RH ágil é uma resposta direta à necessidade de transformação que o mercado empresarial tem solicitado. Metodologia que capacita o setor em acompanhar as mudanças voláteis da era, ágil é uma mudança que empresas e profissionais da área não podem ficar de fora. Sabe por quê?

Foi-se o tempo que o setor de RH era focado apenas em assegurar direitos trabalhistas, realizar controle de ponto e demais burocracias relacionadas à gestão de pessoas. Nos dias de hoje, a necessidade das empresas é que o RH foque no desenvolvimento de pessoas.

Para que essa transformação ocorra, o RH deve se apropriar de habilidades que a metodologia RH ágil dá ênfase.

Então, se busca melhorar o desempenho do RH para que ele se transforme uma nova potência dentro do seu contexto empresarial, vale a pena conferir este artigo que preparamos para você descobrir tudo acerca do RH ágil.

O conceito de RH ágil 

O termo ágil surgiu na publicação do Manifesto Ágil, em 2001. Na época, a metodologia era voltada para o âmbito de desenvolvimento de softwares, hoje ele já se popularizou em diferentes áreas, principalmente no setor de RH.

O Manifesto RH ágil tem as mesmas características do documento Manifesto Ágil, mas idealizadas à área de RH. Portanto, na metodologia, são tratados processos capazes de transformar a atuação de RH em um mundo de mudanças rápidas.

A metodologia centraliza a necessidade de o RH desempenhar atividades relacionadas à estrutura da organização, mas também no papel que cada colaborador executa nela, focando no desenvolvimento desses trabalhadores.

O RH ágil, portanto, busca evidenciar uma cultura de trabalho que se atente às mudanças do mundo e tornar o processo de adaptação da empresa mais fácil e rápido. Ele busca implementar mudanças na rotina do setor que ajude na construção de um RH capaz a prestar suporte aos times empresariais.

Com novas tecnologias sendo lançadas todos os dias, as relações, as formas de comunicação, os novos padrões de consumo são modificadas o tempo todo e por conta desse cenário as empresas que precisam evoluir sempre, principalmente quando se trata sobre modelo execução de projetos.

Os modelos de execução e projetos tradicionais já não são suficientes para dar conta dessa modificação constante, eles precisam ser substituídos por metodologias que se concentram em pessoas, diminua o prazo e foque em organização squads.

O Manifesto RH ágil

Com base no documento Manifesto Ágil, em 2019 foi desenvolvido o Manifesto Ágil do RH. Nesse documento, 27 colaboradores atribuíram 6 pilares que profissionais de RH ágil precisam valorizar e desenvolver, além de 12 princípios.

São características que a tendência ágil requer para que a estrutura de RH conhecida até então, evolua para seguir as mudanças do mundo.

Veja a seguir, quais são os pilares e seus princípios. 

Pilares

Os 6 pilares discorridos no documento Manifesto RH Ágil são:

  • Redes colaborativas mais do que estruturas hierárquicas;
  • Transparência mais do que sigilo;
  • Adaptabilidade mais do que prescrição;
  • Inspirar e comprometer-se mais do que gerenciar e reter;
  • Motivação intrínseca mais do que recompensas extrínsecas;
  • Ambição mais do que obrigação.

Os valores descritos no documento fazem menção, principalmente, aos processos tradicionais desenvolvidos pela área. Que no cenário atual são incongruentes e, portanto, devem dar espaço ao cenário mais humanista possível. 

Nesse sentido, o RH ágil visa valorizar mais interação e comunicação ao invés de construir uma relação de hierarquia com os colabores e também valorizar a transparência e a flexibilidade nos trâmites de trabalho.

Outro pilar de destaque explorado no documento, é a necessidade de o RH em comprometer-se mais e ser um ambiente com ambições, de modo a inspirar os colaboradores e trazer mais motivação para o ambiente de trabalho.

Essas características foram estabelecidas com bases nos princípios do Manifesto Ágil de RH. Descubra, a seguir, quais são elas.

Os 5 princípios da Metodologia RH Ágil

Os princípios citados no documento são:

  1. Ajude as pessoas a se envolverem, crescerem e a serem felizes em seu local de trabalho;
  2. Incentive as pessoas a acolher as mudanças e se adaptarem quando necessário;
  3. Ajude a criar e dar suporte a uma rede de equipes capacitadas, independentes e colaborativas;
  4. Alimente e apoie a motivação e as habilidades das pessoas e equipes, ajude-os a construir o ambiente de que precisam e confie neles para realizar o seu trabalho;
  5. Facilite e estimule o crescimento pessoal, para aproveitar os diferentes pontos fortes e talentos dos colaboradores.

A importância do RH ágil nas corporações 

A agilidade se tornou uma característica fundamental para o ambiente corporativo, um diferencial que separa empresas bem sucedidas das que não garantem resultados. 

Isso significa que, a empresa que sabe acompanhar as mudanças e se adaptar rapidamente a elas, garante maiores oportunidades no mercado e tem prosperidade por isso. Já a corporação não disposta a desenvolver essas características está fadada a ficar para trás e, como consequência, falir.

Em um ambiente como o RH, essa necessidade de adaptar as funções de trabalhos de modo a considerar essas características é ainda maior. O Rh está em contato direto com todas as áreas e funcionários da corporação. Quer dizer que é um setor com posição estratégica para promover a metodologia ágil e qualquer outra inovação necessária no ambiente.

Ou seja, trabalhar com a metodologia RH ágil, além das vantagens já descritas, é dar abertura à inovação e transformação em todos os setores da corporação. Por isso que essa é uma transformação que deve ser levada à séria por todos os profissionais de RH, bem como pelas empresas que desejam continuar no páreo, mesmo nesse ambiente onde tudo é volátil, incerto, complexo e ambíguo.

Se você gostou dessa leitura provavelmente irá apreciar também o post Metodologia agile: o que é, tendências e como aplicá-la. Esse texto explica ainda mais acerca da metodologia ágil, porém, aplicada aos outros ambientes de trabalho. 

No texto, você poderá conferir quais são os passos fundamentais para implementar o método ágil na empresa e outros tópicos relevantes sobre o Manifesto Ágil. Aprofunde-se no assunto com essa outra leitura e entenda melhor porque a tendência ágil chegou para ficar.