Utilize uma Plataforma EAD Gamificada no seu treinamento
Educação

Utilize uma Plataforma EAD Gamificada no seu treinamento

Preencha seu email e receba conteúdos exclusivos
Obrigado pelo seu cadastro!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Adotar uma plataforma EAD é uma forma de tornar os treinamentos corporativos mais flexíveis, dinâmicos e econômicos. Mas é possível aumentar os resultados ao aliar essa estratégia a gamificação! Descubra nesse artigo como a união dessas duas metodologias pode beneficiar a sua empresa.


Plataforma EAD e Empresas


O ensino a distância quebrou paradigmas: se antes a educação era restrita ao espaço físico e temporal das salas de aulas, agora as pessoas podem aprender em qualquer lugar e horário, usando até o seu próprio celular. Isso tornou o aprendizado mais acessível e dinâmico, pois quem não conseguia estudar por conta de restrições geográficas ou mesmo financeiras têm a possibilidade de encontrar conteúdos educacionais de qualidade, aumentando o seu conhecimento, seja para fins pessoais ou profissionais - tudo com praticidade e em questão de segundos. 


Essa tecnologia significou uma grande mudança no segmento educacional, dando a oportunidade para muitos voltarem a estudar e a um novo mercado se desenvolver. No caso das empresas, o EAD trouxe várias vantagens para o treinamento corporativo, seja para aprimorar os conhecimentos técnicos ou desenvolver habilidades comportamentais nos seus colaboradores, competências que também são fundamentais para o sucesso da organização.


Implementar uma plataforma EAD na educação corporativa traz vários benefícios: 


1. Torna os treinamentos mais flexíveis, pois os colaboradores podem estudar nos horários que lhe forem convenientes (e que não atrapalhem seu fluxo de trabalho) e possibilita que respeitem o seu ritmo de aprendizagem;


2. Otimiza o tempo dos colaboradores, considerando essa flexibilidade de horários, o que também impacta na produtividade dos funcionários;


3. Dinamiza os treinamentos, poisos colaboradores não precisam ficar um longo período sentados em uma cadeira,apenas aprendendo passivamente por meio das explicações dos instrutores. Os funcionários podem interagir com os recursos eletrônicos, tutores e outros estudantes - até mesmo de outras partes do país/mundo;

4. Torna os colaboradores mais proativos e independentes, pois depende deles o progresso nas aulas. Assim, eles se engajam mais com a aprendizagem e podem reter mais informações das atividades;


5. Fortalece a aprendizagem e afixação dos conhecimentos ao utilizar formatos variados de conteúdo, o que favorece pessoas que têm maior facilidade de estudar com estímulos diferentes;

6. Maior controle do desempenho dos colaboradores nas atividades, porque as plataformas costumam oferecer relatórios detalhados do seu progresso. Isso ajuda o RH a identificar quais funcionários estão com dificuldades, quais assuntos precisam ser melhor trabalhados e o que está dando certo na dinâmica;

7. Redução de custos e esforços, pois a empresa não precisa locar um espaço, pagar o deslocamento dos colaboradores, reservar um horário alinhado à agenda dos instrutores, nem parar a produção para os funcionários participarem do treinamento;


8. Possibilidade de combinar o EAD com outras estratégias, tornando o treinamento ainda mais eficiente e engajador.


Tudo isso demonstra como adotar uma plataforma EAD pode ser uma ótima ideia para aprimorar os treinamentos corporativos. Porém, nem todos os colaboradores se adaptam ao modelo: nem sempre as pessoas se sentem motivadas a assistir os vídeos, interagir com os colegas e estudar os materiais, precisando de um incentivo maior para realizar as atividades. E a gamificação pode ser a solução para alcançar esses profissionais e melhorar seu desempenho!

Plataforma EAD Gamificada: como funciona?


Aliar estratégias como o EAD e gamificação pode ser a chave para aumentar o engajamento nos treinamentos corporativos. Em resumo, a segunda metodologia usa elementos comuns aos jogos - como avatares, storytelling, missões e recompensas - para motivar as pessoas a realizarem determinadas tarefas, como estudar, por exemplo. 


A gamificação é uma inovação que vem ganhando espaço nos mais diferentes segmentos, como saúde, política, segurança e educação, gerando resultados animadores para quem investe em sua metodologia. Enquanto em países como os Estados Unidos, os jogos estão se consolidando no dia a dia das empresas, no Brasil essa estratégia ainda tem bastante campo para ser explorado


Mas, o que atrai tanto as empresas para essa metodologia? A gamificação ajuda a aumentar a motivação e engajamento dos colaboradores em suas atividades, seja para realizar o treinamento corporativo, fazer as provas do processo de recrutamento, participar do onboarding de novos funcionários, se envolver na comunicação interna e até mesmo a ser mais produtivo nas suas tarefas cotidianas. Todas essas situações acabam gerando impactos na dinâmica da equipe e no desempenho da organização como um todo, consequentemente ajudando em seus resultados. 


Além disso, ao aliar elementos lúdicos e aprendizado, as informações dos treinamentos serão fixadas na mente dos funcionários com maior efetividade, por serem associadas a estímulos positivos. Os colaboradores terão mais facilidade ao lembrar do que aprenderam e usarão esse conhecimento nas tarefas do dia a dia, gerando o valor buscado pela ação.


A própria dinâmica de jogo torna essa estratégia amigável aos participantes, pois grande parte das pessoas apreciam esse tipo de atividade. A Pesquisa Game Brasil 2018 (feito pelo Sioux Group, Blend New Research, ESPM através do GameLab e Go Gamers), mostrou que 75,5% dos brasileiros jogam em plataformas eletrônicas. Isso demonstra como essa lógica é bem aceita e popular nas nossas vidas: e assim será também na empresa. 


Essa ludicidade já ajuda a quebrar um pouco a seriedade e obrigatoriedade do treinamento corporativo, fazendo a atividade ser mais atrativa e dinâmica, e o fato de ser uma metodologia ativa de aprendizagem é outro ponto que também contribui nesses fatores. Tudo isso aumenta o engajamento dos colaboradores nas tarefas, evitando as desistências e baixo índice de participação.


Assim como no EAD, as plataformas gamificadas também permitem acompanhar de forma imediata e prática o desempenho dos colaboradores nas atividades. Desta forma, o RH pode monitorar a efetividade da estratégia e mapear os pontos que precisam ser aprimorados no conteúdo e aqueles que estão sendo bem assimilados, ajudando a melhorar constantemente todo o processo. 


Usar a gamificação na plataforma EAD é uma forma de tornar essa estratégia ainda mais efetiva, usando os elementos motivadores, interativos e imersivos dos jogos para impulsionar os colaboradores a se aprimorar profissional e pessoalmente. Assim, os funcionários geram mais resultados para a empresa e alavancam o seu desempenho.


Quer saber mais como adotar a gamificação e o EAD na sua empresa? Baixe gratuitamente o Guia para Elaborar um Treinamento Online Gamificado e aprimore sua educação corporativa!


No items found.
Veja outros conteúdos sobre assuntos relacionados:
O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários.
Veja outros posts relacionados
logo sioux grouplogo siouxlogo ludos prologo pgblogo movieplaylogo go gamers
icon linkedinicon instagramicon facebook