Por que gamificação?
Planos
Blog
  • English
Experimente 14 dias grátis!
Confira nossos recursos
Inteligência artificial Crie cursos gamificados em menos de 2 minutos
Acessibilidade Uma experiência de aprendizagem inclusiva
Personalização Crie um ambiente de aprendizagem com a cara da sua empresa
Aprendizagem Crie cursos, trilhas de aprendizagens e muito mais
Recompensa Engaje seus usuários através de recompensas
Progressão e Performance Estimule o desenvolvimento da sua equipe
Dashboards e Relatórios Gerencie e analise tudo com precisão
Comunicação Mantenha contato dentro e fora da plataforma
Conheça todas as funcionalidades
Casos de sucesso:
12/03/2025
SAINT-GOBAIN
Quem é a Saint-Gobain: A Saint-Gobain é uma das maiores fábricas para materiais de infraestrutura e construção civil do Brasil e do mundo, com mais de 57 fábricas em território nacional e 12 mil colaboradores. O Desafio:  Para eles, o desafio era o engajamento de vendedores a treinamentos relacionados aos produtos da fábrica. O mais […]
11/03/2025
Grupo SM
Quem é o Grupo SM: O SM Educação é um dos maiores grupos educacionais privados do país, atende cerca de 12 milhões de alunos, em 10 países em que atua. A empresa surgiu com o propósito de criar soluções para melhorar a qualidade da educação. A empresa foi fundada há mais de 80 anos e […]
Ver todos os casos de sucesso
Conteúdos exclusivos e validados!
Planilhas, eBooks e mais! Aumente seu conhecimento com nossos materiais gratuitos.
Cases de sucesso Confira histórias de quem já inovou com a Ludos Pro
Guia prático da gamificação Aprenda com nosso passo a passo como gamificar processos e treinamentos corporativos
Plataforma LXP da Ludos Pro Confira as funcionalidades da plataforma gamificada Ludos Pro
Última publicação
13/02/2025
O Futuro do Treinamento e Desenvolvimento em 2025
Descubra as tendências que irão moldar o T&D e veja como aplicá-las para engajar equipes, otimizar treinamentos e gerar impacto real nos resultados do seu negócio.
Veja mais materiais de apoio
Confira nossos recursos
Inteligência artificial Crie cursos gamificados em menos de 2 minutos
Acessibilidade Uma experiência de aprendizagem inclusiva
Personalização Crie um ambiente de aprendizagem com a cara da sua empresa
Aprendizagem Crie cursos, trilhas de aprendizagens e muito mais
Recompensa Engaje seus usuários através de recompensas
Progressão e Performance Estimule o desenvolvimento da sua equipe
Dashboards e Relatórios Gerencie e analise tudo com precisão
Comunicação Mantenha contato dentro e fora da plataforma
Conheça todas as funcionalidades
Casos de sucesso:
12/03/2025
SAINT-GOBAIN
Quem é a Saint-Gobain: A Saint-Gobain é uma das maiores fábricas para materiais de infraestrutura e construção civil do Brasil e do mundo, com mais de 57 fábricas em território nacional e 12 mil colaboradores. O Desafio:  Para eles, o desafio era o engajamento de vendedores a treinamentos relacionados aos produtos da fábrica. O mais […]
11/03/2025
Grupo SM
Quem é o Grupo SM: O SM Educação é um dos maiores grupos educacionais privados do país, atende cerca de 12 milhões de alunos, em 10 países em que atua. A empresa surgiu com o propósito de criar soluções para melhorar a qualidade da educação. A empresa foi fundada há mais de 80 anos e […]
Ver todos os casos de sucesso
Por que gamificação? Planos
Conteúdos exclusivos e validados!
Planilhas, eBooks e mais! Aumente seu conhecimento com nossos materiais gratuitos.
Cases de sucesso Confira histórias de quem já inovou com a Ludos Pro
Guia prático da gamificação Aprenda com nosso passo a passo como gamificar processos e treinamentos corporativos
Plataforma LXP da Ludos Pro Confira as funcionalidades da plataforma gamificada Ludos Pro
Última publicação
13/02/2025
O Futuro do Treinamento e Desenvolvimento em 2025
Descubra as tendências que irão moldar o T&D e veja como aplicá-las para engajar equipes, otimizar treinamentos e gerar impacto real nos resultados do seu negócio.
Veja mais materiais de apoio
Blog
Personalize
<<
Personalize sua experiência
  • English
Experimente 14 dias grátis!

