Recrutamento misto método de recrutamento e seleção de profissionais que se utiliza de dois tipos de recrutamento: o externo (com colaboradores disponíveis no mercado) e o interno (com profissionais do âmbito organizacional interessados).
Um dos grandes desafios de uma empresa e que está sob a responsabilidade do setor de recursos humanos é admitir novos profissionais, pois além das competências técnicas, o colaborador precisa corresponder com diversos atributos para que esteja alinhado aos princípios da empresa.
O que você vai ver neste artigo:
Entre as diversas metodologias adotadas para esse processo de seleção e recrutamento, o recrutamento misto é uma opção que se aproveita ao máximo das vantagens dos dois tipos de recrutamento (interno e externo) e por isso tem se tornado destaque no ambiente empresarial.
Para você entender o que é o recrutamento misto, explicaremos neste artigo como funciona esse estilo híbrido de processo seletivo, vantagens e como você pode implementá-lo na sua organização. Acompanhe os próximos parágrafos!
Recrutamento misto, o que isso significa?
Como já mencionado aqui, o recrutamento misto é um conjunto de técnicas de recrutamento que une os processos seletivos internos e externos com objetivo de dar oportunidade para colaboradores que já fazem parte do quadro de funcionários e para os profissionais disponíveis no mercado de trabalho a concorrer a uma vaga na corporação.
O recrutamento misto pode ser implementado a partir de duas características: concorrência equilibrada e concorrência por cotas.
Na concorrência equilibrada a empresa avalia os candidatos interno e externo da mesma maneira, a partir de critérios definidos anteriormente. Essa forma é conhecida por dar a mesma oportunidade para ambos os participantes do processo de seleção e recrutamento.
Já na concorrência por conta é distribuído um número específico de vagas para o público interno e outro para o externo, por isso esse nome, cotas.
Esse tipo de recrutamento, com essa característica, é escolhido pelas empresas levando em consideração que os colaboradores que já fazem parte da instituição, conhecem como ela funciona, sendo um aspecto importante a ser lembrado no momento de disponibilizar as vagas.
Isso porque os candidatos que estão no mercado não são familiarizados com aspectos da organização.
Vantagens do recrutamento misto
O recrutamento misto é conhecido por unir as vantagens do recrutamento interno e externo, mas este não é o único benefício que ele oferece. Veja os principais no próximo parágrafo!
Proatividade
O recrutamento misto pode ser utilizado como ferramenta para gerar maior praticidade no âmbito empresarial, isso porque, independente de ele ser interno ou externo, o profissional dará o melhor de si para provar que se encaixa nas exigências da empresa e, portanto, deve ser aceito para aquela vaga. Como consequência, a empresa cresce junto com o colaborador.
Qualificação da equipe
Outro benefício de adotar a estratégia de recrutamento misto no processo de seleção de novos colaboradores na sua empresa é com relação ao nível de capacitação profissional que os candidatos terão.
Candidatos internos e externos estarão mais preparados para as práticas que deverão realizar na empresa, isso quer dizer ainda mais sucesso nos objetivos da empresa.
Economia
O recrutamento misto apresenta maior disponibilidade de recursos, visto que alguns candidatos já compõem o quadro de colaboradores e estão aplicando para novas oportunidades. Ele ainda pode ser realizado em um período de tempo menor, se comparado ao modelo de recrutamento tradicional, e tem um alcance maior. Essas características podem ser visivelmente observadas na ponta do lápis.
Como fazer um recrutamento misto?
Se está pensando em aderir ao processo de recrutamento misto na sua empresa, é preciso saber que há três formas de implementá-lo. Veja as especificidades de cada uma delas:
Recrutamento externo e, depois, interno
No recrutamento misto em que o externo se inicia antes do interno, as oportunidades de trabalho disponíveis no âmbito corporativo primeiro são anunciadas ao público e ele vem até a empresa em busca daquela oportunidade (Inbound recruting).
Caso nesse processo não sejam encontrados profissionais com as características desejadas, o processo seletivo é realizado uma outra vez.
Mas para o público interno - em outras palavras, para os profissionais que já trabalham na empresa, mas desejam mudar de cargo ou área.
Recrutamento interno e, depois, externo
No caso do recrutamento misto em que o processo interno começa primeiro, as empresas dão preferências aos seus funcionários, assim, os colaboradores que já fazem parte da empresa têm a chance de se candidatar primeiro às vagas disponíveis.
Se a empresa não encontrar nos profissionais já contratados as características que procuram, então o processo seletivo é ampliado aos candidatos que estão no mercado de trabalho, abrindo, assim, a vaga para o público externo.
Recrutamento interno e externo ao mesmo tempo
Quando a empresa opta pelo recrutamento interno e externo ao mesmo tempo, ela faz todo o processo de recrutamento e seleção tanto aos candidatos internos como externos de forma simultânea.
A partir desse modelo de recrutamento misto, tanto os colaboradores da organização como os profissionais disponíveis no mercado e que ainda não fazem parte da instituição, têm a oportunidade de crescer e as chances são iguais para os dois perfis, visto que tanto um como outro precisam atender as necessidades estipuladas pelo negócio.
Se comparado ao processo de seleção tradicional, esse tipo pode ser caracterizado como recrutamento nada convencional, sendo uma opção para empresas que querem inovar nesse sentido, com objetivo de atrair um público diferente.
Em outras palavras, o recrutamento misto agrega muito valor às organizações, isso porque ele possibilita uma contratação mais eficaz, visto que aumenta a expectativa de encontrar profissionais qualificados.
Outro meio de inovar no processo de recrutamento e seleção é utilizando a gamificação no processo seletivo. Se você ainda não sabe, a gamificação utiliza mecânicas de jogos, como pontuação e ranking para engajar os participantes.
É um recurso que tem sido tão aderido pelo âmbito empresarial que já virou tendência. Grandes corporações têm optado pela gamificação pelo retorno que ela está gerando. Se utilizada a estratégia de recrutamento misto com a gamificação, as ferramentas podem potencializar ainda mais os resultados.