Adotar a gamificação para desenvolvimento de colaboradores pode ser uma excelente maneira de aprimorar os talentos, reduzir a rotatividade de pessoal e aumentar os resultados da empresa. Assim, incentiva-se o aprendizado contínuo dos funcionários por meio de uma metodologia engajadora e eficiente.
O que você vai ver neste artigo:
- Por que o Desenvolvimento Contínuo é um Desafio nas Empresas?
- O Papel da Gamificação na Capacitação de Talentos
- Benefícios da Gamificação no Desenvolvimento Profissional
- Estratégias de Gamificação Aplicadas ao Desenvolvimento de Colaboradores
- Cases de Sucesso em Desenvolvimento com Gamificação
- Como Implantar uma Cultura de Aprendizado Gamificada
- Conclusão: Colaboradores Mais Engajados e Qualificados com Gamificação
Porém, para quem não conhece tão aprofundadamente a gamificação, pode parecer um desafio implementá-la na organização. Felizmente, existem orientações e empresas especializadas para ajudar a extrair o melhor das estratégias gamificadas em qualquer contexto.
Invista no upskilling e reskilling com a gamificação e fortaleça a retenção de talentos e o engajamento de colaboradores da sua equipe!
Por que o desenvolvimento contínuo é um desafio nas empresas?
Investir em aprimoramento contínuo é fundamental para negócios de todos os portes e segmentos de mercado, tornando seus funcionários cada vez mais produtivos, motivados e valorosos. No entanto, muitas empresas têm dificuldade em implementar treinamentos e desenvolvimento de pessoas – e isso acontece por diversos motivos:
- Manter a frequência das capacitações em meio às cobranças da rotina e flutuações nas demandas;
- Necessidade de planejamento, esforços e investimentos também contínuos;
- Redução do engajamento e dos resultados ao adotar as mesmas metodologias de ensino, em vez de variar os estímulos e inovar nessa ação;
- Falta de preparo do RH;
- Pressão por resultados imediatos;
- Dificuldade em avaliar os resultados;
- Entre outros.
Assim, muitas empresas adotam apenas ações pontuais de treinamento e deixam de aproveitar tantos benefícios que somente uma estratégia de aprendizagem contínua na equipe pode proporcionar.
O papel da gamificação na capacitação de talentos
Investir em metodologias menos tradicionais é uma saída para tornar as ações de desenvolvimento de colaboradores mais engajadoras, frequentes, planejadas e eficientes.
No caso da gamificação, os elementos lúdicos – como storytelling, pontuação e rankings – ajudam a diminuir o peso que as atividades obrigatórias têm: afinal, nem todos os colaboradores se animam em parar suas tarefas para participar dos treinamentos. Uma capacitação gamificada vem tornar essa ação mais dinâmica, quebrando a resistência dos participantes.
Além disso, as plataformas de gamificação costumam coletar, organizar e analisar o desempenho dos participantes nas atividades, oferecendo assim ao RH dados confiáveis e concretos para avaliar os resultados das ações e aprimorá-las constantemente.
Mas, esses são apenas dois exemplos de como investir no desenvolvimento de competências com gamificação é vantajoso para as empresas e RHs.
Benefícios da gamificação no desenvolvimento profissional
Adotar uma cultura de aprendizado gamificado é uma excelente ideia para fortalecer a capacitação dos colaboradores. E isso ocorre por diferentes motivos:
Upskilling e reskilling com jogos
Ao associar a aprendizagem à estímulos positivos, uma estratégia de reskilling e upskilling gamificado pode melhorar a retenção dos conteúdos e habilidades trabalhados nas ações. Dessa forma, é mais fácil os colaboradores aplicarem suas novas e/ou fortalecidas competências na rotina e, assim, gerar mais resultados para a organização.
Redução da rotatividade
Adotar essa metodologia nos treinamentos e ações de desenvolvimento é um ótimo exemplo de como reter talentos com gamificação. Incentivando o aprimoramento constante, os colaboradores se tornam mais valiosos para a empresa e motivados no trabalho, reduzindo o descontentamento de todos os lados e – melhor –, tornando a relação mais saudável e próspera.
Alinhamento à cultura da empresa
A gamificação também torna o treinamento de cultura organizacional mais atraente e engajador, tanto para os recém-contratados quanto para os funcionários com longa carreira na companhia.
Em vez de vários slides sobre a história, valores, missão e visão da empresa, promove-se uma experiência imersiva e interativa para assimilar todos esses itens e os comportamentos desejados para os colaboradores. Dessa forma, melhora-se o alinhamento dos profissionais às expectativas e identidade da organização.
Estratégias de gamificação aplicadas ao desenvolvimento de colaboradores
As estratégias gamificadas aplicam uma série de elementos e itens para estimular a motivação dos participantes e, assim, alcançar os objetivos da ação. No caso do treinamento contínuo com jogos, alguns dessas soluções são:
Jornadas personalizadas de aprendizado
Uma plataforma gamificada é capaz de oferecer trilhas de aprendizagem personalizadas para as necessidades e perfil dos colaboradores. Ainda mais ao usar ferramentas de inteligência artificial, a jornada se torna mais produtiva, engajadora e assertiva, fortalecendo as competências e habilidades realmente importantes e não perdendo tempo com treinamentos desnecessários e redundantes.
