6 Técnicas de treinamentos que você precisa conhecer!
Educação

6 Técnicas de treinamentos que você precisa conhecer!

Preencha seu email e receba conteúdos exclusivos
Obrigado pelo seu cadastro!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Investir em técnicas de treinamento corporativo é uma forma de aprimorar a qualidade do trabalho dos colaboradores. Existem vários modelos que podem trazer benefícios a sua organização, porém cada um tem seus objetivos e funções específicas. Além disso, nem todos irão caber na sua realidade ou resolver suas necessidades, por isso é fundamental conhecer cada possibilidade antes de adotar qualquer estratégia. 


Não perca tempo com ferramentas ineficientes! Continue lendo esse artigo e saiba mais sobre essas 6 técnicas de treinamentos:


1- Treinamento de Lideranças

2- Treinamento de Setores

3- Treinamento Motivacional

4- Treinamento de Cultura

5- Desenvolvimento Profissional e Pessoal

6- Coaching Empresarial 

6 Técnicas de Treinamento para Aprimorar sua Gestão de Pessoas


Um treinamento empresarial eficiente pode trazer diversos benefícios para uma organização: seus colaboradores podem conhecer as boas práticas do seu setor; melhorar seu conhecimento técnico; desenvolver novas habilidades comportamentais; se preparar corretamente para assumir uma nova função; aumentar sua motivação e engajamento com a empresa; entre outras tantas vantagens.


No entanto, cada técnica de treinamento tem o seu objetivo e foco de atuação. Isso significa que cada necessidade relacionada a educação corporativa precisa de uma ação própria, que atenda assertivamente essa demanda: nem sempre dá para usar a mesma solução para problemas diferentes e achar que dará um resultado excelente em todos os casos. 


Para te ajudar a saber qual estratégia sua equipe precisa, montamos essa lista de técnicas de treinamentos que você precisa conhecer:


1- Treinamento de Lideranças


Não é qualquer pessoa que pode assumir uma posição de liderança na empresa. Uma escolha equivocada pode trazer diversos prejuízos, como desmotivar os colaboradores e até mesmo aumentar a rotatividade de pessoal.


Mesmo os profissionais que têm aptidões naturais para a função precisam passar pelo treinamento para assumir a posição de liderança ou reciclar seus conhecimentos, descobrindo como podem cada vez mais extrair o melhor de sua equipe. Essa ação deve contemplar tanto questões técnicas, sobre o departamento e o que a empresa espera dessa gestão, quanto comportamentais, aprendendo a motivar os colaboradores, lidar com a pressão e com pessoas de perfis diferentes em um mesmo grupo. 


2- Treinamento de Setores


Uma ação de educação corporativa pode focar em um determinado departamento para alavancar seus resultados. Sua equipe comercial está com dificuldades de bater as metas? Uma recente mudança na legislação da área precisa ser conhecida pelo jurídico? Uma nova ferramenta vai ser adotada na produção e os colaboradores ainda não sabem utilizá-la? Esses são apenas alguns exemplos práticos da necessidade dessa técnica de treinamento.


Isso significa montar ações específicas para as necessidades de cada setor, aplicando a linguagem mais amigável a estes colaboradores e outros elementos que façam parte de seu perfil: uma equipe jovem de marketing provavelmente não vai se motivar com uma estratégia inteiramente tradicional, sem usar recursos multimídia, por exemplo. Por isso que é sempre importante conhecer bem o público-alvo dos treinamentos antes de desenvolver a estratégia.


3- Treinamento Motivacional


Às vezes a correria da produção acaba diminuindo o ânimo na empresa. Ou então algumas dificuldades internas (e até externas) podem prejudicar o clima organizacional. Nesses casos um treinamento focado na motivação e bem estar dos colaboradores pode ajudar a melhorar o engajamento e espírito dos colaboradores. 


