Como os jogos podem auxiliar a resolver problemas de aprendizagem
Educação

Como os jogos podem auxiliar a resolver problemas de aprendizagem

Preencha seu email e receba conteúdos exclusivos
Obrigado pelo seu cadastro!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Jogos: antes considerados vilões do ensino, na justificativa de distraírem os educandos, hoje são vistos como aliados nos processos educativos. Diversas instituições e até empresas estão adotando a lógica do game como metodologia para potencializar o ensino e, inclusive, para resolver problemas de aprendizagem. 

Neste artigo vamos falar sobre como usar os jogos nos processos de aprendizagem para tornar o ensino mais dinâmico, atrativo e engajador, ajudando assim a superar alguns problemas enfrentados nesta área. 

Desmistificando o jogo 

Antes os jogos eram vistos apenas como entretenimento e distração, e até eram associados a vício e a comportamentos antissociais e violentos. Apesar de alguns preconceitos ainda existirem e serem propagados equivocadamente, vários estudos e instituições estão provando que o uso dos games pode ser benéfico em diversos contextos. 

Áreas como saúde, política e educação estão usando métodos lúdicos de forma inovadora para resolverem problemas, abrirem novas possibilidades e atingirem objetivos específicos, adotando os jogos para além da finalidade do puro entretenimento. 

Algumas empresas estão implementando metodologias como a gamificação no treinamento corporativo e na integração de novos funcionários, enquanto diversas instituições de ensino estão utilizando essa estratégia nos processos de aprendizagem dos estudantes. Tudo isso para tornar tarefas que poderiam ser maçantes em atividades mais dinâmicas e engajadoras. 

Educação e Jogos 

De certa forma, uma boa parte dos educadores já utiliza jogos em suas aulas, especialmente na educação física. No entanto, esta atividade geralmente é aplicada uma vez ou outra, de forma pontual e sem existir um grande planejamento por trás. 

Os jogos são elementos que podem sim contribuir positivamente nos processos educativos. Quando bem empregados, eles trazem diversos benefícios na educação, auxiliando o desenvolvimento cognitivo dos alunos e estimulando ensinamentos importantes como noção espacial, vocabulário e raciocínio lógico. Sua forma lúdica atrai a atenção dos estudantes por si só e ajuda na memorização dos conteúdos ao aliar informação e diversão. 

O uso dos jogos na educação é bastante democrático: eles podem ser aplicados nas mais diferentes idades, observando as capacidades de cada faixa etária. Além disso, podem ser adotados em diferentes matérias, como matemática, história e língua estrangeira, e até mesmo de forma multidisciplinar. 

Além de ser uma atividade diferente que quebra a monotonia do uso do quadro-livro-exposição, os jogos por si só já despertam o interesse natural das pessoas, ainda mais dos estudantes. Eles possibilitam a realização de atividades de forma dinâmica, motivadora e proativa, trabalhando indiretamente conceitos como colaboração, competição, seguimento de regras e superação de problemas. 

Ou seja, adotar os jogos na sala de aula é uma excelente forma de complementar o ensino tradicional, tornando alguns conceitos mais palpáveis e memoráveis na cabeça dos estudantes. Além disso, a utilização de métodos inovadores auxilia a despertar o interesse dos alunos no aprendizado e, assim, a combater um dos motivos que causa a evasão escolar - a desmotivação. Este método aproxima ainda mais o ensino dos educandos, especialmente quando se utiliza plataformas digitais, que já fazem parte do cotidiano de milhões de crianças, adolescentes e adultos. 

Jogos e problemas de aprendizagem 

Se o jogo pode trazer benefícios em sua aplicação na sala de aula, imagine como este método pode impactar positivamente nos casos de alunos com problemas de aprendizagem. 

Esta situação pode ocorrer por diferentes motivos – desde por questões biológicas, comportamentais até pelo contexto social e histórico familiar - impedindo o desenvolvimento escolar do aluno e, às vezes, até prejudicando seu relacionamento interpessoal. 

Os professores e instituições de ensino devem estar atentos aos comportamentos dos estudantes, pedindo orientação especializada para identificar e tratar os casos específicos de problemas de aprendizagem. 

Os jogos, neste sentido, podem ser usados para estimular algumas áreas, motivar o aprendizado dos alunos e a fortalecer os relacionamentos interpessoais do estudante.

Várias terapias já utilizam esta metodologia em seu cotidiano e, de acordo com um estudo, a utilização desta técnica em sala de aula já deu resultados positivos inclusive em casos de estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

No entanto, é importante considerar o caso específico de cada estudante, suas dificuldades, habilidades e motivações antes de aplicar algum tipo de atividade. Tudo isso deve ser feito com o acompanhamento de um especialista, para orientar a melhor conduta para cada contexto.

 

Gamificação e educação 

Uma maneira de adotar os jogos para resolver problemas de aprendizagem ou para potencializar os estudos dos alunos é investir em gamificação. Esta estratégia pode ser usada de forma ampla pelas instituições, aliando a dinâmica dos games com a difusão de conteúdos educativos. 

Basicamente, gamificação consiste em adotar elementos comuns aos jogos em um contexto que não se resume ao entretenimento. Itens como pontuação, medalhas e ranking motivam o participante a buscar melhores resultados dentro da dinâmica para alcançar um objetivo específico, como aprender novos conteúdos e melhorar seu desempenho na escola. 

Vamos pensar em uma aplicação prática: 

Imagine um aluno estudando matemática em uma plataforma gamificada. À medida em que vai acertando as questões, ele vai ganhando mais pontos e subindo no ranking, podendo receber medalhas e até recompensas extras por sua dedicação e bom desempenho.

Ao errar, o sistema automaticamente apontará seu equívoco e, assim, ele poderá estudar mais este tema específico e tentar novamente. Desta forma, utiliza-se a lógica da competição para motivar o progresso do estudante, assim como em um jogo convencional: só que o auxiliando a estudar e ter melhor performance na escola. 

Agora pense nesse método sendo aplicado em matérias como geografia e história, contando com um storytelling - uma narrativa – para ajudar o estudante a mergulhar no contexto de cada época e, assim, aprender verdadeiramente. Percebe agora como o jogo pode ser sim um aliado da educação? 

A gamificação é uma ótima estratégia para tornar conteúdos mais densos e menos atraentes em informações mais interessantes, memoráveis e mais fáceis de serem assimiladas. Assim, potencializa-se o método tradicional de ensino, fortalecendo a aprendizagem dos alunos. 

Além disso, no caso das plataformas digitais os professores têm acesso a um relatório de desempenho individual dos alunos, auxiliando-os a identificar quais aprendizados estão sendo bem assimilados e quais precisam de reforço. 

Por meio dessa identificação das principais dificuldades de cada indivíduo ou até mesmo de um grupo de estudantes, é possível elaborar novos conteúdos que ajudam a reforçar determinada informação. Este acompanhamento da jornada do usuário fornece dados suficientes para adotar novas abordagens e ajustar o percurso do processo de aprendizagem ao longo do ensino.  

Quer saber mais sobre como a gamificação pode contribuir com os processos de aprendizagem? Converse conosco e descubra as potencialidades desta metodologia.

No items found.
Veja outros conteúdos sobre assuntos relacionados:
O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários.
Veja outros posts relacionados
logo sioux grouplogo siouxlogo ludos prologo pgblogo movieplaylogo go gamers
icon linkedinicon instagramicon facebook