Fuja do comum, crie um treinamento inovador para sua equipe!
Educação

Fuja do comum, crie um treinamento inovador para sua equipe!

Preencha seu email e receba conteúdos exclusivos
Obrigado pelo seu cadastro!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Investir em um treinamento de equipe inovador é uma ótima ideia para tornar essa estratégia ainda mais engajadora e eficiente. A educação empresarial é um instrumento importante para a gestão de pessoas, com várias possibilidades de aplicação e as mais diversas metodologias disponíveis no mercado.


Conheça algumas estratégias inovadoras de treinamento de equipe para adotar na sua empresa e melhorar o desempenho da produção!

Treinamento de Equipe e Inovação 


Os treinamentos corporativos são ferramentas muito importantes para assegurar e melhorar a qualidade do trabalho da equipe. Investir nessa estratégia ajuda a aumentar a produtividade, aprimorar a produção e elevar a motivação e engajamento dos colaboradores. No entanto, é preciso agir mais do que montar algumas capacitações esporádicas e acreditar que elas irão resolver todos os problemas da gestão da empresa.


É fundamental promover um treinamento de equipe contínuo, para trazer resultados não somente a curto, mas também a médio e longo prazo. E, além da frequência, outro ponto importante de ser considerado para a efetividade da ação é a escolha da metodologia e das atividades propostas.


Mesmo o treinamento com conteúdos mais completos, atualizados e certeiros pode não dar os resultados desejados se ele não gerar o engajamento da equipe na ação. Uma atividade obrigatória como essa dificilmente desperta a motivação das pessoas: a maioria não considera ser a tarefa mais prazerosa do mundo passar uma parte do tempo, às vezes em uma sala de aula, estudando um tema específico para a sua área profissional, especialmente com uma rotina corrida e de alta pressão. Desta forma, a estratégia acaba não sendo efetiva, gerando desperdício de esforços e recursos.


Apostar em metodologias mais dinâmicas e inovadoras pode ser a solução para esse grande problema das empresas, tornando o treinamento de equipe mais amigável e engajador, o que consequentemente o fará ter melhores resultados. 


Existem diversos métodos inovadores de treinamento corporativos, com os mais variados objetivos e que se encaixem na realidade de todos os tipos de empresas, independente do seu tamanho ou segmento de mercado. 


Confira algumas ideias de treinamentos de equipe inovadores que podem mudar a gestão de pessoas e melhorar o desempenho da sua empresa:

Troca de Papéis


Algumas ações de treinamento e desenvolvimento podem focar nas habilidades sociais dos profissionais. Apesar de serem questões subjetivas, de certa forma elas também influenciam o trabalho dos colaboradores. Dificilmente alguém é produtivo e realiza sua função com qualidade em um ambiente tóxico: em que a competição é exacerbada; o clima organizacional ruim; pessoas tentando puxar o tapete uma das outras; onde há falta de empatia; líderes que não são exemplo; problemas na comunicação; alta pressão por resultados e tantos outros desafios. Às vezes a situação interna é tão complicada que gera a saída de um (ou mais) funcionário da equipe, aumentando assim a rotatividade de pessoal e prejudicando a empresa. 


Um treinamento de troca de papéis pode ser uma ferramenta interessante para gerar mudanças nesse cenário. Essa estratégia é bem simples: o funcionário exerce, durante um breve período, uma função que não seja a sua e realiza as tarefas de outros cargos - e até em outros departamentos. Assim ele experimenta na pele como é o trabalho de seus colegas, despertando a empatia e a reflexão acerca da importância dos demais profissionais/setores/etc.


Essa técnica é usada inclusive para melhorar a empatia de juízes brasileiros, propiciando uma experiência impactante para causar reflexão e transformação da visão de mundo. Isso de forma fácil e econômica: afinal, não é preciso um alto investimento para realizar uma ação parecida na sua organização. 


Além de quebrar preconceitos, aumentar a empatia, engajamento e melhorar o clima interno, esse treinamento também permite que o “colega” traga novas ideias a processos antigos, ajudando na inovação da empresa.


Project Based Learning


Essa estratégia usa a ideia do “mão na massa”: os colaboradores devem resolver um projeto com problemas que ocorrem na sua realidade, aprendendo de forma ativa em um treinamento de equipes mais dinâmico e efetivo.


Tudo começa com um treinamento teórico, repassando as informações importantes aos funcionários. Depois o instrutor apresenta um desafio relacionado à questão estudada e que traga situações que ocorram na vida real para que os participantes o resolvam. Não basta ser um problema pequeno, e sim algo complexo que estimule os colaboradores a encontrar novas soluções trabalhando em equipe. 


Assim, o treinamento deixa de ser apenas memorizar informações abstratas e sim ajuda a equipe a saber como aplicar os conhecimentos nos desafios cotidianos. O Project Based Learning pode despertar habilidades sociais nos funcionários como pensamento crítico, trabalho em grupo e boa comunicação, tudo para conseguir solucionar o problema proposto na dinâmica.  


Esse processo envolve o instrutor dar liberdade para os colaboradores pesquisarem, questionarem, debaterem e construírem o seu próprio conhecimento, evitando influenciar esse processo com muitos direcionamentos. 

Desta forma, o Project Based Learning se mostra uma estratégia de treinamento inovadora que desperta habilidades e o engajamento dos colaboradores ao usar uma metodologia ativa de aprendizagem e situações práticas na vida da equipe.

Gamificação

Aliando elementos de jogos a objetivos com resultados concretos, a gamificação é uma estratégia inovadora que está trazendo resultados em diversas áreas, como saúde, política e educação - inclusive empresarial.

Os recursos que tornam os jogos atividades com grande potencial de despertar a motivação são adotados nos treinamentos, tornando-os mais dinâmicos, engajadores e, desta forma, mais efetivos. Imagine usar o storytelling para criar uma experiência imersiva de aprendizagem e prender a atenção dos estudantes; adotar um sistema de pontuação para estimular os colaboradores a terem resultados melhores e/ou um mecanismo de recompensas para estimular sua continuação na atividades - esses e outros elementos fazem a gamificação ser uma excelente estratégia para aprimorar a gestão de pessoas.

Além disso, as plataformas gamificadas ainda oferecem relatórios detalhados do desempenho dos funcionários nas tarefas, ajudando o RH a ter um controle prático e ágil da atividade. Assim é mais fácil identificar quais profissionais estão com dificuldades de aprendizagem, quais pontos o treinamento precisa ser aprimorado e quais conhecimentos estão sendo bem assimilados. 

Combinando o universo lúdico e resultados concretos, a gamificação é uma solução inovadora para melhorar o treinamento de equipes, despertando maior engajamento nas atividades e fortalecendo o conhecimento dos colaboradores. Descubra o que essa estratégia pode fazer por sua empresa e venha bater um papo conosco!

No items found.
O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários.
Veja outros posts relacionados
logo sioux grouplogo siouxlogo ludos prologo pgblogo movieplaylogo go gamers
icon linkedinicon instagramicon facebook