Escolher uma boa plataforma de treinamento online é fundamental para ter os resultados desejados com a estratégia. Optar por uma solução inadequada e que não desperte o engajamento dos colaboradores pode acabar tornando a ação um desperdício de tempo, recursos e esforços para todos os envolvidos.

Deseja adotar um treinamento online na sua empresa, mas não sabe qual plataforma escolher? Confira nossas dicas e saiba o que priorizar na pesquisa por estas ferramentas!

As Vantagens do Treinamento Online

O treinamento corporativo é uma ferramenta de RH indispensável nos dias atuais: sem ter colaboradores competentes e atualizados nos conhecimentos fundamentais para suas funções, dificilmente uma empresa consegue ter uma boa produtividade e oferecer produtos e serviços de qualidade aos seus clientes. 

Mas oferecer apenas treinamentos expositivos tradicionais — em que os funcionários têm que interromper suas tarefas, se deslocar para um espaço físico e passar um bom tempo sentados e transcrevendo as informações, enquanto o instrutor explica os conteúdos — pode não ser a melhor das ideias. Muitos funcionários podem não se motivar com essa metodologia, não aproveitando os ensinamentos como deveriam.

As ações de educação corporativa precisam engajar os colaboradores para atingirem seus objetivos, o que é um grande desafio. Algumas empresas investem em métodos inovadores, como a gamificação, para tornar esse momento mais agradável, e em outras estratégias que só foram desenvolvidas graças à tecnologia, como o EAD. 

O treinamento feito de forma online traz como uma das principais vantagens a flexibilização: em vez de interromper o funcionário, até justamente no momento em que fosse mais produtivo, ele poderá acessar os conteúdos quando lhe for mais conveniente, seja a respeito de sua demanda profissional ou quando se sentir mais animado para estudar. 

A adoção de plataformas de aprendizagem permite a autonomia dos estudantes, pois eles são os responsáveis por montar sua rotina, realizando as tarefas e atividades de fixação de conhecimentos quando se sentirem preparados. Isso possibilita uma abordagem mais ativa de ensino, onde os funcionários são protagonistas do processo. 

Mas não só são os colaboradores os beneficiados: investir em treinamentos online ajuda o RH a ter maior controle da estratégia, pois as plataformas costumam oferecer relatórios detalhados do desempenho dos funcionários nas atividades, facilitando o acompanhamento e diagnóstico de eventuais pontos que precisam ser melhorados na dinâmica.

No entanto, não adianta a empresa adotar qualquer plataforma de treinamento online e esperar os tão sonhados bons resultados — uma decisão equivocada pode jogar fora todo investimento feito na estratégia e causar grandes dores de cabeça. 

Como Escolher uma Plataforma de Treinamento Online

O avanço da tecnologia permitiu com que milhares de soluções eletrônicas fossem desenvolvidas no mundo todo, como o EAD e LMS (para citar apenas algumas siglas). Opções de plataformas de treinamento online não faltam: mas, diante de tantas, como optar pela mais indicada para a sua realidade? 

Confira algumas questões que sua empresa e RH precisam observar antes de adquirir uma plataforma EAD de treinamento: 

1- Oferecer uma boa experiência para os usuários

Um conceito bastante empregado na área de tecnologia é a experiência do usuário: não adianta ter o site mais completo, produtos e serviços de qualidade, por exemplo, se o público-alvo da ação mal consegue usar a plataforma da empresa. 

A dificuldade em acessar os conteúdos pode desmotivar os colaboradores no momento de ensino. Imagine se eles não conseguem ver os vídeos, nunca se lembram como enviar as respostas das questões ou — pior — o sistema dá problema toda hora. 

Além dessa usabilidade, uma dica é buscar plataformas que possam ser acessadas por dispositivos móveis, o que irá flexibilizar ainda mais o momento de aprendizagem. 

2- Ter diversos recursos disponíveis 

Uma boa plataforma de EAD permite com que diferentes tipos de formatos sejam usados: vídeo; áudio; imagens; infográficos; formulários; chat; interação ao vivo; gamificação… são vários os conteúdos que podem enriquecer a experiência de aprendizagem dos colaboradores e beneficiar aqueles que assimilam melhor os conhecimentos com outros estímulos. 

Esses recursos também ajudam a quebrar a monotonia que o uso de apenas um tipo de conteúdo gera, aumentando o engajamento dos funcionários nos treinamentos online e tornando o momento mais dinâmico. 

3- Permitir personalização

Flexibilidade é a palavra-chave do ensino online. Mas, em uma plataforma que não permite muitas customizações, esse conceito não é tão bem aplicado. Muitas soluções, ainda mais as gratuitas, limitam as possibilidades de atividades em seus sistemas. 

É importante considerar o nível de personalização que uma plataforma oferece, permitindo com que a empresa adapte sua interface e recursos de acordo com suas necessidades e perfil do público-alvo. Isso ajuda a tornar a experiência mais efetiva e engajadora. 

4- Gerar relatórios detalhados

Uma das maiores vantagens que uma plataforma online de treinamento pode oferecer são os relatórios de desempenho. Os sistemas coletam os dados dos colaboradores nas atividades, seus acertos, equívocos, aulas vistas, entre outras métricas — que o RH pode analisar para identificar os pontos que precisam ser melhorados, os conhecimentos que estão sendo bem assimilados e se a metodologia está despertando o engajamento dos funcionários ou não.

Tudo isso pode pautar as decisões do RH para aprimorar a estratégia e obter resultados ainda melhores. 

5- Bom suporte

Em qualquer produto ou serviço adquirido é importante saber que a empresa fornecedora oferece um atendimento de qualidade caso haja algum problema: e o mesmo serve para as plataformas de treinamento online.

É preciso pesquisar bem quem escolher como parceiro nessa estratégia, optando por aquele que não vai ignorar suas dúvidas, reclamações e comentários, e sim dar todo suporte para que a metodologia seja adotada da melhor forma e colha os resultados desejados mais tarde. 

Dê um UP no Treinamento Corporativo

Escolher uma plataforma de treinamento online pode parecer uma tarefa complicada, já que existem tantas opções no mercado, mas é um passo importante para implementar essa estratégia com eficiência — e não acabar só se estressando e gastando tempo, esforços e dinheiro à toa. 

Uma plataforma adequada dará maior autonomia para os estudos e aprimoramento dos seus colaboradores, ajudando eles a se capacitarem sem ficarem presos à uma sala de aula, um horário e espaço fixo.

Porém, é possível melhorar os resultados dessa estratégia ainda mais ao aliá-la com metodologias que aumentem o engajamento dos usuários na dinâmica: e uma dessas ferramentas é a gamificação.

Quer saber como essa parceria pode beneficiar seus treinamentos corporativos? Saiba o porquê da Gamificação e educação a distância serem um casamento perfeito!