Diagrama de Pareto: o que é, benefícios e como fazer?

4 pessoas enfileiradas onde temos na ponta esquerda um homem grisalho de terno ao lado de uma mulher de cabelos castanhos segurando uma prancheta com alguns papéis, ao seu lado um homem negro de terno olhando os dois e por último uma mulher branca loira de óculos.
08 ago 2023

O Diagrama de Pareto é uma ferramenta de qualidade bastante reconhecida no mundo corporativo. Desenvolvida em forma de gráfico, essa metodologia pode ser uma boa aliada na tomada de decisões e resolução de problemas em uma empresa.

Já ouviu falar na Regra 80/20? Descubra como o Diagrama ou Princípio de Pareto pode ajudar a sua gestão!

O que é o Diagrama de Pareto?

Princípio de Pareto, Regra ou Lei 80/20, são vários os nomes dados a uma das ferramentas de gestão de qualidade mais conhecidas e adotadas no meio corporativo. No entanto, o seu funcionamento é simples: o Diagrama de Pareto oferece uma representação gráfica das falhas e lacunas na empresa e de suas possíveis causas, permitindo com que as lideranças tenham informações estratégicas para tomar decisões e solucionar esses problemas.

O conceito nasceu dos estudos do sociólogo e economista italiano Vilfredo Pareto (1848-1923), que desenvolveu diversas contribuições importantes nas pesquisas científicas. A princípio, Pareto buscava entender a distribuição desigual das riquezas do seu país, chegando à conclusão de que 20% da população detia 80% dessas riquezas. 

Mais tarde, em meados dos anos 90, um nome bastante reconhecido na área de gestão de qualidade — Joseph Moses Juran — se debruçou sobre os ideias de Pareto e desenvolveu a ferramenta que se aplica nos dias de hoje, trazendo a mentalidade do economista do século XIX para o universo corporativo atual. Assim, a Regra 80/20 ou o Princípio foram batizados em homenagem ao estudioso italiano. 

O Diagrama de Pareto tem uma lógica específica: enquanto o senso comum acredita que um grande conjunto de causas gera uma pequena porcentagem dos problemas ou dos impactos positivos em uma situação, esse conceito aposta no inverso — que é um pequeno grupo de causas que acarreta na maioria das consequências negativas ou favoráveis em determinado contexto. 

Essa é a ideia por trás da regra 80/20: 80% dos problemas são gerados por 20% das falhas. Dessa forma, se concentrar em resolver estes 20% irá contribuir profundamente em solucionar a maior parte das dores de cabeça da organização.

Porém, mais do que apenas uma conclusão teórica, essa ferramenta oferece uma representação gráfica e um guia de análise para que a companhia descubra quais são esses problemas e suas causas — tudo para que seja possível corrigi-los e, dessa forma, melhorar o desempenho do negócio. 

Para que serve o Diagrama de Pareto?

Não é à toa que esse nome e suas variáveis são tão conhecidos no mundo corporativo: a Lei do 80/20 é capaz de gerar diversos impactos positivos em uma companhia. 

Essa ferramenta pode ser usada para ajudar a empresa a identificar as causas e consequências dos seus problemas, tudo com maior facilidade ao oferecer uma representação visual deste contexto — tornando o entendimento da situação mais acessível e prático aos funcionários e gestores.

Informações como as avaliadas no Diagrama são estratégicas para que as lideranças tomem decisões mais assertivas e resolvam lacunas e falhas da organização, conseguindo assim melhorar o seu desempenho. 

Além disso, ao ter uma postura de melhoria contínua, naturalmente os processos internos serão otimizados. Isso significa que gerarão menos desperdícios e mais resultados em suas rotinas, ajudando assim também na produtividade da companhia. 

No fim, o Princípio de Pareto permite com que a empresa descubra como agir com rapidez para solucionar a maior parte de seus problemas e, dessa forma, otimizar seus processos e melhorar seus resultados.

O Diagrama de Pareto é uma ferramenta que pode ser aplicada em diferentes situações do dia a dia, descobrindo a causa de problemas como: reclamações de clientes; atraso em entregas; insatisfação de funcionários; identificação dos produtos e serviços que geram menos lucros, entre outros.

Quais os benefícios do Diagrama de Pareto?

O Diagrama de Pareto surgiu há dois séculos e mesmo assim permanece contemporâneo. Sua função de identificar a relação entre ação e causa e mostrar o resultado por meio de um gráfico, torna essa ferramenta atemporal e de grande utilidade, principalmente em um mundo onde volatilidade, complexidade, ambiguidade e incerteza fazem parte da rotina de uma empresa.

Se você está em busca de uma alternativa para analisar um conjunto de problemas (defeitos, feedbacks negativos, erros de entrega e etc.), saiba que o Diagrama de Pareto é uma excelente opção e apresenta inúmeras vantagens, e nós compartilharemos algumas delas com você agora, basta seguir com a leitura.