Home / Blog / Gestão / Scamper: O método que vai aprimorar seus conhecimentos

Scamper: O método que vai aprimorar seus conhecimentos

Scamper: O método que vai aprimorar seus conhecimentos
18 maio 2021

Assine nossa Newsletter

Receba nossas notícias e informações exclusivas diretamente no seu e-mail

Scamper é uma ferramenta que busca potencializar algum serviço, produto ou processo já presente no âmbito corporativo. Ela se utiliza da criatividade para gerar soluções inovadoras e impactar positivamente a atuação da empresa no mercado.

Ao longo do tempo, o âmbito corporativo e os profissionais que nele atuam, quebraram o estigma de que a criatividade é um dom dado apenas a alguns. O conceito desse processo criativo começou a ser visto como algo mais técnico e, portanto, pode ser mapeado por qualquer ser humano. 

Isso aconteceu porque as pessoas entenderam que a criatividade está interligada com o objetivo de resolver algum conflito ou alguma problemática, seja qual for a área de necessidade: pessoal ou profissional. Dentre os métodos criados com essa finalidade, o Scamper é um que se destaca.

O que você vai ver neste artigo:

  • SCAMPER na verdade é um acrônimo
  • Substituir
  • Combinar
  • Adaptar
  • Modificar
  • Procurar outros usos
  • Eliminar
  • Rearrumar
  • O método na prática

Neste artigo você terá acesso a detalhes sobre a metodologia usada pelo Scamper, quais seus pilares e, ainda, outras informações necessárias para implementá-lo na sua empresa e, a partir disso, melhorar os resultados de desempenho, inovação e engajamento dela.

SCAMPER na verdade é um acrônimo

O método Scamper foi criado em meados do século XX por Bob Eberlee com objetivo de melhor estruturar a metodologia de brainstorming, técnica que foca no monitoramento de hábitos no compartilhamento de ideias entre um grupo de pessoas desenvolvida por Alex Osborn que, inclusive, foi professor de Eberlee.

No cenário empresarial, o Scamper promove uma perspectiva diferente, de modo que o profissional ou a equipe que o utiliza, consegue encontrar novos conceitos e direcionar toda a criatividade para circunstâncias que podem passar despercebidas pela organização. Isso acontece porque o Scamper - através de uma sequência de conceitos - ajuda a fazer associações de ideias e a promover o senso de inovação na empresa.

O termo Scamper possui esse nome porque é o acrônimo de sete palavras. Isto quer dizer que é formado pela primeira letra de cada uma das palavras do método desenvolvido por Bob Eberlee, que se referem a verbos de ação que devem ser realizadas em cada etapa do modelo que visa inovar algo já existente: Substituir, Combinar, Adaptar, Modificar, Procurar outros usos, Eliminar e Rearrumar. 

O objetivo é que através desse recurso a equipe consiga criar uma nova perspectiva e ter novos insights que possibilitem novas oportunidades e soluções dos problemas, seja com a finalidade de lançar um produto, abrir um novo mercado, criar uma nova forma de atingir um público diferente ou até mesmo implementar a cultura organizacional da empresa.

Substituir

A equipe deve pensar se existe a possibilidade de o produto existente ser substituído por outro. Olhar por este ângulo permite que sua empresa faça possíveis alterações importantes no produto atual para que ele acompanhe a necessidade do mercado, que está em constante mudança. Assim, você consegue trazer melhores soluções para os clientes e potencializar os resultados que eles podem ter.

Combinar

A empresa deve encontrar maneiras de combinar de forma criativa os produtos existentes para aumentar sua margem de lucro e, assim, gerar uma nova oferta de valor para o cliente.

Adaptar

Pode acontecer de você não possuir todos os elementos necessários para executar uma ideia. Em circunstâncias como essa, é necessário observar se consegue fazer uma adaptação para que alguma característica da ideia seja aproveitada. 

Pense: ao analisar os processos já existentes de outros produtos que a instituição possui, não é possível adaptá-los para oferecer o produto ou serviço novo?

Modificar

Modificação tem a ver com aumentar, diminuir ou alterar um produto ou serviço. Durante o processo de Scamper será possível chegar à conclusão se sua empresa precisa fazer alguma mudança no produto para continuar correspondendo com o que deseja transmitir ao público.

Por estar relacionada ao processo de produção, a modificação só pode ser validada a partir do momento que você tenha bem mapeado o seu cliente, seus objetivos e necessidades.

Procurar outros usos

Faz parte do processo do Scamper pensar na ideia e se ela poderia ser aproveitada em um outro mercado, utilizando-a para outra finalidade.

Eliminar

Essa etapa do Scamper é dedicada para identificar a usabilidade do seu produto ou serviço. É preciso se questionar: o que aconteceria se parte ou todo um produto ou serviço disponibilizado fosse excluído da cartela?

