Ter uma comunicação efetiva é fundamental em qualquer situação, especialmente dentro das empresas. Esse elemento facilita a compreensão de todos os envolvidos nas ações, estratégias, metas e boas práticas em seus setores, contribuindo para o desenvolvimento de um ambiente saudável, fortalece o marketing do negócio e o contato com o público.
O que você vai ver neste artigo:
- A Importância da Comunicação Efetiva para Empresas
- Estratégias de marketing
- Atendimento ao cliente
- Relacionamento interno
- Alinhamento de estratégias
- 5 Dicas para Obter uma Comunicação Efetiva
- 1- Conhecer o público
- 2- Definir a estratégia
- 3- Usar linguagem apropriada
- 4- Definir canal e momento
- 5- Aplicar metodologias complementares
Quer melhorar a comunicação em sua empresa? Confira essas 5 dicas para torná-la efetiva e ter mais resultados em diversas áreas do negócio.
A Importância da Comunicação Efetiva para Empresas
A comunicação empresarial é uma área importante, mesmo que muitas organizações não deem seu devido valor. Não é à toa que uma das figuras mais conhecidas do país, o Chacrinha, dizia: “quem não se comunica, se trumbica” — uma falha no entendimento entre os envolvidos pode gerar vários problemas em um negócio, como conflitos desnecessários, desalinhamento de informações importantes ou piora no clima interno na equipe.
São várias as atividades que têm melhores resultados ao se ter uma comunicação eficiente:
Estratégias de marketing
Toda empresa precisa saber como atrair, encantar e fidelizar seus clientes, e a comunicação é uma peça essencial nessa dinâmica. É preciso saber usar as palavras, canais, temas e conteúdos diversos para impactar as pessoas e despertar seu interesse na marca.
Uma estratégia equivocada pode gerar um efeito contrário, confundindo os compradores e despertando antipatia. Tudo isso colabora para criar uma crise de imagem e, infelizmente, resulta em perda de vendas.
Atendimento ao cliente
A comunicação do marketing pode ser excelente, mas, mesmo assim, o cliente pode se irritar e deixar de comprar se o atendimento não for igualmente maravilhoso. Esse pilar é fundamental para oferecer uma experiência encantadora ao público e, mais do que realizar uma venda, fidelizar o comprador.
Escutar as reclamações, sugestões, dúvidas e ainda sim usar esse contato como oportunidade para fortalecer o relacionamento com o cliente é algo que pode gerar resultados incríveis para o negócio.
Relacionamento interno
Essa questão não impacta apenas o público externo de uma empresa. Uma comunicação eficiente pode ajudar a motivar, engajar e extrair o melhor de cada colaborador, inclusive contribuindo para criar e manter um ambiente de trabalho saudável para todos.
Problemas de comunicação em uma equipe podem gerar desentendimentos desnecessários, prejudicar o relacionamento com o líder e colegas e até mesmo influenciar negativamente na produtividade e qualidade do serviço.
Alinhamento de estratégias
Uma comunicação eficiente na empresa é fundamental para que todos os envolvidos em um projeto entendam seus objetivos, razões, métodos, indicadores, responsabilidades e etapas, alinhando os detalhes da estratégia para se alcançar os resultados desejados.
Problemas nessa situação podem comprometer o andamento dos trabalhos e, consequentemente, afetarem negativamente o desempenho da empresa e o atingimento das metas.
Seja ter uma comunicação assertiva entre pessoas ou ao realizar ações estratégicas, desenvolver um contato eficiente e relacionamento saudável com os diferentes públicos de uma empresa é imprescindível para o sucesso de uma empresa.
5 Dicas para Obter uma Comunicação Efetiva
Realizar uma comunicação efetiva em uma empresa não é uma tarefa tão simples e fácil assim, caso contrário, muitas organizações não teriam este gargalo. No entanto, existem dicas práticas que podem contribuir para se alcançar esse patamar e aprimorar várias áreas e dinâmicas no negócio.
1- Conhecer o público
O primeiro passo em qualquer estratégia é conhecer, de forma aprofundada, o público-alvo da ação. A melhora na comunicação deve ser com o grupo interno ou externo? Com os clientes em potencial ou atuais? Com os colaboradores, lideranças, fornecedores ou parceiros?
Cada um desses públicos tem seus hábitos, interesses, expectativas, desejos e dores. Não se pode usar a mesma estratégia em grupos tão distintos, pois isso diminui as chances de efetividade da ação. A personalização é uma tendência em diversos contextos, especialmente na comunicação e atendimento.
Essa pesquisa pode ser feita com formulários, testes, grupos focais, levantamento de informações, entre outros métodos — a coleta de informações foi facilitada pelas plataformas e ferramentas digitais, desenvolvidas para essa função, ou com aplicativos que conseguem extrair os dados.
Saber com quem se fala é importante para descobrir quais são as melhores estratégias para despertar o engajamento do público e alcançar os objetivos da ação.
2- Definir a estratégia
Conhecer o público é o primeiro passo de um planejamento relacionado à comunicação empresarial. Essas informações devem servir de base para a estratégia, pois não dá para realizar uma ação sem definir quais serão as atividades, metas, métodos e táticas adotadas.
Imagine um vendedor que aborda o comprador em potencial sem saber o que falar, a campanha de marketing que não pensou em quais canais explorar, a ação interna que não conhece os incentivos certos para engajar os colaboradores… não se pode fazer uma comunicação efetiva sem planejamento.
3- Usar linguagem apropriada
Um dos elementos que deve estar no planejamento da estratégia é a linguagem adotada nas ações. Uma campanha voltada para os parceiros jurídicos é completamente diferente de uma de marketing voltada aos clientes adolescentes, por exemplo. As palavras mudam, o tom, os elementos visuais ou de outros formatos, as referências, o conteúdo... só para citar algumas variáveis.
Nesse sentido, também é importante usar algumas técnicas como a comunicação não violenta para entender todo o processo, inclusive o lado do público, para elaborar mensagens efetivas e evitar conflitos desnecessários.
4- Definir canal e momento
Mais do que as palavras, também é preciso entender a importância de escolher os canais mais adequados e o momento em que o público receberá a comunicação. Existem vários exemplos negativos disso, mas um deles é clássico: o telemarketing que liga para pessoas que não autorizaram esse contato, justamente no pior horário possível.
Em vez de engajar, vender ou alcançar o objetivo da ação, esse tipo de tática pode prejudicar a imagem da empresa e irritar o público.
5- Aplicar metodologias complementares
Dependendo do objetivo e alvo da estratégia, pode-se usar métodos complementares para aumentar os resultados da comunicação. Estratégias como funil de vendas, inbound, ferramentas digitais, jogos e gamificação contribuem para fortalecer o relacionamento com o público e oferecer uma experiência mais personalizada e engajadora — seja para os colaboradores, fornecedores, parceiros, lideranças, clientes e mercado.
Nesse sentido, uma dessas metodologias consegue fazer muito mais pela sua empresa. Descubra como a gamificação pode trazer inúmeros benefícios ao seu negócio, inclusive para a comunicação interna e externa, e dê um UP na sua organização!