Como a gamificação pode colaborar com o alcance de metas?

19 jun 2023

A gamificação pode ser adotada em uma empresa para aumentar o alcance de metas dos funcionários, motivando-os a serem mais produtivos no dia a dia. Dessa forma, além de ser usada nos mais variados contextos, essa metodologia pode impactar diretamente os resultados do negócio. 

Bata as metas na sua empresa! Saiba como usar a gamificação para melhorar a produtividade e qualidade do serviço dos seus funcionários.

Como a gamificação auxilia no alcance de metas? 

A gamificação é uma estratégia que pode ser adotada para diversas finalidades dentro de uma empresa: no recrutamento e seleção; onboarding de novos funcionários; treinamento corporativo; desenvolvimento de pessoas; comunicação interna; plano de carreira e até no marketing e relacionamento com o cliente.

Porém, outro contexto que também pode ser beneficiado com a aplicação da gamificação são as metas do negócio — é possível desenvolver uma ação gamificada para estimular os colaboradores a aumentarem sua produtividade e qualidade do serviço e, assim, atingirem os objetivos do departamento e dos funcionários. 

A gamificação é uma metodologia que usa elementos que naturalmente despertam a motivação das pessoas, mas aplicadas em atividades cotidianas ou que não sejam tão engajadoras. Neste caso, a lógica dos jogos usa estímulos para encorajar os profissionais a realizarem determinadas tarefas que estejam ligadas às suas metas pessoais e do setor, incentivando que sejam mais produtivos em suas funções. 

Essa ação pode ser feita com os mais variados profissionais da empresa: pode-se criar uma dinâmica gamificada para estimular os vendedores; outra focada no atendimento e suporte ao cliente; uma para a área de marketing e até mesmo para quem atua na produção ou execução dos serviços. 

Cada ação foca nas necessidades e realidades específicas da função, além das metas particulares dos colaboradores e setor. Mas, os benefícios de se adotar a gamificação na empresa vão além desse contexto. 

Como a gamificação ajuda nos resultados?

Existem várias formas nas quais a gamificação pode impactar positivamente os resultados de um negócio. 

Muitas organizações usam a metodologia em suas ações de educação empresarial, aumentando o engajamento e eficiência dessa estratégia. É possível oferecer um treinamento corporativo mais imersivo e interativo, o que contribui para melhorar a participação e a retenção dos colaboradores nas atividades. 

Isso significa que mais funcionários vão aderir às ações e eles irão aproveitar mais os conteúdos — e, assim, irão aprender mais e aplicar os conhecimentos adquiridos nas suas tarefas do dia a dia. Consequentemente, sua produtividade e qualidade do serviço serão aprimorados. No fim das contas, os colaboradores serão capazes de trazer mais resultados para a empresa. 

Mas, a gamificação também pode ser adotada na outra ponta: várias organizações usam a gamificação em ações de marketing para atrair novos clientes e oferecer experiências mais engajadoras aos atuais. 

Uma dinâmica gamificada é capaz de chamar a atenção de pessoas de diferentes perfis, 

promovendo uma atividade que gere respostas positivas por parte do público e que seja relacionada à marca. Essa estratégia também ajuda a fomentar uma imagem mais favorável da empresa, proporcionando uma experiência amigável para os clientes e para as pessoas que tiverem contato com a companhia.

Ao pensar no quadro completo, é fácil entender como a gamificação pode ser uma grande aliada do negócio: com mais clientes e com profissionais produtivos e competentes, a empresa terá mais vendas e, claro, mais lucro e resultados.  

Como funciona e como implementar a gamificação na sua empresa? 

Para implementar a gamificação nas atividades cotidianas dos funcionários, nas ações de educação corporativa e de marketing é fundamental conhecer a estratégia em profundidade para aproveitar o melhor dos seus recursos.

A gamificação é uma estratégia que usa elementos, lógica e design dos jogos em contextos cuja finalidade não é apenas o entretenimento. Storytelling, pontuação e recompensas (tangíveis e intangíveis) são aplicadas em uma atividade para aumentar a motivação e engajamento dos participantes, ajudando assim a melhorar os seus resultados e aumentar o impacto positivo em suas vidas. 

É dessa forma que o uso da gamificação é capaz de atrair e reter a atenção do público em determinadas ações, oferecendo uma experiência mais interativa e imersiva para os usuários. Em vez de atividades monótonas ou batidas, as dinâmicas gamificadas quebram o gelo e propõem algo mais inovador e divertido aos participantes.

Isso vale tanto para clientes, público-alvo, funcionários, parceiros, candidatos à vagas e todos os grupos nos quais a empresa tenha o interesse de engajar. A gamificação pode ser adotada pelas organizações nas mais variadas ações — tudo depende do objetivo e do público-alvo.

Porém, assim como qualquer estratégia, é fundamental seguir algumas dicas antes de investir na metodologia sem ter qualquer plano de como aplicá-la na prática:

Planejamento e acompanhamento

O primeiro passo sempre é planejar a ação: deve-se definir os seus objetivos e metas; escolher em quais processos a gamificação será adotada e qual será o público-alvo dela; estipular o orçamento disponível para a estratégia; e estabelecer os indicadores e métricas usados.

Algo essencial nesse passo é estudar o perfil do público-alvo das ações. É importante conhecer seus interesses, dores, hábitos, expectativas, repertório, entre outras informações estratégicas, para desenvolver uma atividade que seja verdadeiramente atraente e engajadora a eles, além de ser capaz de sanar alguma necessidade em suas vidas. 

Além disso, é essencial definir os métodos de controle da ação, definindo indicadores para acompanhar as atividades e realizar os aprimoramentos necessários quando for o caso. 

Execução

Após definir todas essas questões essenciais, é o momento de colocar a mão na massa e desenvolver a atividade gamificada. Deve-se pensar em todos os elementos que serão incorporados na dinâmica — storytelling? Avatares? Pontuação?  Ranking? Missões? Recompensas reais e tangíveis? 

Essa atividade deve levar em conta os objetivos da ação, equilibrandoo lado lúdico e divertido com a estratégia da empresa e os impactos concretos positivos que devem ser atingidos. 

No entanto, nem todas as organizações têm o conhecimento ou os recursos necessários para desenvolver essa ação sozinha. Por isso, é importante contar com uma parceira para ajudar nesse processo e saber como usar o melhor dessa estratégia em favor da empresa. 

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De forma resumida, como a gamificação auxilia no alcance de metas? 

A gamificação é uma estratégia que pode ser adotada para diversas finalidades dentro de uma empresa: no recrutamento e seleção; onboarding de novos funcionários; treinamento corporativo; desenvolvimento de pessoas; comunicação interna; plano de carreira e até no marketing e relacionamento com o cliente.

Qual é o passo a se seguir quando falamos de planejamento e acompanhamento?

O primeiro passo sempre é planejar a ação: deve-se definir os seus objetivos e metas; escolher em quais processos a gamificação será adotada e qual será o público-alvo dela; estipular o orçamento disponível para a estratégia; e estabelecer os indicadores e métricas usados. Algo essencial nesse passo é estudar o perfil do público-alvo das ações. É importante conhecer seus interesses, dores, hábitos, expectativas, repertório, entre outras informações estratégicas, para desenvolver uma atividade que seja verdadeiramente atraente e engajadora a eles.

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