Escolher o melhor LMS para uma empresa pode ser uma incubência desafiadora. Com tantas opções no mercado, é preciso conhecer bem as necessidades e realidade da organização antes de tomar qualquer decisão – tudo para não acabar desperdiçando tempo, esforços e dinheiro.

Nesse artigo vamos te ajudar a saber o que precisa ser levado em consideração na hora de decidir pelo melhor LMS para sua empresa e, desta forma, ter mais resultados com a educação corporativa. 

O melhor LMS para a empresa

Escolher a ferramenta ideal para sua organização não é uma tarefa fácil: uma decisão equivocada e não tão bem planejada pode gerar muitos desperdícios, sejam financeiros ou de esforços e tempo, além de não trazer os benefícios desejados. Se isso acontece em diversos projetos e contextos da empresa, imagine essa situação na gestão de pessoas, em que tantas variáveis fazem parte desse processo.  

É preciso levar em conta diversas questões antes de investir em alguma estratégia para melhorar a gestão de pessoas, afinal, elas não são como máquinas – padronizadas e automatizadas – e sim cada uma pensa, sente e age de formas diferentes e possui seu próprio modelo mental

Nesse sentido, é importante conhecer o público que vai receber o treinamento e também planejar bastante antes de optar por uma ou outra solução LMS. Com tantas variedades no mercado, é fundamental ver quais são os recursos oferecidos e compará-los com a realidade e necessidades da organização.

Geralmente um LMS oferece recursos como videoaulas, textos complementares, infográficos, gravações de áudio, fóruns, chats, questionários, testes, emissão de certificados, opções de personalização, versão mobile e alguns usam a gamificação para tornar a dinâmica ainda mais engajadora e eficiente. 

Porém, antes de verificar os recursos de um LMS e implementar essa estratégia é preciso conhecer a sua própria empresa primeiramente.

O que sua Empresa precisa?

Não dá para tentar solucionar um problema que você nem mesmo sabe qual é. Antes de investir em uma estratégia para aprimorar a gestão de pessoas, é fundamental entender quais são as necessidades das equipes e da empresa, o perfil do público-alvo e o orçamento disponível para a ação. Só assim será possível analisar as opções de LMS e escolher a melhor para sua organização.

Saber as necessidades

Antes de mais nada, faça um Levantamento das Necessidades de Treinamento para saber quais são as lacunas, falhas e oportunidades dentro das equipes e desenvolver um projeto de educação corporativa que realmente solucione as demandas da empresa. 

O LNT é uma ferramenta básica e extremamente útil para o RH identificar a situação das equipes e montar ações que vão torná-la mais produtiva.

Conhecer o público

Faça também um estudo sobre o público-alvo da ação: conheça suas preferências; referências; expectativas; necessidades; costumes e linguagem. Essa pesquisa vai ajudar a montar um perfil dos seus colaboradores, o que facilitará na hora de desenvolver um treinamento que seja realmente eficiente e na escolha do melhor LMS para sua empresa.

Não fazer esse estudo pode gerar problemas mais tarde. Imagine montar um treinamento com elementos que desagradem os colaboradores ou optar por uma plataforma difícil de ser usada: isso iria diminuir a motivação e engajamento dos participantes nas atividades e torná-la ineficaz. 

Definir o orçamento

Outro ponto fundamental é estabelecer o orçamento para a ação. Não adianta investir em uma ferramenta de alto valor se não for possível oferecer um treinamento contínuo aos seus colaboradores. Assim como não dá para escolher uma opção gratuita, como os MOOCs, e não estar atento à algumas de suas limitações. 

Ter controle do orçamento dos treinamentos e detalhar cada gasto nas atividades é fundamental para ter recursos necessários para fazer ações verdadeiramente eficientes, sem precisar arrecadar ainda mais investimento a estratégia. A otimização desses fundos será positiva ao RH. 

Como identificar o melhor LMS para sua empresa

Após entender quais são as necessidades da sua organização, o perfil dos colaboradores e as possibilidades financeiras, já é possível verificar se o LMS é realmente uma boa solução para sua educação corporativa. Caso contrário, existem outras metodologias inovadoras para se adotar – mas se essa plataforma é a ideal para sua empresa, agora é a hora de buscar o melhor sistema.

É importante fazer uma grande pesquisa com diversos fornecedores, analisando todas as possibilidades. Como dissemos, existem opções gratuitas, mas que oferecem certas limitações – como não emitir certificados ou não ter versões em português, por exemplo.

Verifique todos os recursos disponíveis pelas plataformas e compare com as necessidades e realidade da sua empresa: é necessário ter um software disponível em diversos aparelhos, como celulares e tablets? Há espaço de fórum ou chat com os instrutores dos cursos e colegas? Quais são os requisitos técnicos do sistema? É ofertado inovações como a gamificação e outros extras? Essas e outras tantas perguntas ajudam a saber se o LMS se encaixa nos seus parâmetros.

Também é importante analisar outras questões, como a usabilidade da plataforma. Não adianta investir em uma solução completa, mas que os seus colaboradores terão dificuldades para navegar nas sessões e, por isso, desanimar nos estudos e acabar não finalizando ou aproveitando o treinamento como deveriam. Outro ponto nesse sentido é verificar as opções de personalização do sistema, para tornar a interface e conteúdos mais próximos ao perfil dos usuários e demandas da organização.

Além disso, deve-se considerar os relatórios de desempenho ofertados pelas plataformas. Quais são os dados coletados da performance dos colaboradores nas atividades? Como eles são exibidos ao RH? Com que rapidez esses arquivos poderão ser consultados? Essa questão irá ajudar os responsáveis a entender se o treinamento está sendo eficiente e quais pontos podem ser aprimorados. 

E algo que geralmente é esquecido, porém que faz muita diferença é o suporte: se algo der errado ou tiver alguma falha, como será o atendimento do seu fornecedor? Estará disposto a resolver a situação rapidamente ou não irá dar o apoio necessário até para aprender como navegar na plataforma? Esse ponto é fundamental para o sucesso da estratégia, caso contrário, muitas dores de cabeça poderão se formar no futuro.

Gostou das nossas dicas? A tecnologia pode ser uma grande aliada das empresas, não somente se restringindo ao LMS como solução para os treinamentos. Saiba como usar as inovações tecnológicas e melhorar seus resultados com o nosso e-book gratuito Transformação Digital na Educação Corporativa!