Roadmap é uma ferramenta de organização criada para o desenvolvimento de projetos e produtos. Essas ações são complexas e possuem diversas etapas que demandam muita organização para que tudo ocorra como previsto.

Quando você se depara com projetos assim, é comum que tenha a sensação de não saber por onde começar. A complexidade pode ser ainda maior quando o projeto envolve diversos profissionais e setores, demandando estrutura organizacional bastante fluída, que permita clareza e comunicação eficaz entre os participantes.

É importante que haja uma estratégia de organização que facilite a execução de cada etapa e o roadmap é uma ferramenta desenvolvida justamente para contribuir nessas fases.

Entenda quais são as características de um roadmap e como elas podem te ajudar para organizar e gerenciar projetos e criações de produtos, independente de qual área de criação sua empresa está inserida.

Roadmap, o que é?

Antes de destrinchar as características de um roadmap, é importante entender melhor seu conceito. A terminologia traduzida da língua inglesa faz referência a duas palavras: road que significa estrada e map que quer dizer mapa.

Seu nome sugestivo indica que essa ferramenta de organização utilizada na maioria das áreas relacionadas à criação, é uma espécie de mapa de direcionamento. Ferramenta de característica visual e descritiva, ela funciona como um bússola mostrando como o projeto ou serviço deve estar em cada período.

Desse modo, o roadmap permite uma visão ampla do projeto do início ao fim, mas ao mesmo tempo deixa explícito o passo a passo de maneira sequencial para a construção integral do projeto.

Quando você pensa em um projeto, vê ele em seu resultado final, pronto. Por isso, é difícil desenvolver um roteiro sequencial que materialize as etapas que levam ao projeto finalizado, mas a estratégia do roadmap permite que tal visualização seja possível para você e todos os seus stakeholders.

Por que fazer um roadmap

Roadmap tem a finalidade de ajudar no direcionamento do seu projeto. Ele permite que você consiga responder em qualquer momento da execução de um projeto, mesmo que complexo, onde você está atualmente, onde você quer chegar e como você chegará lá.

Dessa forma, o roadmap deve ser considerado uma opção para você que deseja estabelecer etapas fundamentais para viabilizar o projeto; definir ações, recursos e equipe; trazer clareza sobre cada fase; manter foco ao longo do desenvolvimento; validar cada etapa antes de dar início a próxima fase e alinhar as expectativas em relação ao destino do produto ou projeto.

Apesar de não ter uma fórmula como como desenvolvê-lo, afinal cada roadmap tem sua característica, veja alguns tipos que podem servir de inspiração para você aplicar em sua empresa.

Conheça os tipos de roadmap

O roadmap é uma ferramenta que pode ser utilizada no desenvolvimento de diversos produtos e projetos, portanto, seu formato é criado conforme as necessidades particulares do projeto ou serviço que será realizado.

Por conta disso, é difícil de estabelecer uma forma padrão de como desenvolvê-lo, mas conforme a determinação de algumas áreas, é possível definir algumas características prévias. Veja alguns casos em que o roadmap já está presente no mercado.

Roadmap de software

Área em que o uso de roadmap já está na rotina de todos os colaboradores, a ferramenta auxilia no processo de levantamento de dados das necessidades do mercado, portanto, é bastante utilizada para estabelecer requisitos e viabilizar projetos.

Com as informações dos requisitos, o roadmap favorece, ainda, na descrição do produto e de sua arquitetura. 

Roadmap tecnológico

Como a área de tecnologia requer de ferramentas fluídas, o roadmap se adapta muito bem a esta área. 

Nele é possível observar de forma estratégica todos os fatores – estratégicos e técnicos – determinantes para a realização do projeto e também modificar, de maneira fácil, se por acaso o que foi estabelecido anteriormente já não esteja tão de acordo com o objetivo final.

Roadmap de coaching

Outro tipo de roadmap é o de coaching, este refere-se a organização todas os âmbitos relacionados ao desenvolvimento pessoal. 

Para que funcione, é preciso que roadmap tenha definido um objetivo onde se quer chegar, para que a partir desse ponto sejam estabelecidas as etapas de como alcançá-lo.

O roadmap, portanto, seria utilizado para representar o cenário atual de uma pessoa e traçar ações que devem ser realizadas para chegar onde se deseja. 

Desse modo, a ferramenta mostrará quais são as ações e comportamentos que devem ser obtidos para garantir a concretização de determinado objetivo descrito.

Como construir um roadmap

Para criar um roadmap, você precisa ter em mente um objetivo estratégico. Esse objetivo é o que você deseja alcançar ao final. Por exemplo, ter um aplicativo de marcação de horários. A estratégia final é estar com o aplicativo pronto. 

Ao analisar quais são as etapas necessárias para alcançar o objetivo final, você terá uma noção do tempo que levará para chegar no resultado final e quais serão os recursos necessários para criar esse aplicativo de marcação de horário.

No desenvolvimento do roadmap, além de estabelecer seu objetivo, determinar um prazo e especificar os recursos necessários, você irá destrinchar cada etapa. Ou seja, dividirá seu grande objetivo e várias partes.

De forma mais prática, um roadmap pode ter categorias como: objetivos, recursos, plano de lançamento do produto ou serviço, definição de recursos humanos, fatores de riscos, métricas, relatórios de status de cada etapa. 

Essas são apenas algumas sugestões, cada objetivo tem suas peculiaridades e, portanto, a ferramenta também terá.

No final das contas, o roadmap finalizado precisa deixar claro três perguntas que já tratamos aqui anteriormente:

  • Onde estamos atualmente?
  • Onde desejamos chegar?
  • Como chegaremos lá?

Se o roadmap possibilitar uma visão clara acerca dessas três informações, significa que ele irá cumprir com seu propósito de tornar a criação de um projeto ou produto mais assertivo e claro.

Essa ferramenta pode se potencializar ainda mais se o comportamento de sua equipe estiver alinhado com os objetivos da instituição. Já ouviu falar sobre isso? Descubra o que significa treinamento comportamental, como ele funciona e porque ele tem pode melhorar o desempenho de seus roadmaps. Leia em: Treinamento comportamental: o que é e porque aplicá-lo?