Assim, sua equipe irá produzir mais e com maior qualidade: um funcionário desmotivado dificilmente irá atender um cliente tão bem quanto um colaborador engajado, por exemplo. Pense nas consequências desse fato isolado, e como essa questão pode prejudicar sua empresa se o problema for generalizado. 


4- Treinamento de Cultura


Outro ponto que influencia no engajamento dos colaboradores é a cultura da empresa. Esse elemento pode ajudar o funcionário a se sentir parte da organização, acreditando e lutando por seu sucesso a cada dia. Isso significa profissionais mais motivados, produtivos e eficientes na sua equipe.

O treinamento da cultura organizacional pode incluir a história da empresa - que pode ser mais engajadora ao contar com técnicas de storytelling -, seus valores, missão e visão. Essa ação pode ser adotada para todos os colaboradores, por isso a linguagem precisa ser bastante acessível.

5- Desenvolvimento Profissional e Pessoal


Um fator não ligado exatamente ao conhecimento técnico dos profissionais, mas que ainda sim influencia muito no seu desempenho, são seus comportamentos e posturas. Imagine os impactos no ambiente de trabalho um funcionário que não sabe trabalhar em equipe, que é grosseiro ou preconceituoso: com certeza seus colegas teriam dificuldades de lidar com esse profissional, impactando negatividade o clima interno e prejudicando o desempenho de todos.


Por isso também é fundamental implementar uma ação de desenvolvimento de pessoas para ajudar seus colaboradores a mudarem comportamentos negativos, estimular novas habilidades positivas e ter um melhor rendimento. Esse trabalho é feito de forma mais individualizada, analisando questões internas do funcionário, como sua motivação, engajamento e satisfação.


6- Coaching Empresarial 


Apesar de algumas polêmicas, um profissional sério de coaching pode ajudar na gestão de pessoas da sua empresa. Esse trabalho atua de forma individual e coletiva para desenvolver os talentos, trabalhando questões subjetivas como autoconfiança, gestão e visão de negócios. 

 

Esta ação pode ser adotada para todos os públicos, desde os colaboradores aos líderes e diretores, ajudando-os a potencializar suas qualidades e trabalhar seus pontos fracos. 


Invista em Metodologias Inovadoras


Adotar essas técnicas de treinamento na sua empresa é uma ótima forma de melhorar a qualidade e produtividade dos seus colaboradores. Esse trabalho é ainda mais eficaz ao implementar metodologias dinâmicas, que engajem e motivem os funcionários a realizar as atividades de educação corporativa.


Neste sentido, o mercado oferece diversas estratégias, como o EAD e Project Based Learning. Porém, uma metodologia que vem se destacando no exterior e, aos poucos, ganha espaço no Brasil é a gamificação. Usando elementos de jogos - como storytelling, pontuação e recompensas - em contextos que não se resumem ao entretenimento, essa metodologia motiva os usuários a completarem determinadas tarefas ou mudarem certos comportamentos.


Dessa forma, a gamificação está sendo adotada nas empresas para otimizar processos como treinamento corporativo, recrutamento, onboarding de novos funcionários, comunicação interna e até a realização das tarefas cotidianas - tornando essas ações mais engajadoras e, consequentemente, mais efetivas.


Os modelos eletrônicos da gamificação ainda oferecem relatórios detalhados do desempenho dos colaboradores nas atividades, ajudando o RH a ver quais funcionários estão com mais dificuldade, quais pontos do treinamento precisam ser aprimorados e os conteúdos que estão sendo bem assimilados. 


Descubra o que a gamificação pode fazer por sua empresa! Converse conosco e conheça os benefícios dessa estratégia que irão melhorar sua gestão de pessoas.


No items found.
Veja outros conteúdos sobre assuntos relacionados:
O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários.
Veja outros posts relacionados
logo sioux grouplogo siouxlogo ludos prologo pgblogo movieplaylogo go gamers
icon linkedinicon instagramicon facebook