Mapeia os pontos críticos de uma empresa

Por meio do Diagrama de Pareto, sua empresa pode identificar quais são os pontos críticos que possui. Em outras palavras, é possível saber se existe algum processo, setor, produto ou qualquer outra questão que esteja interferindo nos ganhos da sua organização, ou seja, ocasionando prejuízos.

A partir disso, você pode trabalhar para solucionar essas falhas e tornar a empresa mais lucrativa.

Melhor organização e gerenciamento dos dados

Como já mencionado por aqui, o Diagrama de Pareto é um sistema gráfico. Por mostrar os dados dessa forma, eles ficam melhor organizados e mais fáceis de serem gerenciados. 

Ao bater o olho já é possível identificar os pontos negativos e os problemas que a empresa possui. Com ele, sua corporação passa a ter não só uma perspectiva dos lucros, mas de questões que possam estar afetando-a.

Uma ferramenta auxiliar na tomada de decisão

O Diagrama de Pareto é bastante benéfico quando se trata de tomar decisões. Por ser uma ferramenta que evidencia os pontos de melhorias de uma empresa, é possível criar planejamento e metas a fim de solucionar os problemas identificados e, consequentemente, melhorar a eficiência da empresa.

Ou seja, com o Diagrama de Pareto, as decisões são mais conscientes, pautadas em dados concretos e levam em consideração questões de fato relevantes, como os pontos de melhoria.

Solucione os problemas da forma mais eficiente possível

Assim como fica mais claro identificar lacunas, com o uso dessa ferramenta, sua empresa também tem maior facilidade de encontrar a solução para os seus problemas.

Parece um mito, mas a verdade é que no mundo corporativo é fácil encontrar empresas tendo dificuldade de identificar o que há de errado com o negócio, mesmo com tantas ferramentas, acesso a informações e maneiras de avaliação que facilitam esse processo.

O Diagrama de Pareto surge como ferramenta para identificar gaps, criar estratégias e implementar medidas para solucionar os problemas mapeados.

Melhor uso dos recursos

O Gráfico de Pareto não se limita em mostrar apenas um problema, mas vários que podem estar impedindo a empresa de crescer. Deste modo, você passa a gerenciar melhor seus recursos e esforços a fim de solucionar o que verdadeiramente está atrapalhando no crescimento do seu empreendimento.

Como fazer o Diagrama de Pareto e colocá-lo em prática?

Em 6 passos, você consegue criar um diagrama de Pareto capaz de transformar o desempenho da sua empresa. Confira, a seguir, quais são eles.

Defina o objetivo

O primeiro passo é traçar um objetivo a ser seguido. Pense que em um cenário hipotético em que deseja identificar qual produto do seu portfólio talvez esteja afetando no resultado da sua empresa. Ao colocar isso em foco, é crucial que se mantenha nele até o fim, para que o resultado saia de acordo com a realidade.

Colete dados relevantes para o seu objetivo

Como você tem lido por aqui, os dados são parte fundamental na construção de um Diagrama de Pareto. Todo seu conceito está centrado nesse aspecto. Portanto, depois de definir um objetivo, é preciso coletar informações concretas.

Lembre-se que dados inconsistentes podem levar a resultados incorretos, logo, essa parte requer muita atenção. Há inúmeras opções gratuitas e pagas que te ajudam a coletar dados relevantes para o seu negócio. 

Defina uma categorização

Juntamente com as ações um e dois, é preciso definir uma categorização. O que seria isso? Estabelecer em qual nicho irá atuar, porque não pode contemplar mais que um, pois isso gerará resposta imprecisa e fará do Diagrama de Pareto uma ferramenta ineficaz.

Construa as barras de ocorrências

O Diagrama de Pareto é estruturado como qualquer outro gráfico, mas neste caso, é preciso adicionar as ações e benefícios, pois só assim as barras estarão delimitadas e todos que terão acesso ao documento, conseguirão visualizar onde encontra-se o problema da empresa.

Faça um gráfico de linhas com porcentagens

O Gráfico de Pareto também é comumente conhecido pela expressão 80/20, é uma referência ao gráfico de porcentagens e à estatística mais alta, ou seja, do maior problema identificado.

Esse nome revela uma característica imprescindível da ferramenta, a necessidade de adicionar estatística. Neste caso, os números são colocados em ordem decrescente, priorizando o problema mais frequente. Assim, é possível facilmente visualizar as informações.

Próximo passo: análise dos dados

Reúna profissionais expertise da área de planejamento e faça uma análise dos dados. Apesar de ser um sistema descomplicado, o Diagrama de Pareto só é eficaz quando criado com dados corretos e analisado por pessoas entendidas no assunto.

Crie ações corretivas

Após identificar os motivos que têm influenciado negativamente a sua empresa, crie um plano de ação para solucionar cada um deles. A partir disso, você deverá implementar ações corretivas para acabar com o problema ou dificultar sua incidência.

