De modo geral, o papel do gestor no clima organizacional é influenciar positivamente os colaboradores a fim de melhorar a qualidade do serviço oferecido por eles e a motivação do ambiente.

O clima organizacional é um dos principais fatores responsáveis pelo rendimento do colaborador no ambiente de trabalho. Se os profissionais estão satisfeitos, há grandes chances deles entregarem maiores resultados, se insatisfeitos há muita possibilidade de acontecer o contrário.

O que você vai ver neste artigo:

Gestores e líderes são figuras que podem influenciar no clima organizacional de uma empresa e no comportamento das pessoas que nela trabalham. Essa influência está diretamente relacionada à competência e habilidade de lidar com as dificuldades desse âmbito: conflito, frustração, insegurança, desânimo e mais e, claro, com as pessoas, sendo importante implementar treinamentos para gestores também.

Para entender melhor sobre o como o papel do gestor influencia no clima organizacional de uma empresa, continue com a leitura do artigo, através dele, você terá acesso ao conceito de clima organizacional, qual a importância do clima e como o gestor pode influenciar positiva e negativamente.

O que é clima organizacional?

O clima organizacional se refere a maneira como os colaboradores da empresa se sentem e se relacionam entre eles, com elementos externos e com clientes. Ou seja, o conceito está relacionado à forma como o profissional percebe a instituição e a sua cultura. Também engloba a maneira com que ele interpreta e reage aos acontecimentos da empresa.

Em outras palavras, o clima organizacional significa como os funcionários percebem a empresa em que atuam. É um conjunto de sensações e pensamentos comuns que grande parte dos profissionais dispõe. Eles influenciam na motivação e na satisfação em trabalhar aquele ambiente, tanto positiva como negativamente.

O clima organizacional não é uma característica a ser implementada, ele é cultivado dia após dias e pode sofrer influência por qualquer situação que aconteça na empresa, por isso precisa ser cuidado para que reações negativas não venham influenciar nos resultados já conquistados.

Qual a importância do clima organizacional?

Um ambiente satisfatório aos colaboradores é capaz de incentivar os funcionários a entregarem o melhor de si, realizarem suas tarefas com mais dedicação e serem proativos. Como consequência, a empresa aumenta os índices de produtividade e lucratividade.

Outro fator que um clima organizacional positivo oferece é com relação a comunicação interna, que quando instigada abre espaço para os colaboradores expressarem suas soluções e opiniões e demais questões que influenciam no crescimento saudável da empresa.

Diante disso cabe dizer que a importância de se ter um bom clima organizacional é que a empresa lucra com engajamento, criatividade, produção, motivação, retenção de talento, diminuição de retrabalho, baixa no índice de turnover, conflitos internos e absenteísmo.

Além de todas essas consequências, um clima organizacional positivo ainda influencia na saúde física e mental dos profissionais que, ao se sentirem valorizados pelo ambiente e pelos colegas de trabalho, têm maior motivação e relacionamentos interpessoais mais leves.

Como o gestor pode influenciar para um bom clima organizacional?

O papel do gestor no clima organizacional influencia diretamente em como o ambiente será. É claro que o líder não é o único responsável, mas ele exerce grande poder sobre. 

Isso porque normalmente a liderança é a que mais tem contato com a equipe e, portanto, sabe de suas necessidades e os problemas relacionados a esse aspecto, sendo a melhor figura para analisar, diagnosticar e trazer mudanças.

Mapeamos algumas ações que o gestor pode desempenhar para ajudar na melhora do clima organizacional de uma empresa.

Suporte diário aos colaboradores

Quando o colaborador sabe que pode contar com alguém que irá lhe dar suporte quando necessário, ele se sente acolhido e apoiado em suas tarefas. Assim, ele passa a focar nas próprias tarefas tendo garantia que, no mais, ele terá suporte se algum imprevisto acontecer. 

Comunicação com a equipe

O papel do gestor no clima organizacional é entender que cada indivíduo é único e por isso nem tudo o que funciona com um colaborador vai necessariamente dar certo com outro. Cada profissional tem um perfil diferente, tanto em termos pessoal como profissional, entender e utilizar isso a seu favor, vai trazer grandes resultados.

O gestor precisa conhecer seu time, caso contrário dificilmente conseguirá ajudá-lo, por isso, promover momentos de interação ou mesmo aproveitar o horário do almoço ou a pausa do café são de fundamental importância para garantir que o clima organizacional seja melhorado.

Ser o espelho da equipe

O gestor é a figura que os demais colaboradores irão se espelhar. Apesar de não ser uma informação nova, muitos líderes esquecem de sua influência e acabam não se policiando em relação a alguns aspectos, como por exemplo a pontualidade. Para exigir que seus liderados sejam pontuais, antes de tudo o líder deve ser também. 

O papel do gestor no clima organizacional de uma empresa é influenciar, sendo exemplo, dando feedbacks, construindo metas, desenvolvendo plano de carreira e dando suporte para que os profissionais atuem com suas melhores performances. Mas para que isso aconteça, o gestor precisa:

  • Entender que é um dos agentes fundamentais do clima organizacional;
  • Criar estratégias para medir o clima e garantir uma equipe engajada;
  • Mensurar a eficácia das ações tomadas
  • Ser rápido em suas decisões;
  • Ser um exemplo a ser seguido;
  • Incentivar a cooperação, a interação e a integração;
  • Corrigir falhas na comunicação.

É preciso lembrar que o trabalho de um gestor influencia no resultado da sua equipe inteira. Com tanta responsabilidade, o gestor precisa adquirir diversas habilidades e competências para conseguir exercer seu trabalho com o êxito que precisa.

Portanto, agora que sabe sobre a importância que o papel do gestor apresenta no clima organizacional de uma empresa, você pode conferir as 10 principais competências e habilidades gerenciais indispensáveis para que ele desempenhe sua função efetivamente. Saber disso te ajudará a ter as competências e habilidades que precisam para dar conta das principais responsabilidades que o cargo exige. Se interessou? Confira aqui!

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