Para dispor de uma equipe de alta performance sua empresa não deve se preocupar somente em promover crescimento aos colaboradores, mas também ao gestor, visto que é ele quem desafia os demais profissionais a se desenvolverem e darem o melhor de si para a organização. Por isso, é de fundamental importância pensar estrategicamente no treinamento para gestores.

Você deve saber bem que liderar pessoas não é a única tarefa que um gestor tem, ainda é preciso: alinhar a equipe com os objetivos da empresa; estabelecer metas e objetivos do setor; organizar e conduzir as atividades dos colaboradores; resolver conflitos internos; engajar a equipe; supervisionar e avaliar resultados e definir melhores práticas para os processos do setor, visando sempre melhorá-los.

E como ser líder é algo que se constrói, a solução para que todas essas práticas sejam realizadas da melhor maneira possível, é desenvolver competências e habilidades certas nessa figura empresarial, através de treinamentos específicos para gestores. 

O mercado educacional focado no ambiente corporativo propõe diversas alternativas de aperfeiçoamento, mas há algumas delas que têm se tornado tendência, e são sobre elas que você vai ler hoje.

O que você vai ver neste artigo:

A importância dos treinamentos para gestores

Treinar os gestores significa investir na empresa, pois o retorno se reflete no desenvolvimento e na eficiência do trabalho tanto do líder quanto de seus liderados. Isso porque profissionais atualizados sabem lidar com as adversidades e desafios do âmbito corporativo e criar soluções inovadores para eles.

Além disso, há outros benefícios que são conquistados por meio da qualificação contínua deste profissional, tornando de grande importância o treinamento para gestores, como:

  • desenvolvimento da comunicação;
  • melhora no desempenho individual e coletivo;
  • aprimoramento contínuo dos processos;
  • avaliação eficaz dos resultados.

Quais treinamentos desenvolver com os gestores?

Diante de tantos benefícios, o RH precisa promover opções para atrair, motivar e capacitar líderes e gestores, mas a dúvida que fica é: quais são as possibilidades de treinamento para gestores que o mundo educacional corporativo oferece? Saiba algumas delas.

Orientação para resultados mensuráveis

Os gestores precisam apresentar resultados constantemente, portanto um treinamento orientado a identificar métricas torna-se uma peça fundamental para melhorar a atuação do gestor no ambiente corporativo. 

O treinamento com foco em resultados, capacita o profissional a saber quais são as métricas de maior relevância e que, portanto, devem ser analisadas para alcançar o objetivo que deseja. Além disso, ele pode possibilitar conhecimento quanto quais práticas o gestor deve desenvolver para interpretar as métricas e concluir se está no caminho correto ou se precisa definir novas estratégias.

Delegação de tarefas

Delegar tarefas é uma das práticas que um gestor deve dispor, e a partir de um treinamento específico, ele passa a saber como fazer isso de forma eficiente e estratégica, visto que saberá como analisar os colaboradores e atribuir as tarefas conforme aqueles que se destacam nas competências e habilidades necessárias para desempenhar tal atividade delegada. Isso possibilita que o resultado seja muito mais satisfatório se compartilhado, por exemplo, com outro profissional que não tem tais práticas.

Porém o treinamento de delegação de tarefa não serve somente para isso, mas também para: 

  • avaliar o profissional que mais se adeque para a atividade;
  • dar autonomia para os liderados;
  • expor de maneira clara o que deve ser feito, de modo que não haja dúvida;
  • estabelecer prazos e métodos de acompanhamento das tarefas que foram delegadas;
  • e identificar os bons resultados dos colaboradores, do setor e da empresa.

Gestão de pessoas

O treinamento que visa capacitar o gestor a gerenciar times tem como objetivo fornecer ferramentas que facilitem analisar os perfis dos colaboradores e estabelecer quais profissionais têm potencial para a geração de uma equipe de alta performance. Então, a partir deste conhecimento, o gestor passa a identificar qual pessoa é mais adequada para determinada tarefa, colhendo melhores resultados.

Aperfeiçoamento da comunicação

A comunicação está diretamente ligada ao sucesso ou ao fracasso de uma gestão, sendo essencial para um líder identificar os momentos certos para ouvir, falar e agir. E um treinamento que desenvolve a comunicação, dá condições para o profissional identificar esses tempos.

Metodologias inovadoras de treinamento

Os treinamentos para gestores podem ser transmitidos de diversas formas, mas acompanhando as tendências das metodologias, há duas maneiras que se destacam quando o assunto é educação corporativa: a gamificação e o microlearning.

Gamificação

Gamificação, também conhecida como ludificação, – no âmbito corporativo – é o uso de dinâmicas e mecânicas de jogos com objetivo de engajar colaboradores, resolver problemáticas e trazer aprendizado de competências e habilidades. 

Este modelo de aprendizado inovador permite com que os gestores tenham acesso a simulações reais, se preparando para situações que ocorrem no ambiente de trabalho, mas ao mesmo tempo através de uma experiência completamente lúdica.

Microlearning

A proposta do microlearning é transformar aquele conteúdo de horas em pequenas aulas fragmentadas, sendo ele distribuído em doses diárias, de forma mais prática, acessível e interessante. O formato leva em consideração a capacidade cognitiva de aprendizado que dispõe de melhor fixação quando o conteúdo é trabalhado a longo prazo.
Gostou deste conteúdo e quer receber uma notificação em primeira mão dos próximos que serão compartilhados aqui no nosso blog? Pois saiba que você pode, é só se cadastrar na nossa newsletter que você terá acesso a tudo.