Vídeos corporativos: dicas de como criar e aplicar nos seus treinamentos

06 mar 2024

Os vídeos corporativos são estratégias tradicionais nos treinamentos empresariais e isso não é à toa: o formato audiovisual tem bastante apelo ao público e esse modelo oferece algumas possibilidades especiais à educação corporativa.

Descubra neste artigo como aproveitar os vídeos corporativos na educação empresarial e fortaleça os treinamentos dos seus funcionários!

Vantagens de usar vídeos de treinamentos

Existem diversas particularidades que tornam os vídeos corporativos formatos propícios para as estratégias educativas de uma empresa: 

Conteúdo mais atrativo

Não é à toa o sucesso de plataformas como Youtube e TikTok e de recursos como Reels e Stories: as pessoas se acostumaram a apreciar conteúdos em vídeo no seu dia a dia, inclusive buscando consumir cada vez mais esse formato. 

A variedade de estilo nos vídeos também é algo que chama a atenção das pessoas e ajuda a aumentar o engajamento dos funcionários com os treinamentos, contribuindo para que aproveitem ao máximo os conteúdos ofertados. 

Disponível a qualquer hora

Nem sempre o profissional poderá parar suas atividades para realizar um determinado treinamento, especialmente quando o fluxo de trabalho demanda mais do seu tempo e atenção. Investir em métodos assíncronos permite com que os funcionários acessem os materiais no momento que lhes forem mais propícios, seja em relação a baixa movimentação em suas funções cotidianas ou até mesmo quanto tiverem mais ânimo para estudar.

Sendo assim, os vídeos corporativos podem ser vistos a qualquer momento pelos colaboradores, seja dentro do horário de trabalho ou fora desse período ou até mesmo em qualquer lugar. 

O conteúdo pode ser revisitado

Esse formato assíncrono também permite que os funcionários possam acessar os materiais sempre que quiserem ou precisarem. Surgiu alguma dúvida ao longo das demandas do dia a dia? Uma situação nova, mas que foi abordada nos treinamentos? 

Os profissionais podem ver os vídeos várias vezes, inclusive em versões atualizadas, para aproveitar o máximo dos materiais disponibilizados. 

Como utilizar vídeos online no treinamento de colaboradores?

Esse formato é bastante democrático, podendo ser aplicado de diversas formas e em diferentes estratégias de educação corporativa. Pode-se adotar os vídeos corporativos de maneira avulsa, com ações pontuais, ou então em plataformas como EAD, LMS e LXP, para agregar todos os conteúdos dos treinamentos.

Além disso, é possível combiná-los com outras metodologias, como a gamificação, ampliando as possibilidades, superando lacunas e fortalecendo a aprendizagem dos colaboradores. 

Dicas de como criar vídeos incríveis para seu treinamento corporativo

Existem algumas orientações que ajudam os responsáveis a aproveitarem o melhor desse formato nas ações de educação corporativa: 

Planeje bem o seu conteúdo

Assim como qualquer estratégia, investir em planejamento é fundamental para se obter os resultados desejados — e isso vale também para desenvolver vídeos corporativos para os treinamentos empresariais. 

Deve-se definir pontos cruciais como a temática, a ordem dos conteúdos, os assuntos que não podem ficar de fora, os que serão abordados mais tarde ou deixados de lado, exemplos práticos, entre outros detalhes importantes para a aprendizagem dos funcionários e estrutura do material.

Mas, além desses aspectos mais formais, também é importante planejar como capturar e reter a atenção das pessoas ao longo de todo o vídeo, pensando em estratégias para engajá-las — como o uso de casos reais, exemplos e outros formatos e estímulos combinados à exposição dos instrutores. 

Invista em vídeos curtos

Conteúdos muito extensos demandam muito tempo e concentração das pessoas. Por isso, muitas têm dificuldades em se manter atentas ou têm disponibilidade para acessar esses materiais. 

Nesse sentido, é interessante desenvolver vídeos e conteúdos mais curtos e diretos nos treinamentos para reter a concentração e engajamento dos funcionários ao longo das ações, focando nos temas e abordagens mais importantes e otimizando o tempo de todos os envolvidos nas atividades.

Essa ideia é tão relevante na atualidade que existe uma estratégia própria para esse conceito: o microlearning, uma metodologia que oferece os conteúdos em “doses” menores para melhor aproveitamento dos estudantes. 

Faça um roteiro

Apesar de muitos fazerem parecer que sim, não é possível apenas ligar a câmera e sair falando qualquer coisa para se fazer um bom vídeo. Ainda mais em um contexto educativo, é importante desenvolver roteiros detalhados para cada conteúdo, como forma de guiar e dar segurança ao instrutor durante as gravações. 

Dependendo do profissional que irá fazer a gravação, nem sempre é preciso desenvolver um roteiro tão minucioso — com cada palavra previamente planejada e aprovada. Pode-se esquematizar os diversos pontos de forma mais livre no caso de instrutores com um estilo mais espontâneo de ensino: o importante é que haja algum tipo de estrutura para ser seguida e não deixar nenhuma informação relevante ficar para trás. 

Escolha um local silencioso para gravar

Vídeos “caseiros” só são aceitos pelo público em circunstâncias muito específicas. Em contextos empresariais e profissionais é imprescindível passar uma imagem de seriedade para transmitir confiança aos colaboradores e público-alvo da ação.

Nesse sentido, é importante ter zelo pelo local de gravação: pensar na imagem de fundo, na estética do instrutor e também em escolher um espaço adequado e um momento silencioso para as filmagens.

Os aparelhos mais modernos são bastante sensíveis a qualquer som, permitindo com que áudios variados acabem sendo captados e “vazando” para a gravação — quem nunca se incomodou com barulho de obra, latido ou conversa em um vídeo ou live? 

Apresente conteúdo sobre conhecimentos novos

Outro detalhe importante na hora de planejar os conteúdos de qualquer treinamento é mantê-los atualizados. Seja no próprio tema ou apresentando novos assuntos, esse cuidado é fundamental para manter o material vivo e os profissionais capacitados para lidar com os mais recentes desafios e oportunidades de suas áreas. 

Adicione o conteúdo em uma plataforma de treinamento online

Promover essa ação de forma organizada e acessível é fundamental para facilitar a vida dos colaboradores e incentivar com que aproveitem ao máximo os treinamentos. Por isso, é importante investir em uma plataforma online para agregar todos os conteúdos em um só lugar, permitindo que os funcionários vejam todos os materiais pertinentes ao seu crescimento profissional e desenvolvimento pessoal e não tenham que ficar pulando de uma aba ou pasta para outra. 

Além disso, essa solução deve ter um design atraente e boa usabilidade, além de recursos de acessibilidade e inclusão, para que cada profissional tenha facilidade de acessar cada vídeo e outros conteúdos ofertados nos treinamentos. 
Mesmo com essas indicações básicas, muitos gestores ainda têm dúvidas ao investir em sistemas como estes. Descubra como acertar na escolha de uma plataforma de treinamento online e aproveite o melhor da tecnologia para fortalecer as equipes da sua empresa!

Banner-teste-gratis-artigo

Engaje, incentive e inspire: Gamifique.

A Ludos Pro foi desenvolvida com os recursos que você precisa para oferecer treinamentos gamificados rápidos, eficientes e muito mais dinâmicos. Tudo em um único lugar!

  • Impulsione o engajamento da sua equipe
  • Potencialize a performance com foco em resultados
  • Revolucione o processo de aprendizagem e desenvolvimento

Nossas conquistas

  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo GESAwards
  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo boostlab
Pular para o conteúdo