Em tempos de incertezas, a liderança se mostra ainda mais desafiadora. Características já presentes nos líderes de todos os contextos tornam-se ainda mais indispensável para a concretização de decisões. Essa necessidade é reflexo do mundo vuca.

O termo VUCA é um acrônimo das palavras volatility, uncertainty, complexity e ambiguity que na língua portuguesa significam volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. São características encontradas em um ambiente militar e que permitem retratar a tendência de um novo século; emergindo na United States War College – Escola de Guerra do Exército Americano – no final da década de 90, para definir a dinâmica do ambiente e fortalecer o preparamento dos soldados.

A visão do mundo VUCA foi implementada no mercado na crise financeira do ano de 2008, que tornou o cenário propenso às necessidades que o contexto VUCA preparava. Desde então, o termo se popularizou e tem sido adotado por empresas e líderes organizacionais para retratar o âmbito dos negócios que é propenso a rápidas transformações.

Nessa perspectiva, o contexto de incerteza, volatilidade, complexidade e ambiguidade deixa de ser apenas um desafio e passa a ser uma oportunidade.

Neste post será desenvolvido aspectos do mundo VUCA, competências essenciais para se adaptar às situações, bem como às condições desse ambiente.

Como identificar o padrão do mundo VUCA

Compreender os fatores que compõem a caracterização de um mundo VUCA é o primeiro passo para saber se adaptar às questões desse novo ambiente onde os líderes são continuamente acometidos, portanto veja o que cada palavra significa.

Volatilidade

A volatilidade (volatility) diz respeito à velocidade da mudança, que é constante, não possui um padrão e um prazo, sendo completamente instável. Em um ambiente volátil tudo é bastante fluido. Um exemplo disso é o mercado financeiro em que as bolsas sobem e descem incessantemente.

Incerteza

A incerteza (uncertainty) refere-se a falta de previsibilidade, presença de dúvidas e indecisões, em que os fatos são inatingíveis por conta da ausência de informações. 

Questões como a mudança de hábitos do consumidor pode ser motivo para que a incerteza esteja presente. Nesse contexto é difícil de enxergar cenários futuros e diagnosticar quais são os próximos passos.

Complexidade

A complexidade (complexity) está relacionada às diversas questões indistintas que estão presentes no contexto organizacional, como: a dificuldade de compreender o resultado de determinada problemática, visto que há diversas possibilidades de resposta para uma situação específica. 

Ambiguidade

A ambiguidade (ambiguity) é relativa aos caminhos diferentes que podem acarretar em diversos sentidos. Está nas milhares de respostas que uma só pergunta pode ocasionar. 

Uma maneira de exemplificar isso é observando a falta de clareza presente no ambiente empresarial, que dificulta o entendimento dos problemas e leva a solução, às vezes, não tão benéfica.

O dinamismo do mundo não dá espaço a gestores que acreditam num ambiente estável, ao contrário, essas características vêm para mostrar que líderes atuais devem mudar o mindset a fim de lidar em um mundo VUCA.

Como deve ser então o líder nesse novo contexto onde as palavras-chave são: volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade?

Competências para se adaptar às condições do mundo VUCA

O cenário de um mundo VUCA requer que a liderança desenvolva algumas competências para garantir que decisões sejam tomadas de maneira certa. São as características: visão, capacidade de pensamento crítico, clareza e agilidade.

Neste tópico, então, será justificado o porquê que essas características se fazem essenciais aos líderes atuais.

Visão

Visão é uma competência que abrange diversas habilidades: de ser estratégico, de estar à frente, de ter foco, e, ainda, de alinhar a visão de todos que compõem a empresa.

Estar à frente é ter a capacidade de projetar um cenário global, ser visionário e identificar possíveis oportunidades. 

Foco aqui significa projetar um futuro que almeja de acordo com o propósito da instituição e correr atrás sem dispersão desse objetivo traçado. 

Já o alinhamento da visão é importante para garantir que todos da empresas estejam no mesmo propósito e na mesma estratégia.

Capacidade de pensamento crítico

A incerteza gerada nesse mundo VUCA necessita que líderes tenham a capacidade de pensamento crítico porque ela vai gerar a habilidade de pensar diferente dos demais, ver a realidade através de diversas perspectivas, questionar e desafiar sua empresa, gerar curiosidade, manter a mente aberta e garantir empatia.

Clareza

Liderar com clareza é saber lidar com a complexidade. Diversas características podem ser utilizadas como ferramentas nesse propósito. A simplicidade, o pensamento sistêmico, bem como a intuição e a resiliência são alguns desses atributos.

A simplicidade é fundamental porque facilita na redução da complexidade. Já o pensamento sistêmico é fundamental para uma análise do cenário como um todo, ou seja, para diagnosticar e compreender a dinâmica do processo. 

Já a intuição significa que o líder precisa fazer uso de sua sabedoria para tomar as decisões, levando em consideração experiências e vivências obtidas ao longo da jornada como líder e como ser humano também. 

Por fim, a resiliência, como o nome por si só já explica, é importante para que mesmo com as adversidades desse mundo, o líder opte em persistir.

Agilidade

Para enfrentar a ambiguidade é preciso agilidade. Agilidade para lidar com mudanças organizacionais não previstas, para inovar antes que o concorrente e para identificar se precisa aprender ou adquirir um conhecimento necessário para avançar.

Essas habilidades são essenciais aos líderes que vivem em um mundo VUCA porque o conceito mercado de hoje se caracteriza-se na soma de várias particularidades desafiadoras, em que só consegue enfrentar aquele que é multidisciplinar, estratégico e resiliente.

Se deseja conferir mais a respeito desse assunto, você pode complementar a leitura com o artigo: Quais as competências são indispensáveis para liderança? Ele irá explorar ainda mais algumas dessas características aqui abordadas.

De fato, ser líder em um mundo onde tudo muda de forma muito rápida é desafiador. Mas ou você como líder se adapta ou fica para trás. 

Saber as características-chave para se adaptar às situações e condições que o mundo VUCA pede de um líder já um começo para se tornar um líder capaz de lidar com as situações do ambiente VUCA.

Agora que você já sabe a respeito do mundo VUCA, entre em contato conosco e entenda mais sobre o impacto da transformação digital nessa era.