Monitore os resultados

As ações não terminam no passo anterior, é preciso, ainda, acompanhar os efeitos das atividades implementadas e, se houver a necessidade, reajustá-las para que as melhorias sejam de fato sustentáveis em curto, médio e longo prazo.

É preciso ter em mente que o Diagrama de Pareto é uma ferramenta de análise que contribui muito para identificar possíveis problemas do seu negócio, porém, ela não substitui outras abordagens ou métodos de solução de problemas mais detalhados.

No caso de situações do dia a dia, ela é uma excelente alternativa, porque garante uma visão rápida de circunstâncias que merecem maior atenção, agora para problemas complexos, cabe utilizar outras opções disponíveis.

Como usar o Diagrama de Pareto?

O Princípio de Pareto pode ser traduzido por um gráfico, ajudando todos os envolvidos a enxergarem os dados com facilidade. 

Nesse estudo, o eixo horizontal marca as causas dos fatos que serão analisados, representados em colunas; enquanto o vertical retrata a frequência dos acontecimentos.

Porém, antes de montar o diagrama, é importante definir alguns pontos importantes, como:

  • Situação (ou problema) analisada pela ferramenta; 
  • Objetivo da ação;
  • Período analisado;
  • Classificação dos dados usados no diagrama;
  • Cálculo da frequência das situações;
  • Porcentagem da frequência e causas.

Nesse sentido, o primeiro passo de todo processo é listar os problemas da empresa, possíveis causas e a frequência em que elas acontecem, além de coletar todos os dados referentes ao contexto. Dessa forma, toda análise terá um embasamento que retrate a realidade e as informações quantitativas para se realizar os cálculos necessários. 

Depois desse levantamento, deve-se ordenar os problemas (os itens) em ordem decrescente, colocando no topo aqueles que são mais relevantes para o negócio. Assim, o diagrama é estruturado para valorizar as situações que gerarão maiores impactos na dinâmica interna.

Após esse processo, é a hora de colocar os dados — junto com os cálculos da frequência das situações no gráfico. Nesse desenho, também é incluída uma linha para demonstrar o acumulado dos problemas do contexto.

No fim, o diagrama deve demonstrar que um pequeno número de causas ocasiona a maior parte das dificuldades da organização. 

Conclusão

O Diagrama de Pareto é uma ferramenta que pode ser bastante útil em uma empresa, ajudando as lideranças a identificar as causas da maioria dos problemas e a resolvê-los com agilidade para melhorar o desempenho da companhia. 

No entanto, a proporção do 80/20 não é algo que consegue ser aplicado com sucesso em todas as situações. É importante se avaliar caso a caso o que deverá passar por essa avaliação ou o que pode ser investigado por outras ferramentas. 

Mesmo assim, muitas vezes é possível identificar que há uma causa que gera mais impactos na situação analisada — seguindo a lógica do Diagrama de Pareto. Por isso, as lideranças devem estar por dentro de diferentes estratégias para controlar os processos e implementar ações de melhoria contínua. 

Mas, no fim das contas, para se ter uma gestão de qualidade eficiente dentro da empresa, é preciso estar atento a várias questões e métricas, acompanhando áreas estratégicas para identificar problemas e implementar soluções — tudo para alavancar o desempenho do negócio. 

Conheça 7 indicadores de qualidade que você precisa estar atento e tenha o controle da sua organização!

Qual a função do diagrama de pareto?

Essa ferramenta pode ser usada para ajudar a empresa a identificar as causas e consequências dos seus problemas, tudo com maior facilidade ao oferecer uma representação visual deste contexto — tornando o entendimento da situação mais acessível e prático aos funcionários e gestores.

O que é o diagrama de pareto?

O Diagrama de Pareto tem uma lógica específica: enquanto o senso comum acredita que um grande conjunto de causas gera uma pequena porcentagem dos problemas ou dos impactos positivos em uma situação, esse conceito aposta no inverso — que é um pequeno grupo de causas que acarreta na maioria das consequências negativas ou favoráveis em determinado contexto. 

Como funciona o diagrama de pareto?

O Princípio de Pareto pode ser traduzido por um gráfico, ajudando todos os envolvidos a enxergarem os dados com facilidade. 
Nesse estudo, o eixo horizontal marca as causas dos fatos que serão analisados, representados em colunas; enquanto o vertical retrata a frequência dos acontecimentos. 

Engaje, incentive e inspire: Gamifique.

A Ludos Pro foi desenvolvida com os recursos que você precisa para oferecer treinamentos gamificados rápidos, eficientes e muito mais dinâmicos. Tudo em um único lugar!

  • Impulsione o engajamento da sua equipe
  • Potencialize a performance com foco em resultados
  • Revolucione o processo de aprendizagem e desenvolvimento

Nossas conquistas

  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo GESAwards
  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo boostlab
Pular para o conteúdo