Com todas as responsabilidades do dia a dia sendo cobradas, é difícil para muitos profissionais manterem o ritmo de aprendizado, mesmo em suas próprias áreas. Por isso é cada vez mais importante que você, como um bom gestor, invista na capacitação de seus colaboradores. Uma boa forma de fazer isso é usar uma plataforma de cursos online de qualidade.

Claro, escolher o método correto de ensino não é tão fácil assim. Porém, considerando o contexto da maioria das empresas hoje em dia — onde a flexibilidade e autonomia são mais encorajados —, um ambiente virtual é perfeito. O colaborador encaixa as aulas em seu próprio horário, pode estudar nas horas vagas e mantém seu nível de produtividade na empresa.

Não sabe como escolher a plataforma ideal para sua equipe? Sem problemas, nós vamos falar um pouco mais sobre o tema e dar algumas dicas que podem ajudar sua empresa. Acompanhe!

Por que ter uma plataforma de cursos online é importante?

Otimiza os treinamentos da empresa

Marcar uma data, levar algumas horas para preparar uma sala, tirar todos os colaboradores que serão treinados de seus postos de trabalho e depois ter que arrumar tudo, dificilmente compensa o esforço. Se a aula em questão for pequena, você terá mais trabalho de preparo do que de aula. Se for longa, perderá um dia inteiro de forma ineficiente.

Uma plataforma online resolve boa parte desses problemas. Todo o material está sempre disponível, então não é necessário preparar a mesma aula várias vezes. Seus colaboradores podem pegar as lições em módulos pequenos durante o tempo livre, sem perder tempo de trabalho. Isso aumenta o alcance do seu ensino e exige menor uso de recursos.

Torna o processo de capacitação mais engajador

Uma plataforma de cursos online não é a mesma coisa que um monte de textos no computador. Pelo contrário, a ideia é que um bom sistema tenha recursos de ensino para que as aulas sejam ainda mais marcantes e fáceis de absorver. Há várias formas de atingir esse objetivo, mas vamos falar delas daqui a pouco.

Como consequência, os colaboradores que participam desses cursos tendem a ser mais ativos, buscando informações adicionais e, acima de tudo, evitando a evasão durante o processo. Se o curso mantiver seu time engajado, então seu aproveitamento tende a ser bem maior.

Facilita o acompanhamento do progresso da equipe

Lembra-se de quando estava na escola e seus pais eram chamados para ver suas notas e falar do seu desempenho? Bem, tinha um bom motivo para isso: é a informação que eles precisavam para descobrir se tinham que mudar alguma coisa na sua rotina e corrigir algum problema. Em uma plataforma online, essas informações também estarão disponíveis para a empresa.

Você não terá que deixar sua equipe de castigo. Mas entender, por exemplo, que a maior parte da sua equipe apresenta dificuldades com o módulo específico do seu curso, já ajuda a enxergar algum ponto onde você pode melhorar. Seus profissionais já devem estar se esforçando para aprender, então cabe a você facilitar este processo.

O que procurar ao escolher sua plataforma de cursos online?

Formatos de conteúdo disponível

Diferentes mídias têm diferentes efeitos na absorção de conteúdo. Se você olhar a pirâmide de aprendizado de William Glasser, vai notar que há uma diferença enorme na retenção de conteúdo de acordo com a forma como ele é apresentado. Uma leitura simples significa uma retenção de 5%, enquanto um envolvimento mais profundo e ativo chega a até 80%.

A melhor forma de se aproximar desse ideal de 80% (considerando que o participante não poderia ensinar) é utilizar todos os recursos audiovisuais e didáticos disponíveis, como vídeos, áudios, quadros, atividades interativas e gamificação. Uma plataforma online será muito mais eficaz se ela contar com esses recursos.

Plataforma responsiva

Como já dissemos, uma das vantagens dos cursos digitais é que os colaboradores podem fazê-los no próprio tempo, sem interferir muito em suas rotinas. Porém, para algumas pessoas, isso significa assistir um módulo de aulas no celular durante a viagem no ônibus ou, até, em um computador público. E seria muito inconveniente se o site ou aplicativo não funcionasse em algum desses aparelhos.

Por isso, antes de escolher sua plataforma de cursos online, veja se ela apresenta boa responsividade entre diferentes aparelhos, sistemas operacionais, velocidades de conexão e navegadores. Assim, você garante que toda a sua equipe poderá aproveitar os cursos sem muita dificuldade.

Segurança do ambiente digital

Uma boa plataforma de cursos online precisa ter todas as camadas possíveis de proteção disponíveis. Firewall de alto nível, antivírus, rastreamento de acessos e qualquer outra ferramenta de proteção de informação que você possa imaginar. Com o crescimento dos crimes virtuais, todo cuidado é pouco.

Parece um pouco de paranoia para você? Ok, pare para pensar no tipo de informação à qual um invasor teria acesso se chegasse ao sistema de cursos online. Primeiro, ele saberia o nome e cadastros de quase toda a sua equipe. Com esses dados, seria mais fácil usá-los para invadir o sistema da sua empresa sem levantar suspeitas, sequestrar dados, entre outros crimes. Acho que você já entende a mensagem: a segurança da plataforma é fundamental.

Nível de personalização das aulas

Um grande problema que você pode ter com algumas plataformas de ensino é a falta de flexibilidade. Claro, você não precisa necessariamente ter acesso ao código fonte, servidores nem nada do tipo. Seria mais fácil começar a própria plataforma se fosse assim. Mas você ainda precisa ter ferramentas suficientes para criar um curso que melhor atenda às suas demandas.

Algumas plataformas são extremamente engessadas, com módulos fixos, pouca variedade de ferramentas e, em alguns casos, nem é possível mexer no layout e no visual. Quanto mais flexível for a plataforma, mais fácil é adaptá-la a mudanças na sua estratégia. Afinal, sua equipe não será sempre a mesma.

Agora que você tem essas informações, pode encontrar a plataforma de cursos online que melhor atende à sua empresa. Lembre-se que a gamificação é uma tendência forte como método de ensino. Quanto mais interatividade está envolvida, mais eficaz tende a ser o aprendizado.

Quer conhecer uma plataforma que trabalhe este conceito e aplique-o em seu negócio? Então, venha conhecer a Ludos Pro e entenda como a gamificação pode potencializar os cursos online da sua empresa!