Se ao considerar essa possibilidade e sua organização não sentir falta do produto ou serviço, isso significa que ele tem sido um peso ou atraso para a sua produtividade e inovação.

Rearrumar

Através das etapas anteriores, sua empresa chegará a diversas conclusões sobre mudanças importantes que devem ser feitas no catálogo de produtos, serviços e processos a fim de entregar algo de valor, ou seja, que contribua verdadeiramente para sanar seu problema ou necessidade.

Por isso, o próximo e último ponto é destinado a rearrumar. Isso significa que é o momento de alinhar toda a cadeia produtiva para atingir o resultado planejado.

O método na prática

No método Scamper é preciso considerar todas as opiniões e sugestões compartilhadas, mesmo que a princípio elas pareçam insignificantes ou pouco viáveis (no final elas podem ser a peça fundamental para a solução que busca).

Ao passar por todas as etapas do processo, (substituir, combinar, adaptar, modificar, procurar outros usos, eliminar e rearrumar), as ideias devem ser avaliadas. Inicie selecionando as que considera mais eficazes, ou seja, que de fato levem para a solução do problema em questão. 

Em seguida, faça uma nova seleção para escolher aquelas que se adequam totalmente ao problema e na cultura organizacional que a empresa possui. É importante justificar o motivo da escolha, expondo os pontos que fizeram que optasse por uma ideia e não por outra, assim, sua empresa terá ainda mais clareza sobre o processo.

Gostou deste artigo? O que acha então de ser o primeiro a receber uma notificação quando tiver conteúdo novo por aqui? Assine nossa newsletter que notificamos você!

Gestão

Materiais gratuitos

A gamificação no processo de seleção de colaboradores
Como motivar e engajar as gerações Y e Z no ambiente de trabalho
Guia para aumentar a produtividade de seus funcionários.
Profissionais do Futuro
8 Pilares da Motivação
Guia para Elaborar um Treinamento Online Gamificado

Mais populares

Geral Negócios
Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem?
amigos em processo de aprendizagem felizes todos sentados em uma mesa, apenas dois de frente um homem de amarelo e loiro e uma melhor feliz de cinza e faixa amarela na cabeça
Educação
As 5 etapas do processo de aprendizagem
Dois homens sorrindo sentados e de azul no trabalho em equipe nas empresas
Comportamento Geral
Trabalho em equipe: qual importância nas empresas e como aperfeiçoar

Veja também

Administrativo

brand awareness

Comportamento

Educação

Educação corporativa

Teamwork and leadership vector concept metaphor

Gamificação e Engajamento

Geral

Gestão

Na Mídia

Negócios

Recrutamento e seleção

Tecnologia

Treinamento e desenvolvimento

Artigos relacionados

neuromarketing
Geral
Neuromarketing: entenda o comportamento do consumidor
Motivação nas Organizações
Comportamento Geral
Motivação nas Organizações: 6 dicas eficientes para engajar os funcionários
treinamento gamificado
Geral
Quais benefícios do design sprint no treinamento gamificado?
Marketing de inovação
Geral
Marketing de inovação: o que é e como aplicar nas empresas?

Engaje, incentive e inspire: Gamifique.

A Ludos Pro foi desenvolvida com os recursos que você precisa para oferecer treinamentos gamificados rápidos, eficientes e muito mais dinâmicos. Tudo em um único lugar!

  • Impulsione o engajamento da sua equipe
  • Potencialize a performance com foco em resultados
  • Revolucione o processo de aprendizagem e desenvolvimento
Agende uma demonstração
Agende uma demonstração

Nossas conquistas

  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo GESAwards
  • Selo boostlab
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
SOLUÇÕES
  • Varejo
  • Turismo
  • Telecomunicações
  • Serviços
  • Seguros
  • Saúde e bem-estar
  • Mídia e entretenimento
  • Instituição financeira
  • Indústria
  • Governamental
PRODUTO
  • Inteligência Artificial Gamificada
  • Acessibilidade
  • Ambientação
  • Aprendizagem
  • Recompensa
  • Progressão e performance
  • Gestão e inteligência de dados
  • Comunicação
  • Integração
  • Planos
INSTITUCIONAL
  • Quem Somos
  • Fale com a gente
  • Cases
  • Política de privacidade
  • Termos de uso
RECURSOS
  • Blog
  • Materiais Gratuitos
  • Web Stories
FIQUE POR DENTRO
Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem? Edtechs: o que são e como estão transformando a educação? LXP x LMS: O que são e quais as diferenças Jogos corporativos para engajar e motivar colaboradores
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
<<
Personalize sua experiência