados aos produtos da fábrica. O mais […]
11/03/2025
Grupo SM
Quem é o Grupo SM: O SM Educação é um dos maiores grupos educacionais privados do país, atende cerca de 12 milhões de alunos, em 10 países em que atua. A empresa surgiu com o propósito de criar soluções para melhorar a qualidade da educação. A empresa foi fundada há mais de 80 anos e […]
Ver todos os casos de sucesso
Conteúdos exclusivos e validados!
Planilhas, eBooks e mais! Aumente seu conhecimento com nossos materiais gratuitos.
Cases de sucesso Confira histórias de quem já inovou com a Ludos Pro
Guia prático da gamificação Aprenda com nosso passo a passo como gamificar processos e treinamentos corporativos
Plataforma LXP da Ludos Pro Confira as funcionalidades da plataforma gamificada Ludos Pro
Última publicação
13/02/2025
O Futuro do Treinamento e Desenvolvimento em 2025
Descubra as tendências que irão moldar o T&D e veja como aplicá-las para engajar equipes, otimizar treinamentos e gerar impacto real nos resultados do seu negócio.
Veja mais materiais de apoio
Confira nossos recursos
Inteligência artificial Crie cursos gamificados em menos de 2 minutos
Acessibilidade Uma experiência de aprendizagem inclusiva
Personalização Crie um ambiente de aprendizagem com a cara da sua empresa
Aprendizagem Crie cursos, trilhas de aprendizagens e muito mais
Recompensa Engaje seus usuários através de recompensas
Progressão e Performance Estimule o desenvolvimento da sua equipe
Dashboards e Relatórios Gerencie e analise tudo com precisão
Comunicação Mantenha contato dentro e fora da plataforma
Conheça todas as funcionalidades
Casos de sucesso:
12/03/2025
SAINT-GOBAIN
Quem é a Saint-Gobain: A Saint-Gobain é uma das maiores fábricas para materiais de infraestrutura e construção civil do Brasil e do mundo, com mais de 57 fábricas em território nacional e 12 mil colaboradores. O Desafio:  Para eles, o desafio era o engajamento de vendedores a treinamentos relacionados aos produtos da fábrica. O mais […]
11/03/2025
Grupo SM
Quem é o Grupo SM: O SM Educação é um dos maiores grupos educacionais privados do país, atende cerca de 12 milhões de alunos, em 10 países em que atua. A empresa surgiu com o propósito de criar soluções para melhorar a qualidade da educação. A empresa foi fundada há mais de 80 anos e […]
Ver todos os casos de sucesso
Por que gamificação? Planos
Conteúdos exclusivos e validados!
Planilhas, eBooks e mais! Aumente seu conhecimento com nossos materiais gratuitos.
Cases de sucesso Confira histórias de quem já inovou com a Ludos Pro
Guia prático da gamificação Aprenda com nosso passo a passo como gamificar processos e treinamentos corporativos
Plataforma LXP da Ludos Pro Confira as funcionalidades da plataforma gamificada Ludos Pro
Última publicação
13/02/2025
O Futuro do Treinamento e Desenvolvimento em 2025
Descubra as tendências que irão moldar o T&D e veja como aplicá-las para engajar equipes, otimizar treinamentos e gerar impacto real nos resultados do seu negócio.
Veja mais materiais de apoio
Blog
Personalize
<<
Personalize sua experiência
  • English
Experimente 14 dias grátis!

Home / Blog / Negócios / A evolução do people analytics no Brasil nos últimos anos

A evolução do people analytics no Brasil nos últimos anos

A evolução do people analytics no Brasil nos últimos anos
30 ago 2019

Assine nossa Newsletter

Receba nossas notícias e informações exclusivas diretamente no seu e-mail

Ao poucos as evoluções tecnológicas estão ganhando espaço nas empresas brasileiras. Inovações como big data, gamificação e inteligência artificial estão se tornando diferenciais nos processos internos das organizações e transformando sua gestão. Entre essas estratégias, uma que tem bastante a oferecer ao mercado nacional é o People Analytics. Descubra nesse artigo como está a adesão do People Analytics no Brasil e saiba porque investir nessa inovação.

O que é o People Analytics e qual sua importância?