Sistema de recompensas e feedback contínuo
A gamificação tem uma vantagem que outras metodologias de aprendizagem não tem ou que pouco exploram: um sistema de recompensas. Ao oferecer frequentemente estímulos, maior se torna a força de atração e retenção dos funcionários nas atividades, pois eles se sentirão incentivados a participar das dinâmicas e, assim, realizar as ações de capacitação.
Além disso, o sistema também proporciona feedbacks contínuos, ajudando ainda mais no crescimento profissional dos participantes.
Indicadores de sucesso e performance
As plataformas de gamificação, por si só, tem suas métricas e formas de controle internas para contribuir na avaliação do desempenho dos colaboradores nas atividades.
Junto com os indicadores do RH, é possível identificar o que pode ser aprimorado na estratégia e o que está dando certo. Tudo isso ajudará ao setor tomar as decisões necessárias para melhorar a gestão de pessoas.
Cases de sucesso em desenvolvimento com gamificação
Empresas de diferentes segmentos estão descobrindo na prática os benefícios de se investir no desenvolvimento de competências com gamificação.
A Aster tinha o desafio de aumentar o engajamento, melhorar o desempenho de seus funcionários e fortalecer sua cultura organizacional, além de estimular um espírito de colaboratividade e motivação no ambiente de trabalho.
A companhia também tinha dificuldades em medir o nível de conhecimento dos profissionais e identificar lacunas em sua aprendizagem, necessitando entender especialmente se eles estavam conseguindo aplicar os ensinamentos dos treinamentos no seu dia a dia ou não.
Para solucionar esses problemas, a Aster firmou uma parceria com a Ludos Pro, especialista em gamificação. Nessa união foi desenvolvida uma universidade corporativa completa, oferecendo cursos específicos para a rotina operacional dos colaboradores – como procedimentos internos e treinamentos técnicos –, além de capacitações voltadas a temas como inclusão, ampliando assim o desenvolvimento dos colaboradores.
Dessa forma, a Aster passou a contar com uma plataforma dinâmica, eficiente e estratégica, ajudando a fortalecer a aprendizagem dos funcionários e a valorizar seus talentos. Mais de 1.500 certificados foram emitidos com a ação, comprovando o engajamento dos colaboradores nas atividades.
Já a Go Image desejava fortalecer o treinamento dos seus profissionais e a comunicação entre os gestores e liderados, além de construir um plano de carreira mais atraente e efetivo.
Com a ajuda da Ludos Pro, foi desenvolvida uma gamificação com plano de carreira para capacitar os colaboradores a progredirem de cargo e também para aprenderem sobre outras áreas caso desejassem migrar para elas. Promovendo o reskilling e upskilling gamificado, aumentou-se o engajamento e aproveitamento nas atividades educativas.
Além disso, foram desenvolvidas trilhas de aprendizagem humanizadas contando com conteúdos vindos dos próprios colaboradores, tornando-os protagonistas da estratégia. O resultado de toda ação? Mais de 153 certificados emitidos, com 100% de taxa de participação e 100% de engajamento!
Como implantar uma cultura de aprendizado gamificada
Para se alcançar resultados bem sucedidos como estes é preciso seguir alguns passos para garantir a eficiência da estratégia de gamificação:
Planejamento
Antes de tudo é preciso analisar quais são os objetivos da ação de desenvolvimento de colaboradores: capacitar tecnicamente as equipes? Aumentar a motivação e o engajamento? Integrar os novos funcionários? Nesse processo é importante definir as metas da estratégia, para depois verificar se foram alcançadas.
Além disso, nessa etapa é importante compreender o perfil do público-alvo da atividade, descobrindo seus gostos, preferências, expectativas e desejos, para montar uma estratégia que seja verdadeiramente engajadora aos colaboradores.
Execução
Também é importante definir quem irá desenvolver a atividade: uma equipe interna ou uma empresa especializada em gamificação? Para isso é preciso saber se há profissionais competentes para criar as plataformas dentro da organização ou elaborar um orçamento para fazer um trabalho externo.
As empresas que desenvolvem as soluções gamificadas costumam criar dinâmicas personalizadas às necessidades de seus clientes, considerando os objetivos do treinamento e o perfil do público-alvo da ação. Assim, maior a probabilidade da ação ser assertiva e engajadora.
Avaliação
Toda estratégia precisa ser avaliada constantemente para verificar sua eficiência. Por isso é importante acompanhar o desempenho dos colaboradores e ter métricas específicas para ver se a gamificação está trazendo os resultados desejados e o que pode ser feito para aprimorar a metodologia.
Conclusão: colaboradores mais engajados e qualificados com gamificação
Investir em uma cultura de aprendizado gamificado é uma ótima opção para tornar os treinamentos e ações de desenvolvimento de colaboradores mais assertivas, engajadoras e eficientes.
Em vez de perder tempo e esforços com metodologias tradicionais, que pouco atraem ou retém a atenção dos participantes, uma plataforma gamificada consegue manter a motivação dos funcionários nas atividades até o fim, ajudando-os a fixar os conhecimentos e habilidades e aplicá-los no dia a dia com maior facilidade.
Mas, essa metodologia não é capaz de beneficiar somente essa estratégia em uma empresa: descubra como reduzir custos e otimizar treinamentos e processos com a gamificação!



