O gestor e RH devem estar constantemente atentos ao clima organizacional da empresa e de suas equipes, fazendo diagnósticos para identificar problemas e implementando estratégias para melhorá-lo.
O clima organizacional é um dos principais fatores responsáveis pelo rendimento do colaborador no ambiente de trabalho. Se os profissionais estão satisfeitos, há grandes chances deles entregarem maiores resultados, se insatisfeitos há uma enorme possibilidade de acontecer o contrário, com seu rendimento e qualidade no serviço sendo prejudicados.
O que você vai ver neste artigo:
- O impacto do clima organizacional no dia a dia da empresa
- Principais sinais de um clima organizacional ruim
- Estratégias de melhoria por nível hierárquico
- Ferramentas e ações de RH para um clima positivo
- Estudos de caso: empresas que transformaram o clima interno
- Checklist: 10 ações imediatas para melhorar o clima organizacional
- Conclusão: clima saudável como fator estratégico de sucesso
Gestores e líderes são figuras que podem influenciar no clima organizacional de uma empresa e no comportamento das pessoas que nela trabalham. Essa influência está diretamente relacionada à competência e habilidade de lidar com as dificuldades desse âmbito: conflito, frustração, insegurança, desânimo e mais e, claro, com as pessoas, sendo importante implementar treinamentos para gestores também.
Para entender melhor sobre o como o papel do gestor influencia no clima organizacional de uma empresa, continue com a leitura do artigo para descobrir quais estratégias práticas as lideranças e o RH podem adotar para melhorar o clima organizacional em sua equipe.
O impacto do clima organizacional no dia a dia da empresa
Uma empresa com um clima organizacional ruim tem um sério problema em mãos: os funcionários podem perder a motivação e, assim, reduzir sua produtividade e qualidade do serviços; conflitos são mais suscetíveis de acontecerem e escalarem na equipe e, nos piores casos, os talentos pedirem para sair por não aguentarem mais trabalhar em um ambiente pesado e com colegas e lideranças difíceis.
Já um ambiente satisfatório aos colaboradores gera o oposto: é capaz de incentivar os funcionários a entregarem o melhor de si, realizarem suas tarefas com mais dedicação e serem proativos. Como consequência, a empresa aumenta os índices de produtividade e lucratividade.
Outro fator que um clima organizacional positivo oferece é com relação a comunicação interna que, quando instigada, abre espaço para os colaboradores expressarem suas soluções e opiniões e demais questões que influenciam no crescimento saudável da empresa.
Além disso, um clima saudável estimula com que os colegas colaborem entre si, propiciando trocas de conhecimentos, ideias e habilidades, tornando o departamento uma verdadeira equipe.
Diante disso, cabe dizer que a importância de se ter um bom clima organizacional é que a empresa lucra com engajamento, criatividade, produção, motivação, retenção de talento, diminuição de retrabalho, baixa no índice de turnover, conflitos internos e absenteísmo.
Além de todas essas consequências, um clima organizacional positivo ainda influencia na saúde mental e física dos profissionais que, ao se sentirem valorizados pelo ambiente e pelos colegas de trabalho, têm maior motivação e relacionamentos interpessoais mais leves.
Principais sinais de um clima organizacional ruim
Para alcançar um clima organizacional saudável, primeiro é preciso diagnosticar a situação atual. Existem alguns sinais que apontam para um ambiente ruim – portanto, é importante que o RH e os gestores estejam atentos caso na sua empresa esteja acontecendo:
- Conflitos frequentes entre colegas e com a liderança;
- Excesso de fofocas e espírito de competição em níveis não saudáveis;
- Panelinhas e grupos bem divididos na equipe, falta de cooperação entre os funcionários;
- Pouco engajamento nas ações da empresa – treinamento, dinâmicas, campanhas internas, plano de carreira, etc.
- Baixo desempenho no trabalho;
- Índices altos de absenteísmo;
- Índices altos de afastamentos por problemas de saúde;
- Alto turnover/rotatividade de pessoal.
Todos esses problemas devem acender um sinal vermelho na sua organização, fazendo o RH e gestores buscarem ações para promover um bom clima e evitar mais prejuízos para o negócio.
Estratégias de melhoria por nível hierárquico
Ao ver esses problemas acontecendo na equipe, os gestores e a diretoria devem intervir: há algumas estratégias para melhorar o clima organizacional que podem mudar o cenário negativo:
Ações para líderes e coordenadores
Quem lida diretamente e diariamente com a equipe e os funcionários têm um papel central na dinâmica interna, para o bem ou para o mal: liderança e clima no ambiente de trabalho estão completamente interligados, com a postura do primeiro impactando diretamente no segundo.
Por isso, os gestores e coordenadores das equipes devem estar atentos a qualquer mudança no clima organizacional e buscar formas de ter um relacionamento próximo com seus liderados, estando abertos a ouvir suas reclamações, sugestões e ideias.
Conhecer profundamente cada um dos profissionais permite saber como lidar com suas falhas, talentos, perfil e entender o que realmente motiva cada trabalhador – usando essas informações de forma estratégica para manter a equipe saudável e feliz.
