As ferramentas tecnológicas têm-se mostrado um recurso essencial para a sobrevivência de uma empresa no ambiente atual. Isso porque elas estão ajudando os gestores e empreendedores a automatizar processos, deixando as empresas mais ágeis e, consequentemente, mais lucrativas.

Além disso, os negócios modernos têm tomado decisões mais rápidas, melhorado a comunicação interna e externa, gerado novos modelos de aprendizagem educacional e conquistando o mercado como nunca antes, tudo por conta da tecnologia.

O que você vai ver neste artigo:

Por isso, não importa se sua empresa é micro, pequena, média ou grande, as ferramentas tecnológicas são essenciais para ela e nós vamos mostrar o porquê. Veja nos próximos parágrafos como a tecnologia se infiltrou nos processos corporativos e como ela tem facilitado a vida das empresas.

Além disso, confira dicas de ferramentas que você precisa contar se deseja diminuir custos, agilizar processos e aumentar seu faturamento. Basta seguir com a leitura para ter acesso a todas as informações.

Quais são os benefícios da tecnologia para as organizações?

Quais-sao-os-beneficios-da-tecnologia-para-as-organizacoes

Há centenas de vantagens relacionadas ao uso de ferramentas tecnológicas no âmbito profissional e esses benefícios se estendem a todos os stakeholders da corporação. Veja, agora, quais são os principais.

Redução de custos:

A tecnologia no geral auxilia na organização das finanças empresariais, porque a partir dela, a empresa consegue ter maior visibilidade de todos os custos e entradas e, assim, tomar decisões importantes sobre. Por exemplo, a empresa consegue analisar em qual área é possível fazer cortes e realocar recursos.

Aumento da produtividade:

guia-para-aumentar-a-produtividade

A tecnologia consegue padronizar processos, assim, as chances de haver um desvio de padrão dos fluxos de trabalho diminuem. Como consequência há menos erros e retrabalho e mais produtividade na linha de trabalho.

Melhora na gestão de talentos:

Ao utilizar softwares, a corporação consegue automatizar a parte de gestão de pessoas da empresa, desde o gerenciamento dos vendedores até a administração de habilidades e competências dos profissionais da companhia. Essa ação implica em diversas consequências positivas para a organização, que passa a reter melhor seus talentos, melhora a lealdade dos colaboradores com a empresa e, ainda, diminui o absenteísmo das equipes.

Melhora na comunicação interna:

Dispor de uma comunicação efetiva é essencial para o sucesso de uma empresa, isso porque uma vez que os profissionais e líderes se comunicam bem, o trabalho fica alinhado com os objetivos da empresa, diminuindo as chances de erros. O trabalho da tecnologia nesse sentido é facilitar a comunicação tanto horizontal, que se refere aos colegas de trabalho do mesmo nível, como vertical, que acontece entre líderes e/ou superiores com seus liderados. 

Otimização dos pontos de contato com cliente:

Há muitos pontos de contato entre cliente e empresa e todos eles precisam estar conectados com a mensagem que a empresa quer passar para que ele venha ficar satisfeito e se torne um promotor da marca. A tecnologia permite que todos os pontos de contato fiquem claros e organizados, de modo que a empresa tenha controle de todos eles.

Quais são as principais ferramentas tecnológicas para implementar na empresa?

Quais-sao-as-principais-ferramentas-tecnologicas-para-implementar-na-empresa

Descubra algumas das ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado que podem ajudar seu negócio a se desenvolver ainda mais.

Big Data

O volume de dados que uma empresa precisa processar diariamente é enorme, pois é através de informações que ela toma decisões, têm insight para melhorar performances e atende as necessidades dos clientes.

O processo de coleta, tratamento, análise e armazenamento de grandes volumes de dados e de diversas variedades é conhecido como Big Data. Com a ferramenta Big Data, a empresa consegue fazer o gerenciamento desses dados e torná-lo útil para a empresa. 

A área de marketing, por exemplo, pode interligar esses dados e com eles fazer campanhas mais efetivas, que vão de encontro com o que o cliente está esperando, colocando, assim, maiores resultados.

Cloud computing

Cloud computing é o tão conhecido armazenamento de informações e de software em nuvem. Essa ferramenta dá mais segurança aos seus dados porque todas as informações salvas na nuvem são criptografadas, possibilitando que somente pessoas com autorização acessem os documentos.

Além da segurança que o armazenamento em nuvem oferece, ele também facilita o acesso a essas informações, visto que elas podem ser acessadas em qualquer lugar. Só é necessário dispor de um dispositivo, como notebook, tablet ou smartphone.

Assinatura eletrônica

Burocracia em excesso só atrapalha o desenvolvimento da empresa, principalmente em tempos modernos, em que o desafio de fazer mais em menos tempo é diário. Por isso que ferramentas que diminuem as burocracias são fundamentais.

Uma dessas ferramentas tecnológicas criadas para amenizar ou mesmo eliminar a burocracia, é a assinatura e envio de documentos de forma eletrônica. Essa ferramenta pode ser utilizada através de qualquer dispositivo que tenha acesso a internet e tem a mesma validade que um documento assinado em papel.

jornada-da-gamificacao

O serviço, ainda, permite o gerenciamento de arquivos, disponibiliza acesso diferenciado aos documentos – conforme o nível de responsabilidade dos profissionais – e protege documentos sensíveis com criptografia a nível bancário.

O serviço também se integra com outros sistemas de gestão corporativa, como as plataformas CRM, e aplicativos de produtividade, como o Google Apps.

Sistema CRM

O sistema de CRM (sigla para Customer Relationship Management) ajuda a corporação a coletar dados do público e do negócio. Entre as questões que ele ajuda a entender, é quanto aos pontos de contato que os clientes têm optado para entrar em contato com a sua organização – site ou redes sociais, por exemplo. 

Além disso, através desse sistema, você consegue identificar o perfil de pessoas que sua empresa não tem atingido. A ferramenta consegue traçar melhores ações de marketing para alcançar essas pessoas em potenciais que ainda não se transformaram em consumidores da marca.

Sistema LMS

Um dos diversos avanços tecnológicos na educação corporativa, o Learning Management System (LMS) – Sistema de Gestão de Aprendizagem em português – é uma plataforma de educação virtual que ajuda a implementar novos recursos no ensino corporativo.

A partir dele, a empresa consegue criar, personalizar, organizar e realizar a gestão de cursos e treinamentos on-line, tornando possível inserir tecnologia no processo de aprendizagem em todos os treinamentos da organização. 

Gostou deste assunto? O que acha de conferir sobre as tecnologias que estão fazendo sucesso na sala de aula especificamente? Todas são ferramentas que podem ser inseridas na trilha de aprendizagem da sua empresa. Confira!

teste-gratis-por-7-dias
Quais são os benefícios da tecnologia para as organizações?

– Redução de custos
– Aumento da produtividade
– Melhora na gestão de talentos
– Melhora na comunicação interna
– Otimização dos pontos de contato com cliente

Quais são as principais ferramentas tecnológicas para implementar na empresa?

– Big Data
– Cloud computing
– Assinatura eletrônica
– Sistema CRM
– Sistema LMS