Teste QUATI: o que é, para que serve e como fazer?

28 set 2023

O Teste QUATI, ou Questionário de Avaliação Tipológica, é uma ferramenta que busca identificar os padrões cognitivos e comportamentais dos indivíduos. Por isso, ele pode ser um bom aliado na gestão de pessoas, ajudando o RH contratar e alocar os profissionais de acordo com o seu perfil. 

Já ouviu falar sobre essa avaliação? Conheça o teste QUATI e como ele pode contribuir com a gestão de talentos da sua empresa!

O que é o teste QUATI?

Ser capaz de entender o perfil dos funcionários é essencial para desenvolver estratégias mais assertivas na gestão de pessoas. Muitos RHs aplicam testes de personalidade e comportamentais em diferentes processos para otimizar suas estratégias e explorar o melhor dos talentos — e um deles é o QUATI.

Do acrônimo Questionário de Avaliação Tipológica, o Teste QUATI é uma ferramenta usada para identificar os padrões cognitivos e comportamentais dos indivíduos, classificando-os em grupos específicos. Assim, por meio dessa técnica, é possível obter informações que ajudarão os profissionais na hora de criar estratégias e tomar decisões relacionadas aos funcionários. 

Esse teste foi desenvolvido levando em conta os estudos e teorias de Carl Jung, fundador da psicologia analítica. Por isso, o profissional que aplica essa avaliação deve ser um psicólogo, com autorização do Conselho Regional de Psicologia (CRP), justamente por ter a competência e ética requeridos para lidar com este tipo de ferramenta e obter informações estratégicas e confiáveis com ela. 

Para que serve o teste QUATI?

Essa avaliação pode ser adotada em diferentes estratégias da gestão de pessoas: 

  • Recrutamento e seleção: pode ser usada para identificar o perfil dos candidatos, comparando-o com o ideal para a empresa e cargo pleiteado e, dessa forma, ajudar a contratar o profissional mais adequado; 
  • Desenvolvimento de pessoas: permite com que o RH ajuste suas ações de acordo com o perfil dos colaboradores, potencializando os resultados dessa metodologia ao oferecer atividades específicas para as necessidades de cada participante; 
  • Treinamento corporativo: a mesma lógica do item anterior pode ser aplicada nessa ferramenta, alinhando a dinâmica para o perfil dos funcionários e fortalecendo assim a aprendizagem dos trabalhadores; 
  • Plano de carreira, cargos e salários: é possível aumentar o impacto dessa estratégia ao levar em conta a individualidade dos colaboradores nas propostas, tornando-as mais atraentes e proporcionando caminhos de crescimento profissional mais satisfatórios para os profissionais; 
  • Avaliação de desempenho: esse teste oferece mais uma ferramenta para analisar os funcionários e sua performance na empresa, contribuindo para dar um norte ao RH para pensar em formas de aprimoramento individual dos colaboradores; 
  • Criação de grupos: a ferramenta pode ajudar na hora de montar equipes para o departamento ou para projetos específicos, levando em conta as individualidades, pontos fortes, fracos, convergências e divergências de cada funcionário ao formar um time; 
  • Gestão dos conflitos: pelo mesmo motivo no item anterior, é possível usar o conhecimento do perfil dos funcionários para apaziguar atritos, evitar com que eles virem bolas de neve e prejudiquem o clima interno, produtividade e qualidade no departamento.

Esses são alguns exemplos de áreas em que esse teste pode ser aplicado para gerar resultados práticos.

Quais as vantagens do teste QUATI?

Em resumo, esse teste oferece uma série de dados a respeito dos comportamentos e características de cada profissional. Esse tipo de informação pode ajudar o RH e as lideranças a aproveitar melhor os talentos da empresa, alocando os funcionários com o perfil mais adequado a determinadas funções e projetos. 

Por exemplo: se um colaborador tem um perfil com uma mentalidade de inovação e espírito empreendedor, pode-se desenvolver ações para despertar e treinar essas qualidades para que ele assuma algum projeto ou atividade em que elas sejam estratégicas. Assim, o RH e os gestores são capazes de organizar os trabalhadores de acordo com suas características, de forma a beneficiar a empresa, equipe e o próprio funcionários. 

