A tecnologia revolucionou diversas áreas, inclusive a gestão de pessoas. Inovações como o RH Mobile vem ganhando espaço em empresas do mundo todo, facilitando a vida dos profissionais e otimizando processos.

Sua organização usa o RH Mobile? Descubra o que é e as vantagens de se adotar essa modalidade!

A Revolução Tecnológica e o RH

As últimas décadas foram marcadas por transformações tecnológicas como nunca se viu antes: em tão pouco tempo houve a popularização da internet, sofisticação dos aparelhos e o desenvolvimento de uma cultura hiperconectada, mudando nossos hábitos pessoais, sociais, de estudo, trabalho e negócios. 

Não há mais limites de tempo ou espaço: uma pessoa na China pode se comunicar em tempo real com outra no Brasil; alguém consegue acessar conteúdos educacionais em seu celular durante o trajeto do ônibus ou então trabalhar para uma empresa mesmo estando em outra parte do país (e sem sair de sua casa). 

As organizações estão implementando diversas soluções tecnológicas para otimizar seus processos, promover melhores experiências aos clientes e fortalecer a gestão de pessoas. Ferramentas como inteligência artificial, big data, gamificação, realidade aumentada, entre tantas outras, estão fazendo parte do cotidiano de negócios dos mais variados portes e segmentos de mercado. 

As empresas que não aproveitam a tecnologia podem deixar diversas oportunidades passarem, perdendo espaço no mercado e vendo suas vendas diminuírem. Adotar as soluções tecnológicas nos negócios não é mais uma tendência, sim uma questão de sobrevivência. 

Com um dispositivo eletrônico e conexão de internet se é possível fazer quase tudo — até mesmo uma revolução —, com as vantagens da praticidade, agilidade e flexibilidade que estas tecnologias propiciam. Então, por que o RH não poderia usar esses recursos ao seu favor?

O que é o RH Mobile e por que adotá-lo?

De tantas inovações na área de recursos humanos, esta é uma das mais recentes: RH Mobile é um conceito que se refere ao uso de soluções tecnológicas que deem mais flexibilidade para as ações desse setor. 

Em vez de se prender às limitações dos modelos presenciais e analógicos, diversos processos da gestão de pessoas ganham o toque da tecnologia e conseguem alcançar resultados que não eram possíveis antes. 

O RH Mobile não significa apenas resolver algumas questões do setor pelo celular, como o nome pode insinuar, sim adotar um conjunto de soluções tecnológicas que irão otimizar e flexibilizar processos, além de abrir oportunidades ao quebrar as barreiras do tempo/espaço. 

Um exemplo: se antes a empresa poderia apenas fazer recrutamento e seleção com candidatos que estivesse somente no local físico da organização, agora é possível entrevistar talentos que residam em outras cidades, estados e até mesmo que vivam no exterior. 

Mais do que isso: esses profissionais não precisarão nem mudar para serem admitidos ou trabalharem na empresa — tudo graças às soluções tecnológicas. A organização pode contar com talentos sem se limitar sua busca geograficamente, e eles terão a oportunidade de serem contratados sem passar pelo complexo processo de mudança. 

Apenas esse caso traz diversas ferramentas: o recrutamento e seleção online; admissão digital e trabalho remoto. E o RH mobile compreende esta e mais possibilidades, dando um novo gás às ações de gestão de pessoas — do contato com os colaboradores às operações burocráticas. 

São várias os benefícios de se adotar a tecnologia no RH:

Otimização dos processos

Em vez de ter que realizar todas as tarefas de forma manual, o RH poderá automatizar diversas atividades, tornando os processos mais rápidos e práticos. Os profissionais não precisarão preencher uma grande quantidade de papéis, e sim atualizar os dados em sistemas práticos ou até deixar com que os colaboradores, candidatos e outros envolvidos nas atividades o façam. 

Imagine quantas etapas serão cortadas com mudanças como estas, diminuindo o tempo das atividades e direcionando os esforços do RH para questões mais estratégicas.

Essas alterações também podem contribuir para reduzir alguns custos do setor, evitando o uso de papel, por exemplo. 

Maior engajamento do público 

Algumas soluções tecnológicas podem colaborar não só nos processos burocráticos como também na relação das pessoas envolvidas na empresa. É possível melhorar o engajamento dos colaboradores em estratégias como treinamento corporativo ao adotar ferramentas como EAD e a gamificação, que oferecem uma experiência diferente e dinâmica de aprendizagem. 

No caso da gamificação é possível até mesmo aumentar o engajamento dos funcionários com a empresa, fortalecendo os laços para encantar os talentos e diminuir a rotatividade de pessoal. 

RH mais estratégico

Em vez dos profissionais de RH empregarem seus esforços e tempo em atividades burocráticas, a automatização de algumas tarefas os deixarão livres para usar suas competências em questões estratégicas da gestão de pessoas. 

Isso poderá ajudar o setor ao permitir com que tenha condições de planejar e executar ações mais assertivas com os funcionários e outros públicos atendidos pelo RH, beneficiando a empresa e melhorando a dinâmica interna. 

Essas e tantas outras vantagens são proporcionadas pelas ferramentas tecnológicas, abrindo uma série de possibilidades para a gestão de pessoas. Porém, nem todas as organizações sabem por onde começar a adotar essas soluções em seu cotidiano. 

RH Mobile na Prática

A tecnologia vem fazendo parte das estratégias de negócios nos últimos anos, ainda mais com o fortalecimento de conceitos como a transformação digital. No caso do RH, existem diversas ferramentas que podem trazer o melhor das inovações para o setor. 

É preciso estudar a realidade da empresa, seus processos, necessidades e possibilidades financeiras, antes de implementar qualquer solução. Após essa avaliação, deve-se conhecer as ferramentas que podem transformar a gestão de pessoas da organização:

Alguns exemplos de ferramentas são:

  • Aplicativos: feitos especificamente para o RH e que podem ser desenvolvidos para otimizar algumas tarefas do setor, tanto para os responsáveis quanto aos colaboradores, candidatos às vagas e outros públicos relacionados ao universo;
  • Admissão Digital: agiliza o processo de contratação, facilitando o trabalho dos envolvidos;
  • Software de gestão: pode servir para automatizar algumas atividades do setor;
  • EAD e outras plataformas: permite com que os colaboradores acessem os treinamentos corporativos quando lhes for mais conveniente, flexibilizando o momento de aprendizagem; 
  • Entrevista online: permite com que os candidatos não precisem se deslocar até o espaço físico da empresa; 
  • Inteligência artificial: pode ser usada para automatizar algumas interações com candidatos, colaboradores e outras pessoas, oferecendo uma experiência ágil e personalizada aos estímulos do público;
  • Gamificação: pode ajudar a otimizar diversos processos, como recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento, comunicação interna e até mesmo as tarefas cotidianas dos colaboradores — oferecendo uma experiência engajadora. 

Essa última ferramenta pode ajudar a transformar sua gestão de pessoas, motivando os colaboradores e automatizando algumas atividades. Descubra o poder dessa solução com o artigo Gamificação no RH: a tendência que veio para ficar!