Existem algumas estratégias eficientes que ajudam a diminuir o retrabalho em uma empresa — e a gamificação é uma delas. Por meio dessa metodologia, é possível otimizar processos e o serviço dos colaboradores, evitando assim diversos problemas na produtividade e qualidade das equipes.
O que você vai ver neste artigo:
Saiba como a gamificação pode contribuir para reduzir o retrabalho e aproveite o melhor dessa tecnologia na sua organização!
O que causa o retrabalho?
Existem vários motivos que levam à necessidade de se refazer determinada tarefa, estratégia ou ação dentro de uma empresa.

Um deles ocorre pela falta de alinhamento entre colaborador e liderança. Quando há diferenças nas expectativas da realização ou resultados do trabalho, geralmente é preciso revisar ou até refazer completamente o serviço para que ele atenda às exigências. Isso pode acontecer devido a um equívoco na comunicação por parte do gestor ou até mesmo por lacunas na capacitação e habilidade dos profissionais.
A adoção de uma estratégia ineficiente ou não compatível com a realidade do projeto também é capaz de gerar retrabalho, especialmente ao partir de um planejamento desatualizado ou malfeito. Nesse caso, os impactos negativos dessa situação podem ser grandiosos — afetando departamentos inteiros e até mesmo o negócio como um todo.
Outra fonte de retrabalho são as falhas técnicas: um equipamento mal regulado ou danificado é capaz de produzir itens que não atendam a qualidade do pedido feito, gerando assim a necessidade de corrigir ou refazer o produto/mercadoria.
Até mesmo forças maiores podem acabar resultando em retrabalho, como a falta de energia ou de sinal de internet, acidentes ou situações inesperadas. No fim, diversos elementos têm a capacidade de interferir na qualidade, produtividade e execução dos serviços na organização.
Pode parecer algo banal em um primeiro momento, mas todo trabalho que deve ser refeito acarreta prejuízos para o negócio, seus profissionais e até clientes — se essa situação acontece com uma grande frequência, então essas consequências negativas aumentam exponencialmente.
Qual a importância de reduzir o retrabalho?
Manter uma empresa em pé exige o cumprimento de uma série de tarefas e demandas. Imagine se, no meio dessa correria, uma parte significativa dessas atividades tivesse que ser refeita: isso não geraria desgastes e prejuízos diversos?
Reduzir o retrabalho é uma questão importante em diferentes sentidos — ajuda a otimizar os processos, aumentar a produtividade e qualidade, aproveitar os talentos e recursos da companhia, melhorar a motivação e o clima organizacional e oferecer um produto e serviço mais valioso para os clientes.
Porém, ignorar essa situação pode gerar vários problemas para o negócio, suas lideranças, funcionários e compradores.
Quais são as consequências do retrabalho?
Ter um índice alto de retrabalho é algo bastante danoso para qualquer negócio. Esse problema impacta diretamente na produtividade e qualidade das equipes, trazendo assim vários impactos negativos:
Perda de tempo
A primeira consequência é que o trabalho feito anteriormente acaba sendo em vão: em vez de passar para as próximas tarefas, o funcionário terá que repetir o processo/atividade novamente para atingir o resultado desejado. Isso representa perda de um tempo que poderia ser empregado mais estrategicamente — e, em larga escala, essa situação traria grandes prejuízos no fluxo de produção e, consequentemente, na produtividade dos profissionais.
Gastos desnecessários
Não é só o tempo que vai para o ralo com essa questão: os materiais e equipamentos empregados na produção; os itens usados na execução do serviço; a mão de obra utilizada; a luz, internet, água, telefone… tudo isso são custos e despesas que não trarão o retorno esperado.
Dessa forma, a empresa tem gastos imprevistos e desnecessários a cada tarefa que deve ser refeita, algo que vai significativamente impactar no financeiro e investimentos da organização.
Mau aproveitamento dos talentos
No entanto, não é só tempo e dinheiro que são desperdiçados com o retrabalho: em vez de partir para outro serviço, o colaborador acaba ficando preso (e até mesmo atrasado) em suas tarefas nessa situação. Em vez de usar suas competências e habilidades de forma estratégica, ele deve repetir algo que já estava pronto ou em encaminhamento — e nem sempre por uma falha sua.
Isso gera frustrações e desmotivação no profissional, além de não aproveitar os talentos que ele tem a oferecer. No fim, essa situação impacta negativamente no seu trabalho e engajamento com a empresa.
Descontentamento dos clientes
Mas os prejuízos do retrabalho não impactam apenas o negócio e os colaboradores. Ter que refazer um serviço ou produto pode acabar atrasando o prazo de entrega e até mesmo reduzir a qualidade da solução ao ter um tempo menor para realizá-la.
Dessa forma, o cliente também poderá ser prejudicado nessa situação e ficar insatisfeito no fim das contas. Compradores frustrados acabam influenciando negativamente a opinião de terceiros e, na pior das hipóteses, afastam um número significativo de pessoas da sua empresa.
Como reduzir o retrabalho com a gamificação?
No fim, ter que refazer algum serviço ou estratégia traz uma série de consequências negativas para profissionais, empresa e clientes. Felizmente, existem várias ações que podem ajudar a reduzir o retrabalho — como investir mais no planejamento, manutenção de equipamentos, qualidade dos materiais envolvidos, nos relacionamentos internos e na capacitação dos funcionários.
Nestes dois últimos casos, há uma ferramenta que pode fazer toda a diferença: a gamificação. Essa estratégia usa elementos de jogos para motivar as pessoas a realizarem tarefas ou mudarem comportamentos, direcionando suas práticas para ações que irão gerar impactos positivos em suas vidas.
Por sua grande capacidade de despertar a motivação e engajamento, a gamificação vem sendo adotada em atividades como treinamento corporativo, desenvolvimento de pessoas e comunicação empresarial. Mas, como essas ações podem ajudar a reduzir o retrabalho?
Uma boa comunicação e relacionamento interno contribui para alinhar expectativas sobre o serviço de cada colaborador, reduzindo equívocos, falhas e atritos nessa dinâmica. Assim, os funcionários saberão exatamente o que se espera deles, além do nível de produtividade e execução que se demanda de sua função.

Enquanto isso, as ações de educação corporativa ajudam a aumentar a qualificação dos profissionais, fortalecendo suas competências, habilidades e bons comportamentos. Isso tornará possível evitar o retrabalho devido a falhas na capacitação dos colaboradores, melhorando assim sua produtividade e eficiência no serviço.
Mas, esse é só um exemplo de como essa estratégia pode beneficiar a empresa. Descubra como utilizar a gamificação para treinamento corporativo e aumente a qualificação dos seus funcionários!