Desenvolvimento de Habilidades Sociais Através da Gamificação

15 jan 2024

A gamificação é uma poderosa estratégia para o desenvolvimento de habilidades sociais nos profissionais de uma empresa. É possível despertar e trabalhar competências que fazem a diferença na dinâmica da equipe e nos resultados do dia a dia — tudo em uma abordagem inovadora e eficiente. 

Como a Gamificação Pode Aprimorar Suas Habilidades Sociais

A gamificação é uma solução que pode gerar uma série de impactos positivos para uma empresa, ajudando a otimizar processos e potencializar talentos, inclusive auxiliando no desenvolvimento de competências diversas. 

Benefícios da Gamificação no Desenvolvimento de Habilidades Sociais

Mesmo os jogos voltados somente para o entretenimento são capazes de despertar algumas habilidades positivas em seus jogadores. Qualidades como concentração, trabalho em equipe, competitividade saudável, espírito de liderança, mentalidade de resolução de problemas, comunicação eficiente, empatia, entre outras podem ser estimulados em quem participa de uma dinâmica lúdica.

Imagine então usar os mesmos mecanismos de forma estratégica na sua empresa: soluções gamificadas eficientes tem o poder de trabalhar habilidades sociais como estas nas equipes de uma organização, despertando comportamentos que irão gerar impactos positivos na produtividade, qualidade e até mesmo no clima interno do departamento — tudo em uma atividade engajadora, inovadora e eficiente. 

Estratégias Eficazes para Implementar a Gamificação

Para alcançar esses resultados, é fundamental saber como adotar essa metodologia. Não basta implementar qualquer solução lúdica sem ter o conhecimento do método ou domínio das tecnologias envolvidas na atividade. Caso contrário, pode-se desenvolver uma ação pouco engajadora e de baixo impacto no desempenho dos profissionais. 

Entretanto, quando se investe em planejamento e eficiência ao desenvolver uma atividade gamificada — ainda mais ao contar com uma especialista nesse processo — a empresa, os funcionários e todos os envolvidos são beneficiados. 

Exemplos de Sucesso no Desenvolvimento de Habilidades Sociais

É comprovado os benefícios do uso da gamificação na educação empresarial, seja aplicada aos treinamentos corporativos ou às ações de desenvolvimento de pessoas. Negócios de diferentes portes e segmentos de mercado vem investindo nesta metodologia para potencializar suas equipes — inclusive ao trabalhar as habilidades sociais dos colaboradores. 

Casos Reais: Como Empresas Utilizaram a Gamificação

Várias empresas adotam soluções gamificadas em diferentes estratégias, especialmente para fortalecer a gestão de pessoas e despertar os talentos internos. 

A CPFL Energia, por exemplo, aplicou a metodologia em parceria com a Ludos Pro para criar um programa especial para seus funcionários. Eles poderiam acompanhar a jornada de 4 personagens, cada um com o seu desafio e todos relacionados à comportamentos traçados pela empresa. Foram desenvolvidos mais de 30 jogos e atividades na ação, com o uso de pontos, ranking, medalhas e certificados para despertar e manter o engajamento dos participantes em toda a dinâmica. 

A plataforma Nosso Jeito de Ser da CPFL teve uma taxa de mais de 99% de engajamento, mais de 94% de performance nos módulos e mais de 2 mil colaboradores impactados. Esse é apenas um caso dos milhares do bom uso da gamificação para estimular os funcionários de uma companhia. 

Resultados Mensuráveis no Desenvolvimento de Habilidades Sociais

Esses números mostram na prática que é possível implementar mecanismos para avaliar o desempenho dos colaboradores nas atividades e até mesmo o impacto das ações no dia a dia. 

Uma plataforma gamificada é capaz de coletar, organizar e avaliar a performance dos participantes em cada tarefa, oferecendo relatórios do progresso dos funcionários e das suas dificuldades nessa jornada. 

Também pode-se usar ferramentas de avaliação de desempenho ao longo do processo, comparando os resultados antes e depois da adoção da gamificação, e até mesmo coletar feedbacks das lideranças e de colegas para ter uma noção ampla dos impactos no cotidiano e na performance de cada profissional e da equipe como um todo. 