People analytics significa colher, organizar e analisar os dados da gestão de pessoas da empresa de forma estratégica. Todas essas informações serão usadas mais tarde para ajudar na tomada de decisões a fim de melhorar o desempenho da equipe, consequentemente aumentando o valor da organização. Desta forma, o people analytics pode ser um grande diferencial competitivo, auxiliando o RH a identificar falhas e lacunas em seus processos e a visualizar oportunidades de melhoria interna. Essa estratégia possui 4 etapas: coleta de dados; análise da coleta, cruzamento das informações e averiguação da causa e efeito das variáveis. Assim, além de criar um grande banco de dados da performance do público interno, se tem hipóteses sobre o que está por trás desses números. Mas que informações seriam reunidas nessa base? Tudo a respeito do desempenho dos colaboradores: avaliações e feedbacks; alcance das metas; crescimento interno; postura nos meios de comunicação relacionados à empresa - além de outras situações que possam ser metrificadas e que são importantes para a organização. Com esses dados, é possível identificar quem são os trabalhadores que mais se destacam e aqueles que precisam de uma força para se desenvolver profissional e pessoalmente. Esses dados vão ajudar o RH a verificar situações como desmotivação, falta de engajamento, queda na produtividade, insatisfação dos clientes e alta rotatividade na equipe. Diagnosticar esses problemas é sempre o primeiro passo para resolvê-los. E implementar o people analytics na empresa pode ser o início dessa jornada. Apesar de todas essas vantagens, existe muito a ser explorado com essa inovação. Em um podcast de 2017, a consultoria mundial PwC divulgou o resultado de uma pesquisa com 183 empresas a respeito do uso do people analytics em seu contexto. Somente uma minoria (18%) afirma que sua alta administração está adotando os dados para a tomada de decisão. Porém, essas organizações afirmam que a utilização da ferramenta vem trazendo benefícios como uma maior eficiência na tomada de decisões, posicionamento estratégico do RH e a melhoria na qualidade dos processos de gestão de pessoas. Outra pesquisa relevante na área é a Tendências Globais de Capital Humano 2018 da consultoria Deloitte, feita com mais de 11 mil líderes de RH e gestores. O relatório revela que o people analytics é considerada uma tendência muito importante de ser seguida (ficando em segundo lugar entre os citados, com 85% de respostas). Entretanto, 45% das organizações ainda não se sentem prontas a implementar essa estratégia em sua realidade. Os dois estudos mostram que, apesar do people analytics ser visto como uma ferramenta muito relevante no cenário atual, ainda há muito a se explorar no mercado para aproveitar seus benefícios. Mas, esse é o cenário global: como anda nosso país nessa questão?

People Analytics no Brasil

Em geral, essa inovação vem crescendo no país. Uma publicação anterior da Deloitte, Tendências Globais de Capital Humano 2016: A Nova Organização – conceitualmente diferente, que entrevistou mais de 7 mil líderes de RH no mundo e 378 executivos no Brasil, mostrou que não estamos para trás: o grau de importância do people analytics era o mesmo em comparação ao resultado geral (75%). Já a pesquisa de 2018 mostra diferenças entre a percepção global e a da nossa realidade. O estudo ainda não divulgou a separação por específica por países, sim por regiões, mas o Brasil é o segundo com mais respondentes da América Latina, perdendo apenas para o México, com 70 participantes a menos. Porém, o que nos interessa é: o relatório mostra que 88.2% dos respondentes desse grupo considera o people analytics algo importante para as empresas, contra 85% do resultado geral. Ou seja, não há somente um aumento significativo da noção de importância do people analytics no Brasil nesses dois anos, como também na região em comparação ao resto do mundo. Mas achar que algo é importante é diferente de fazê-lo se tornar realidade. Em um artigo, a gerente de People & Organization da PwC Brasil, Rachel Malva, expõe alguns resultados da pesquisa Práticas de People Analytics nas Organizações Brasileiras, conduzida pela empresa, em parceria com a FGV em 2016. O estudo mostra que apenas 10% das instituições do país estão no último grau de maturidade em adotar essa estratégia, seguindo os parâmetros definidos no estudo, e somente em 17% deles a alta administração usa esses dados na tomada de decisões estratégicas e planejamento do futuro. Na maioria dos casos (58%) o PA é pouco utilizado ou sua ação fica restrita ao RH. Isso mostra um grande desperdício de potencial dessa estratégia. O people analytics é uma ferramenta que pode aprimorar a gestão de pessoas, como também tornar diversas decisões mais assertivas para a organização. Um dos motivos apontados pela gerente para essa lacuna está a falta de preparo das lideranças para usar esses dados. De fato, algumas empresas brasileiras sentem dificuldades em como implementar o people analytics em sua realidade. Uma das formas de contornar esse problema é investir em capacitação dos seus funcionários do RH e gestão - ensinando-os a entender essa ferramenta e seu potencial. Assim sua empresa estará abraçando as oportunidades que as inovações tecnológicas oferecem e ganhando um diferencial competitivo, melhorando o desempenho e qualidade do trabalho dos colaboradores. Nesse sentido, é importante considerar que a tecnologia estará presente cada vez mais nas organizações e não se adaptar às inovações significa ficar para trás. Por isso, invista também em outras estratégias para fortalecer sua gestão de pessoas, como implementar a inteligência artificial em algumas operações e adotar a gamificação em diversos processos. A gamificação é uma metodologia que alia elementos lúdicos com a realização de ações concretas, transformando diversos processos em experiências engajadoras. Esse método vem sendo adotado nas empresas em atividade como treinamento corporativo, recrutamento, onboarding de novos funcionários, comunicação interna e até mesmo nas tarefas cotidianas. Além disso, as plataformas gamificadas oferecem relatórios detalhados da performance dos colaboradores nas atividades, dando ainda mais dados confiáveis a seu people analytics para melhorar a gestão de pessoas. Quer saber mais sobre essa inovação? Converse conosco e descubra o que a gamificação pode fazer por sua empresa!
Negócios

