Como a gamificação pode aumentar a produtividade dos colaboradores?

17 jul 2023

A gamificação é um método que pode ajudar a aumentar a produtividade dos colaboradores, estimulando a sua motivação para realizar as tarefas do dia a dia. Assim, a empresa pode contar com funcionários mais engajados, com maior proatividade e qualidade em seus trabalhos.

Dê um UP nos resultados do seu negócio com a gamificação! Saiba como usar essa ferramenta e aumente a produtividade da organização.

Qual a relação entre gamificação e aumento de produtividade?

Ter uma boa produtividade é uma preocupação de todas as empresas, especialmente por ser um dos maiores desafios no mundo corporativo brasileiro. Existem várias lacunas que geram esse problema — falta de investimento em tecnologia, processos não otimizados, necessidade de mudanças na forma de gestão, entre outras — mas, também é possível melhorar essa questão ao fortalecer a mão de obra da organização. 

Há diversas estratégias para se aumentar a produtividade dos colaboradores, como adotar métodos para aprimorar a gestão do tempo e das demandas, por exemplo. No entanto, há uma opção mais inovadora e atraente para motivar os profissionais e que pode gerar ótimos resultados — a gamificação.

Essa metodologia usa elementos, design e lógica dos jogos para estimular as pessoas a realizarem determinadas atividades ou até mudarem comportamentos, tudo com o objetivo de gerar impactos positivos em suas vidas ou alcançar certo objetivo. Assim, a gamificação aproveita a atração natural que os games despertam para motivar e engajar o público em alguma tarefa. 

O mesmo pode ser feito nas demandas dos funcionários: é possível usar essa estratégia para aumentar a disposição dos trabalhadores no dia a dia, criando dinâmicas gamificadas ligadas às suas funções para incentivar com que tenham mais foco e ânimo para cumprí-las. 

Desta forma, a equipe inteira pode ter rendimentos maiores ao participar dessa atividade, que pode contemplar tanto as tarefas cotidianas ou ser adotada em projetos específicos, que exijam maior motivação dos participantes ou estejam em um contexto especial. 

Além disso, a gamificação também pode ajudar a aumentar a produtividade de outra forma: aplicá-la nos treinamentos corporativos auxilia a atrair e reter a atenção dos colaboradores nas ações educativas, fortalecendo assim a sua aprendizagem ao oferecer uma experiência mais amigável de ensino. Isso significa que os funcionários aproveitarão melhor os conteúdos e atividades propostas, assimilando os conhecimentos e sabendo usá-los no seu dia a dia. 

Até mesmo o espírito de motivação e engajamento no trabalho que a gamificação promove indiretamente ajuda a aumentar a produtividade na empresa, melhorando o ânimo da equipe e influenciando em uma postura de maior dedicação ao serviço. 

Mas, para tudo isso ocorrer, é preciso desenvolver uma atividade gamificação que realmente cative os funcionários na dinâmica.

Como usar a gamificação para envolver os funcionários? 

Os jogos são atividades naturalmente capazes de fisgar as pessoas, seja quando são aplicados no contexto dos esportes ou nos games eletrônicos. Saber usar os elementos certos, equilibrando-os com o objetivo central da estratégia, é a peça-chave para ter uma ação bem sucedida — capaz de engajar os colaboradores e gerar impactos positivos para a empresa. 

Nessa dinâmica, antes de mais nada, é importante conhecer o perfil do público-alvo da atividade: saber quais são suas referências, necessidades, dores, lacunas, expectativas e hábitos é fundamental para desenvolver um programa que realmente chame sua atenção e mantenha seu foco nas tarefas, aumentando o seu engajamento na ação. 

Caso contrário, pode-se criar uma atividade que use elementos, linguagem e ambientação que sejam pouco interessantes para o público-alvo — imagine criar todo um roteiro usando gírias que os colaboradores não estão familiarizados, adotar um tema considerado fora do tom para os participantes ou então aplicar uma dinâmica altamente competitiva com trabalhadores que não tem esse perfil comportamental e até mesmo sem o objetivo de desenvolvê-lo na equipe. Não parecem escolhas desastrosas? 

Todos esses são exemplos de decisões feitas sem conhecer o público da estratégia e que, por esse motivo, podem prejudicar o engajamento dos participantes e, consequentemente, os resultados da ação.  

Além disso, também não se deve esquecer a razão pela qual a gamificação está sendo adotada: se os colaboradores sentirem que a atividade é apenas uma experiência divertida, sem impactos concretos no seu trabalho, eles perderão o engajamento na dinâmica.

Por isso, é importante conhecer bem a metodologia para saber como equilibrar esses dois lados, oferecendo uma atividade cativante, mas também poderosa, para envolver os funcionários e aumentar a sua produtividade. 

Mas, é importante pontuar: a gamificação é uma metodologia completa, capaz de impactar positivamente em outras estratégias de um negócio.

Quais são os benefícios do uso da gamificação na empresa?

O poder de motivar e engajar pessoas que a gamificação proporciona também pode ajudar a fortalecer outras áreas de uma empresa, ajudando a melhorar o desempenho e envolvimento do público-alvo em determinadas ações. 

Nesse sentido, a metodologia oferece uma solução completa que pode ser adotada em estratégias como: recrutamento e seleção; onboarding de novos funcionários; treinamento corporativo; desenvolvimento de pessoas; comunicação interna; plano de carreira; nas tarefas cotidianas dos colaboradores e até com o público externo, em ações de comunicação e marketing.

Assim, é possível promover experiências mais engajadoras e inovadoras para o público-alvo de diversas ações. No marketing, a gamificação pode ser adotada no lançamento de produtos e em eventos, encantando possíveis compradores e investidores ao oferecer uma dinâmica divertida e ligada ao projeto, ou então nas redes sociais para aumentar as chances de viralizar algum conteúdo também relacionado ao negócio. 

Ao mesmo tempo, pode-se usar a gamificação em processos de recrutamento e seleção, proporcionando uma atividade mais engajadora para quebrar o gelo, reduzindo o nervosismo e timidez de alguns candidatos — mas, também auxiliando a revelar posturas dos profissionais, permitindo que o RH descubra seus verdadeiros talentos e comportamentos e avalie com maior assertividade qual deles é o mais alinhado ao perfil da vaga. 

Esses dois exemplos mostram como a gamificação é uma estratégia completa e flexível, podendo ser adequada às necessidades da organização e da ação na qual será adotada. Mais do que experiências engajadoras, ela proporciona relacionamentos mais fortes com vários públicos da empresa. 

Porém, essa é apenas uma amostra do que essa metodologia pode fazer — conheça o poder da gamificação aplicada aos negócios e dê um UP nas suas estratégias!

Qual a relação entre gamificação e aumento de produtividade?

A gamificação pode ajudar a aumentar a produtividade de outra forma: aplicá-la nos treinamentos corporativos auxilia a atrair e reter a atenção dos colaboradores nas ações educativas, fortalecendo assim a sua aprendizagem ao oferecer uma experiência mais amigável de ensino. Isso significa que os funcionários aproveitarão melhor os conteúdos e atividades propostas, assimilando os conhecimentos e sabendo usá-los no seu dia a dia. 

Quais são um dos benefícios do uso da gamificação nas empresas?

Um dos poderes de motivar e engajar pessoas que a gamificação proporciona também pode ajudar a fortalecer outras áreas de uma empresa, ajudando a melhorar o desempenho e envolvimento do público-alvo em determinadas ações. 

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