Employee experience: veja como melhorar a experiência do colaborador
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Employee experience: veja como melhorar a experiência do colaborador

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Com o passar dos anos, aparecem novas tendências no setor de RH que apresentam variados objetivos. Uma delas tem chamado à atenção dos profissionais desse ramo, o aperfeiçoamento da employee experience. É um termo proveniente do inglês que significa experiência do colaborador.

O uso da expressão no dia a dia do RH começou a partir do momento que esses profissionais passaram a enxergar como é importante a experiência do colaborador como um todo, valorizando o capital humano da organização e contribuindo para o êxito do negócio em geral.

Tão importante quanto manter a satisfação dos clientes, é manter a satisfação dos colaboradores. Neste post apresentaremos algumas dicas de como implementar o employee experience em sua empresa. Acompanhe!

Conhecer os membros do time

Apesar de os colaboradores conviverem no mesmo espaço, cada um tem uma visão a respeito das ações, dos processos, da cultura e das decisões do negócio. O primeiro passo a ser dado para implementar o employee experience é identificar essas diferenças, indicando de que modo a perspectiva de cada um influi no desempenho de todo o grupo.

Os gestores não só lideram pessoas, mas também passaram a se preocupar com a satisfação do seu staff. Mesmo que esse método seja recente, é uma eficiente maneira de entender como as atividades acontecem internamente, para dessa forma melhorar tarefas, processos, políticas, culturas, estruturas físicas e tecnológicas.

Do ponto de vista psicológico, o funcionário sente que faz parte de algo muito maior, é uma efetivação de propósitos comuns, e por essa razão, é muito importante que eles também se envolvam em maneiras de obter e manter um ambiente positivo.

É essencial deixar claro que a organização busca adaptar as atividades às demandas dos colaboradores, considerando suas necessidades. Para tal, é preciso também que o gestor esteja aberto às ideias propostas por seus colaboradores, aberto ao novo, a experimentar novos fluxos.

Na esfera profissional, muitas vezes não há espaço para investigar as relações interpessoais entre funcionários, algo que é muito importante para compreender melhor os limites, diferenças e dificuldades de cada um, e assim então, trabalhá-los para otimizar a performance da equipe.

É preciso estimular essas interações, propor bate papos, reuniões informais e eventos fora da empresa.

Promover o alinhamento entre employee experience e customer experience

Essa ação parece bastante básica, mas é ignorada por muitas organizações. Os funcionários felizes, que estão comprometidos com sua empresa, são mais favoráveis a apresentar adequadamente a marca, principalmente nas relações com os clientes. O que possibilita a construção de uma imagem positiva da organização de dentro para fora.

As duas experiências são essenciais, a experiência do colaborador está no centro da jornada do consumidor, exigindo uma maior importância. Os profissionais devem estar incentivados e autorizados a disponibilizar a melhor experiência possível ao cliente. Também devem ter uma vontade inerente de fazê-lo.

Caso a empresa queira fortalecer sua marca por meio da automação e da velocidade, por exemplo, o ambiente de trabalho e a employee experience devem possibilitar o uso de tecnologia de ponta. Agora, se a organização disponibiliza um serviço personalizado aos seus clientes, também deve fazer o mesmo por seus colaboradores.

Dessa forma, as vantagens oferecidas pela empresa são percebidas pelos funcionários em primeira mão, fortalecendo a identidade do negócio e a cultura corporativa. Logo, otimizará a experiência do colaborador na empresa.

Realizar uma pesquisa de clima organizacional

É muito importante realizar uma pesquisa de clima organizacional, a fim de que com os resultados, seja possível investir em maneiras de otimizar o ambiente da empresa, levando em conta a visão dos colaboradores. Além do que, favorece o devido alinhamento entre Employee Experience e Customer Experience, como vimos na dica anterior.

O ideal é que apareça primeiro entre a sua equipe, aquilo que você buscou oferecer como diferencial para seus clientes. Um ótimo exemplo é uma empresa que objetiva fortalecer a presença da marca, por meio da automação e transforma o ambiente interno de trabalho possibilitando a utilização da tecnologia pelos os funcionários.

Oferecer um ambiente de crescimento e inspiração

Atualmente, para escolher um trabalho, as pessoas verificam fatores que vão muito além do salário ofertado. Questões como autonomia, possibilidade de crescimento pessoal e profissional, desafios e valorização pesam muito na hora da decisão. Por isso, para otimizar a employee experience, é essencial estimular os colaboradores e possibilitar que aumentem as suas responsabilidades e desenvolvam habilidades.

Gestores habilitados auxiliam nesse processo, pois eles têm papéis de líderes para orientar suas equipes em busca de crescimento do desenvolvimento, e por meio de delegação de tarefas, desafios, feedback contínuo, administração de conflitos, além de usarem estratégias mais elaboradas, como a gamificação para estimular ao máximo a sua equipe.

Employee experience vai mais além de um local de trabalho descontraído com ambientes repletos de sofás confortáveis, decoração criativa e jogos. Seu significado está associado ao reconhecimento, propósito, valorização, confiança, autonomia e aprendizagem.

Organizações aptas a despertar nas pessoas o desejo de darem o melhor de si, geram uma relação de colaboração, com objetivos totalmente alinhados, que possibilitam uma experiência rica e direcionada ao crescimento profissional e pessoal. Isto ajuda a reduzir a rotatividade de pessoal na empresa.

É importante oferecer oportunidades de crescimento dentro da própria organização. Além disso, quando houver vagas disponíveis, abrir processos seletivos, especialmente entre os colaboradores. Isto facilita a divulgação da vaga, aumenta as chances de captar candidatos que já conhecem a cultura da empresa e estão habilitados para as novas funções e tarefas.

Como podemos ver, por meio da experiência do colaborador, os profissionais de recursos humanos observam o desempenho e a satisfação das pessoas com o trabalho, além de entenderem os problemas enfrentados e diversos outros fatores que afetam a produtividade de alguma maneira. Ela possibilita então, que o setor aperfeiçoe estratégias para melhorar o bem-estar dentro da empresa.

É muito importante ressaltar a grande importância dessa estratégia na empresa, pois ela tem papel crucial para a produtividade dos profissionais, contribuem para tornar a experiência do colaborador excelente e beneficiará ambas as partes.

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