O fato do Teste QUATI ser realizado por um profissional de psicologia autorizado a fazer essa avaliação confere maior autoridade a esta ferramenta. O psicólogo será capaz de aplicar os questionários e analisar as respostas da forma correta, oferecendo dados confiáveis para embasar a tomada de decisões do RH. 

Enquanto isso, outras ferramentas usadas livremente podem fornecer informações equivocadas ao não terem o acompanhamento de profissionais especializados. Quantos testes comportamentais já foram feitos no processo seletivo e que, no dia a dia, o funcionário demonstrou um comportamento diferente?

Além disso, como explicado no tópico anterior, a ferramenta pode ser adotada em diferentes estratégias da gestão de pessoas. Dessa forma, várias ações serão beneficiadas com a aplicação do Teste QUATI, aproveitando e estimulando os talentos da empresa. 

Mas, uma das atividades que mais pode aproveitar dessa avaliação é o treinamento corporativo. 

Como o teste QUATI contribui no treinamento e desenvolvimento?

A educação corporativa é uma área estratégica para o RH: por meio dela, é possível aumentar a produtividade, qualidade e até motivação dos funcionários. Porém, se não for realizada com planejamento e eficiência, essa ação pode não obter os resultados desejados e até mesmo gerar desperdícios de recursos, tempo e esforços.

Usar dados para pautar as estratégias de treinamento e desenvolvimento de pessoas na empresa é fundamental para evitar esse cenário. Essas informações contribuem para tornar as ações mais assertivas, aumentando assim os seus resultados e impacto no crescimento profissional da equipe.

Uma das fontes para esses dados é o Teste QUATI. É possível usar essa avaliação para descobrir os pontos fortes e fraquezas de cada profissional, algo imprescindível na hora de definir os objetivos, conteúdos, materiais e abordagens das atividades de educação empresarial. 

Nesse sentido, o RH pode pensar em treinamentos e ações de desenvolvimento que estimulem a melhora de certas habilidades que faltem a determinado funcionário: tem dificuldade de trabalhar em equipe? Em ser produtivo? Em dominar as ferramentas usadas no dia a dia? A estratégia pode focar nessas lacunas para elevar o nível do trabalhador. 

Também é possível usar esse teste para identificar as potencialidades dos colaboradores. Se um deles demonstra uma ótima capacidade de liderança, por que não incentivar esse lado e capacitar esse profissional para assumir essa posição no futuro? 

Assim, o Teste QUATI oferece informações valiosas para o planejamento das ações de educação corporativa. Porém, deve-se ir além dele para se ter uma estratégia eficiente: confira 5 passos práticos para montar um programa de treinamento bem sucedido!

O que é o teste QUATI?

O teste QUATI é uma ferramenta usada para identificar os padrões cognitivos e comportamentais dos indivíduos, classificando-os em grupos específicos. Assim, por meio dessa técnica, é possível obter informações que ajudarão os profissionais na hora de criar estratégias e tomar decisões relacionadas aos funcionários. 

Quais as vantagens do teste QUATI?

Em resumo, esse teste oferece uma série de dados a respeito dos comportamentos e características de cada profissional. Esse tipo de informação pode ajudar o RH e as lideranças a aproveitar melhor os talentos da empresa, alocando os funcionários com o perfil mais adequado a determinadas funções e projetos. 

Como o teste QUATI contribui no treinamento e desenvolvimento?

Nesse sentido, o RH pode pensar em treinamentos e ações de desenvolvimento que estimulem a melhora de certas habilidades que faltem a determinado funcionário: tem dificuldade de trabalhar em equipe? Em ser produtivo? Em dominar as ferramentas usadas no dia a dia? A estratégia pode focar nessas lacunas para elevar o nível do trabalhador. Também é possível usar esse teste para identificar as potencialidades dos colaboradores. Se um deles demonstra uma ótima capacidade de liderança.

Engaje. Incentive. Inspire.

  • Engajar times
  • Aumentar performances
  • Agilizar a aprendizagem
Mulher em ambiente gamificado se transformando em sereia

Nossas conquistas

  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo watchlist company
  • Selo boostlab
  • Selo cubo Itaú
  • Selo GESAwards
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo watchlist company
  • Selo boostlab
  • Selo cubo Itaú
  • Selo GESAwards
Pular para o conteúdo