A área de Recursos Humanos já vinha passando por uma grande reestruturação, deixando de ser um ambiente operacional para se transformar em um setor estratégico, visto que é uma área que está diretamente ligada com os gestores e os colaboradores da empresa.

Essa transformação aconteceu por conta do advento de diversas tecnologias que permitiram que atividades realizadas pelo setor fossem otimizadas. Nisso, surgiu a necessidade de o RH focar em outras ações que desenvolvia no setor, como por exemplo gerir pessoas.

O que você vai ver neste artigo:

Essas mudanças somadas à transformação que a Covid-19 exigiu das empresas, fez com que o RH se inovasse ainda mais. Um exemplo disso é o recrutamento on-line, que dispensa o contato físico, o que no ano de 2020 e neste tem sido requerido.

Como todo processo disposto no âmbito corporativo, o recrutamento on-line possui suas vantagens e desvantagens com relação ao recrutamento e seleção tradicional (presencial). Quer saber quais são os pontos positivos e negativos que essa tendência do mundo atual dispõe, é só acompanhar seguir com a leitura deste artigo!

O que é recrutamento on-line?

O processo de recrutamento e seleção de talentos tradicional exige uma série de encontros presenciais (dinâmica, entrevista em grupo, entrevista individual, feedback e outras necessidades), porém, com o desenvolvimento da tecnologia e o surgimento de um vírus que exigiu distanciamento social, aumentou a necessidade de inovar nesse âmbito, tornando o recrutamento on-line tendência no cenário empresarial.

O recrutamento em si é o processo em que uma empresa organiza com objetivo de buscar candidatos com o perfil característico à uma vaga disponível na instituição e, ao mesmo tempo, que disponha dos mesmos valores que ela possui. 

Geralmente, o recrutamento e seleção de pessoas visa atrair o maior número possível de profissionais que estejam alinhados com a vaga. Por meio de várias etapas, a empresa passa analisar e selecionar os participantes que mais se enquadram ao que elas buscam, sendo cada fase uma eliminatória para o profissional ideal e que, portanto, passará a fazer parte do time.

No recrutamento e seleção on-line não é diferente, o objetivo é encontrar um profissional que corresponda com as necessidades da empresa. A única circunstância que muda no processo, é com relação a forma realizada, que, ao invés de ser presencial, é consolidada toda digitalmente, a divulgação da vaga, o recebimento dos currículos e, inclusive, os testes e entrevistas.

Quase sempre todo o processo é feito por meio de plataformas especializadas, o que garante a segurança e a efetividade desse modelo de seleção.

Quais as vantagens do recrutamento on-line?

Utilizar da tecnologia de RH para otimizar o processo de recrutamento e seleção de novos profissionais para a organização possui inúmeras vantagens, mas – como todo processo – também há suas desvantagens. Separamos as principais para compartilhar com você!

Diminuição de custos

Se comparado aos modelos tradicionais de recrutamento e seleção, o processo seletivo realizados pelo meio digital costuma gerar menos custos, o que torna uma grande vantagem para a empresa.

Isso acontece porque toda estrutura crucial para realização da triagem, análise dos candidatos é substituída por plataformas digitais, algumas, inclusive, automatizadas, o que extingue diversas etapas do processo.

Alcance nacional (e internacional, se desejar)

Quando presencial, os candidatos interessados são, em sua maioria, aqueles que moram na proximidade do local que irá trabalhar. 

Agora com o recrutamento on-line, é possível impactar um maior número de candidatos compatíveis com sua vaga e que tenham interesse em trabalhar na sua organização, independentemente da localização que se encontra, aumentando as chances de sucesso do processo.

Agilidade e produtividade

A internet possibilita que uma vaga anunciada no período da manhã tenha diversas respostas no mesmo dia, o que oportuniza para o setor de RH iniciar o processo de triagem no mesmo instante, de modo que as demais fases também comecem mais rápido do que normalmente seria se o processo fosse realizado presencialmente.

Mais informações sobre o candidato

O recrutamento on-line possibilita que novas fontes sejam utilizadas para encontrar e conhecer o candidato, redes sociais, como o LinkedIn tem sido uma mina de ouro quando o assunto é buscar e saber mais sobre os candidatos. 

Empresas têm também explorado outros elementos para conhecer os candidatos, como o vídeo de apresentação e o portfólio, assim elas conseguem ter mais segurança em suas decisões com relação ao perfil do profissional.

Quais as desvantagens do recrutamento on-line?

Apesar de a circunstância atual ser um fator de grande impulsionamento para aderir ao recrutamento on-line, é preciso conhecer e considerar as desvantagens que ele possui. Separamos algumas questões mais frequentes.

Impessoalidade

O processo de recrutamento e seleção on-line é feito exclusivamente por máquinas, o que pode gerar certa impessoalidade entre recrutadores e candidatos. Mas é uma circunstância que pode ser trabalhada, desde que a empresa se atente a isso.

Cuidar dos pontos de contato da marca é outra medida que pode minimizar esse sentimento, então busque pensar em disponibilizar vários canais de contato e responda às dúvidas e demais questões em tempo hábil.

Plataformas pouco intuitivas

A plataforma precisa ser intuitiva, ou seja, de fácil compreensão, para que mesmo aqueles que não dominam o universo digital possam participar do processo seletivo sem tanta preocupação. 

A gamificação no processo seletivo é uma alternativa que pode mudar esse cenário, por exemplo, por trabalhar com o lúdico e implementar elementos que todos têm familiaridade, transformando toda a experiência do candidato. 

Elevado número de interessados

Nem todo candidato que se candidata à vaga possui o perfil que a empresa procura. Mesmo que você desenvolva uma descrição completa, que contenha os requisitos e o tipo de profissional que busca, ainda sim você terá um elevado número de pessoas sem essas características se candidatando da mesma maneira.

Muita candidatura pode atrapalhar a seleção e gerar trabalho redobrado para o setor de RH que deve ser estratégico nessas horas. Incluir filtro no formulário de inscrição é uma maneira de minimizar que candidatos fora do perfil se candidatem à aquela vaga.

Quer entender como a gamificação pode ser uma alternativa para o processo de recrutamento e seleção na sua empresa, venha conversar conosco, que tiramos todas as suas dúvidas!