Materiais gratuitos

Guia para aumentar a produtividade de seus funcionários.
Como motivar e engajar as gerações Y e Z no ambiente de trabalho
Guia para Elaborar um Treinamento Online Gamificado
Profissionais do Futuro
8 Pilares da Motivação
Transformação Digital na Educação Corporativa

Mais populares

Geral Negócios
Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem?
amigos em processo de aprendizagem felizes todos sentados em uma mesa, apenas dois de frente um homem de amarelo e loiro e uma melhor feliz de cinza e faixa amarela na cabeça
Educação
As 5 etapas do processo de aprendizagem
Dois homens sorrindo sentados e de azul no trabalho em equipe nas empresas
Comportamento Geral
Trabalho em equipe: qual importância nas empresas e como aperfeiçoar

Veja também

Administrativo

brand awareness

Comportamento

Educação

Educação corporativa

Teamwork and leadership vector concept metaphor

Gamificação e Engajamento

Geral

Gestão

Na Mídia

Negócios

Recrutamento e seleção

Tecnologia

Treinamento e desenvolvimento

Artigos relacionados

processos organizacionais
Geral
Processos organizacionais: o que é, tipos e como aprimorar?
Engajamento no trabalho, de uma mulher focada escrevendo e vestindo um blusa branca, com óculos e rabo de cavalo como penteado.
Comportamento
Engajamento no trabalho: Entenda o que é e como despertá-lo em seus funcionários
demissão humanizada
Geral
Entenda a importância em efetuar uma demissão humanizada!
Comportamento
Gamificação: saiba como engajar e fidelizar seus clientes

Engaje, incentive e inspire: Gamifique.

A Ludos Pro foi desenvolvida com os recursos que você precisa para oferecer treinamentos gamificados rápidos, eficientes e muito mais dinâmicos. Tudo em um único lugar!

  • Impulsione o engajamento da sua equipe
  • Potencialize a performance com foco em resultados
  • Revolucione o processo de aprendizagem e desenvolvimento
Agende uma demonstração
Agende uma demonstração

Nossas conquistas

  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo GESAwards
  • Selo boostlab
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
SOLUÇÕES
  • Varejo
  • Turismo
  • Telecomunicações
  • Serviços
  • Seguros
  • Saúde e bem-estar
  • Mídia e entretenimento
  • Instituição financeira
  • Indústria
  • Governamental
PRODUTO
  • Inteligência Artificial Gamificada
  • Acessibilidade
  • Ambientação
  • Aprendizagem
  • Recompensa
  • Progressão e performance
  • Gestão e inteligência de dados
  • Comunicação
  • Integração
  • Planos
INSTITUCIONAL
  • Quem Somos
  • Fale com a gente
  • Cases
  • Política de privacidade
  • Termos de uso
RECURSOS
  • Blog
  • Materiais Gratuitos
  • Web Stories
FIQUE POR DENTRO
Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem? Edtechs: o que são e como estão transformando a educação? LXP x LMS: O que são e quais as diferenças Jogos corporativos para engajar e motivar colaboradores
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
<<
Personalize sua experiência