Passos para Implementar a Gamificação em Treinamentos

É importante seguir algumas orientações para adotar a gamificação com eficácia, gerando os resultados desejados e aproveitando melhor todos os recursos disponíveis. Algumas questões que devem ser levadas em conta são:

Identificação das Habilidades Sociais-Chave

Primeiramente, deve-se definir quais são as habilidades sociais que devem ser trabalhadas em cada atividade, estabelecendo os objetivos da ação. Deve-se promover um treinamento voltado para as lideranças, que busca desenvolver a capacidade de tomar decisões e assumir responsabilidades pelo departamento? Uma dinâmica para fomentar o senso de cooperação entre os funcionários, estimulando a melhora no espírito de equipe? 

Nesse sentido, é fundamental também entender o perfil do público-alvo da atividade: quais são as lacunas de habilidades e comportamentos que estão prejudicando a produtividade, qualidade e bem-estar dos colaboradores e na dinâmica da equipe? Quais competências ajudariam a potencializar os talentos e a melhorar o clima interno? 

Definir os objetivos da estratégia e as habilidades sociais-chave é essencial para se ter uma estratégia que vai gerar impactos positivos concretos na empresa. 

Design de Atividades Gamificadas

A partir dessas definições, deve-se estruturar a metodologia e desenhar as atividades que serão aplicadas. Quais dinâmicas serão adotadas na estratégia? Quais recursos serão usados para se cumprir os objetivos, mas ainda sim despertar o engajamento do público-alvo?

Pode-se estimular o senso de competitividade entre os profissionais por meio de um mecanismo de pontuação e ranking ou a capacidade de resolução de problemas com um storytelling imersivo, por exemplo. Tudo depende da estratégia adotada. 

Desenhar as atividades, usando os elementos corretos, é fundamental para o sucesso da ação. Por isso, é importante considerar a parceria com uma empresa especializada em gamificação, capaz de extrair o melhor da metodologia e das tecnologias disponíveis em favor do negócio.

Acompanhamento e Avaliação do Progresso

Também é essencial definir mecanismos de controle e avaliação da estratégia e do desempenho do público-alvo nas atividades, verificando se a ação está gerando os impactos desejados ou não.

Deve-se estabelecer indicadores e métodos de avaliação dos resultados alinhados aos objetivos da estratégia, além de acompanhar o progresso de cada funcionário em toda a dinâmica e no seu dia a dia. Isso ajudará o RH e as lideranças a identificar problemas, lacunas e oportunidades de aprimoramento na ação, fortalecendo a educação corporativa e a gestão de pessoas como um todo. 
Todas essas orientações são fundamentais para aproveitar o que a gamificação tem a oferecer de melhor no desenvolvimento de habilidades sociais dos colaboradores. Mas, é possível atingir um nível superior ao contar com uma especialista nessa estratégia — conquiste ainda mais resultados com a plataforma gamificada Ludos Pro e dê um UP na gestão de pessoas da sua empresa!

Banner-teste-gratis-artigo
Por que a gamificação é considerada uma estratégia poderosa para o desenvolvimento de habilidades sociais em profissionais de uma empresa?

A gamificação é considerada poderosa porque, de maneira inovadora e eficiente, desperta e trabalha competências cruciais na dinâmica da equipe, impactando positivamente os resultados do dia a dia.

Quais são alguns benefícios específicos da gamificação no desenvolvimento de habilidades sociais?

A gamificação estimula habilidades como concentração, trabalho em equipe, liderança, resolução de problemas e empatia, gerando impactos positivos na produtividade, qualidade e clima interno da empresa.

Quais são os passos fundamentais para implementar a gamificação em treinamentos com eficácia?

Os passos incluem a identificação das habilidades sociais-chave, o design de atividades gamificadas alinhadas aos objetivos, e o estabelecimento de mecanismos de acompanhamento e avaliação do progresso, garantindo o alcance dos impactos desejados no desenvolvimento de habilidades sociais.

Engaje. Incentive. Inspire.

  • Engajar times
  • Aumentar performances
  • Agilizar a aprendizagem
Mulher em ambiente gamificado se transformando em sereia

Nossas conquistas

  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo watchlist company
  • Selo boostlab
  • Selo cubo Itaú
  • Selo GESAwards
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo watchlist company
  • Selo boostlab
  • Selo cubo Itaú
  • Selo GESAwards
Pular para o conteúdo