Os líderes devem ser capacitados para lidar com conflitos no grupo, a terem uma comunicação assertiva, motivar os funcionários desanimados, estimular um espírito de união e colaboração entre os colaboradores.
liderança e clima no ambiente de trabalho
Práticas para diretoria e alta gestão
Enquanto os gestores diretos atuam em um nível mais individual e com grupos específicos, a diretoria deve agir mais amplamente e estruturalmente.
Primeiro, é preciso ter uma cultura organizacional bem desenvolvida e trabalhada em todos os níveis na empresa, formando uma grande equipe coesa, engajada e visando o mesmo norte. A alta gestão deve se importar com essa questão e, além disso, ser exemplo para toda companhia.
Também é importante que a diretoria reconheça o valor de estratégias como o treinamento e desenvolvimento de pessoas, como forma de estimular a evolução profissional dos talentos da organização e fortalecer seu engajamento com a empresa.
E, essencial: a alta gestão deve apoiar o trabalho do RH, valorizando sua expertise para melhorar a gestão de pessoas.
Ferramentas e ações de RH para um clima positivo
Existem várias estratégias que os profissionais de recursos humanos podem adotar para tornar o clima organizacional mais saudável:
Gamificação como aliada na cultura organizacional
A gamificação pode contribuir nessa área ao fortalecer a motivação e engajamento dos colaboradores em diferentes atividades na empresa, inclusive no treinamento corporativo. O estilo lúdico da dinâmica quebra o gelo e torna mais leve até mesmo as tarefas mais complexas e pouco atraentes.
Além disso, a gamificação pode ser adotada para trabalhar a cultura organizacional com os funcionários, alinhando os valores internos e fazendo cada profissional se sentir pertencente à equipe.
Comunicação interna e clima: como estão conectados
Uma ação eficiente de comunicação organizacional ajuda a reduzir confusões e equívocos no fluxo de informações com as equipes, evitando conflitos e problemas desnecessários. Além disso, essa ferramenta contribui para aumentar o senso de participação dos funcionários nas atividades da empresa, fortalecendo sua sensação de pertencimento.
Programas de reconhecimento e feedback contínuo
Estruturar um sistema de reconhecimento ao bom trabalho e comportamento dos colaboradores incentiva que toda equipe se esforce para esse fim, além de melhorar a motivação e engajamento dos profissionais. Enquanto isso, o feedback incentiva o aprimoramento constante.
Estudos de caso: empresas que transformaram o clima interno
Muitas empresas obtiveram bons resultados ao investir no clima organizacional e em práticas de bem-estar corporativo.
O Grupo Heineken implementou em 2023 a Diretoria da Felicidade: uma estratégia para valorizar a saúde mental, física e social de seus colaboradores. Por meio de diversas ações – desde a educação dos profissionais a benefícios especiais – a empresa busca promover o bem-estar dos seus funcionários e, consequentemente, melhorar o ambiente de trabalho para todos.
A cada 15 dias é feita uma pesquisa de satisfação e felicidade com os cerca de 14 mil colaboradores, tendo um nível de engajamento de 82% em seu primeiro ano e resultando em uma nota 8,7 (em uma escala de 0 a 10).
A Unimed Santa Catarina também quis investir no desenvolvimento humano e profissional dos seus colaboradores. Em parceria com a Ludos Pro, foi desenvolvida a Unisaber – uma universidade corporativa gamificada com mais de 100 cursos.
A formação contempla desde conteúdos técnicos essenciais para o trabalho cotidiano dos profissionais a cursos voltados ao crescimento pessoal, como gestão de conflitos, saúde mental, gerenciamento de estresse e rotina produtiva.Todos os temas ajudam a emancipar os funcionários a criar e manter um clima organizacional saudável.
Checklist: 10 ações imediatas para melhorar o clima organizacional
1- Fazer uma pesquisa de clima interno para diagnosticar a situação;
2- Definir estratégias e um plano de ação para reverter os problemas;
3- Treinar os gestores para que tenham uma relação mais próxima, aberta e saudável com seus liderados;
4- Melhorar a comunicação organizacional;
5- Implementar um programa de recompensas por bom desempenho e comportamento;
6- Oferecer programa de benefícios diversificado;
7- Adotar modelos de trabalho mais flexíveis, com o objetivo de incentivar um maior equilíbrio entre a vida profissional e pessoal dos funcionários;
8- Investir no fortalecimento da cultura organizacional;
9- Investir em gamificação para motivar e engajar os colaboradores;
10- Continuar a monitorar o clima interno e a investir em ações para aprimorá-lo.
Conclusão: clima saudável como fator estratégico de sucesso
Funcionários felizes e um ambiente saudável de trabalho são elementos cruciais para uma boa produtividade e qualidade na empresa. Porém, é preciso monitorar constantemente o humor e opinião da equipe para não ignorar os sinais vermelhos e acabar com um clima organizacional ruim e com os talentos indo embora da companhia.
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