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Home / Blog / Gestão / Alinhamento estratégico: o que é e como elaborar nas empresas

Alinhamento estratégico: o que é e como elaborar nas empresas

Alinhamento estratégico: o que é e como elaborar nas empresas
17 jan 2022

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Alinhamento estratégico consiste em estruturar a empresa para que todos tenham a mesma visão e busque pelo mesmo objetivo. É uma prática que influencia na estrutura organizacional, nos sistemas de informação, nos processos, nas habilidades e competências dos profissionais que trabalham na corporação e nos recursos.

As organizações utilizam o alinhamento estratégico para que o futuro projetado através de objetivos se torne uma realidade sustentável, porque com ele a empresa consegue organizar as metas de uma maneira mais dinâmica e melhor gerenciável.

O que você vai ver neste artigo:

  • O que é alinhamento estratégico?
  • Qual deve ser o foco do alinhamento estratégico
  • A importância do alinhamento estratégico
  • Como elaborar o alinhamento estratégico?

Mas para dispor de todos os benefícios que essa ferramenta pode gerar, todos os colaboradores devem trabalhar a favor dessa nova perspectiva. Ou seja, eles precisam entregar o melhor para que o objetivo deseja alcançado. 

Neste artigo você vai conferir:

  • O que é alinhamento estratégico?;
  • Qual deve ser o foco do alinhamento estratégico?;
  • A importância do alinhamento estratégico;
  • Como elaborar o alinhamento estratégico?;
  • Processo seletivo;
  • Comunicação assertiva;
  • Incentivar e motivar os colaboradores;
  • Cultura corporativa.

Se você tem interesse pelo assunto, é só continuar com a leitura!

O que é alinhamento estratégico?

O alinhamento estratégico é uma ferramenta que gera maior conhecimento para os colaboradores sobre a missão, visão e valores da empresa. Ele tem como objetivo alinhar a perspectiva de todas para que caminhem sempre na mesma direção.

A ideia é desenvolver uma cultura empresarial na qual todos os profissionais que trabalhem na organização se identifiquem com a sua marca e seu propósito. E através dessa identificação, ele trabalhe com sentimento de dono, na busca dos melhores resultados para a empresa.

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O ideal é que a empresa desenvolva e estruture o alinhamento estratégico no início do negócio, para que todas as ações tomadas levem em consideração os aspectos que são formados nessa etapa. 

Mas caso não seja possível, ele pode ser criado e implementado no período de contratação dos colaboradores, pois é nesse momento que o funcionário fará sua imersão na marca, desenvolverá valor e formará a cultura da empresa.

Qual deve ser o foco do alinhamento estratégico

Com base no conceito de alinhamento estratégico, é possível perceber que há alguns pontos principais que devem ser trabalhados a fim de criar uma cultura de marca e trabalhá-la com os colaboradores e demais envolvidos no negócio.

Esses pontos devem ser conhecidos por todos que trabalham na empresa e devem ser a base para tomada de decisões, criação de produtos ou serviços, desenvolvimento de campanhas de marketing ou mesmo relacionamento com os clientes. Os pontos são:

  • Valores;
  • Visão;
  • Missão;
  • Objetivos macros;

Todos esses elementos estão, ou deveriam estar, no planejamento estratégico da empresa.

A importância do alinhamento estratégico

A partir do momento que os colaboradores passam a se identificar com os valores da empresa, ou seja, eles reconhecem ou vê certa semelhança de seus valores pessoais nos valores no negócio que ele trabalha, isso gera senso de propósito. 

O profissional passa a ver significado nas atividades que desempenha e a entender como elas são determinantes para que a corporação alcance os resultados esperados.

Ou seja, ele se sente parte da organização, como alguém que tem papel fundamental, por isso passa a se comprometer ainda mais com toda a equipe e com sua rotina de trabalho, a fim de que garanta que suas ações influenciem positivamente no objetivo da empresa.

Como elaborar o alinhamento estratégico?

Partindo das definições de valores, visão, missão e objetivos macros, sua empresa deverá estabelecer qual estratégia irá adotar. A partir disso, ela precisará planejar ações que, de forma progressiva, desenvolvam o negócio.

Esse processo deve levar em consideração as diversas características que beneficiam o alinhamento estratégico e trazem resultados consistentes: pouco retrabalho e altos índices de produtividade. 

Veja, a seguir, quais são esses elementos que contribuem para o alinhamento estratégico e para o alcance dos resultados esperados.

Processo seletivo

O alinhamento pode começar no processo seletivo, contratando pessoas que possuam o fit cultural semelhante aos da empresa, para, assim, trazer para a instituição, profissionais que já estejam alinhados com a estratégia.

Para os profissionais já contratados, a corporação deve promover treinamentos que compartilhem aspectos culturais da empresa e permitam que os colaboradores criem maior relacionamento com ela.

Comunicação assertiva

Os colaboradores da instituição precisam estar conscientes sobre as estratégias que a empresa têm e quais as ações que eles precisam fazer para que elas sejam alcançadas. Para isso, a comunicação assertiva é fundamental.

Incentivar e motivar os colaboradores

Incentivar e motivar os colaboradores fazem parte do processo de alinhamento estratégico porque essa prática gera sentimento de importância nos profissionais. 

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É possível, por exemplo, fornecer premiações e bônus para aqueles que se dedicam e contribuem verdadeiramente para as estratégias da empresa.

É importante também considerar o bem-estar dos profissionais, porque ele também está relacionado ao bom desempenho e a motivação no trabalho.

Cultura corporativa

Para que o alinhamento estratégico e o planejamento estratégico sejam colocados em prática de forma efetiva, os colaboradores precisam ser estimulados a inovar e cooperar. Por isso, a empresa deve dar autonomia aos profissionais e entender que erros acontecem. Só assim eles se sentiram à vontade para explorar novos caminhos e encontrar novas soluções.

Logo, a cultura da empresa precisa mudar, deve ser mais flexível, permitir que colaboradores participem de maneira mais estratégica e que saibam exatamente como suas ações vão contribuir para o resultado buscado pela instituição.

O que deixa claro a necessidade de a empresa trabalhar sua cultura e alinhá-la em todos os sentidos, levando em consideração sua proposta de valor e os recursos que formam a identidade de marca da empresa.
Como você viu, o alinhamento estratégico tem muito a ver com as pessoas, então é preciso investir nelas. Uma das maneiras é através de treinamento e desenvolvimento corporativo. Quer ficar por dentro das novas tendências de treinamento que estão disponíveis no mercado? Confira o artigo: 4 tendências de programa de treinamento e desenvolvimento.

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Perguntas Frequentes:

O que é alinhamento estratégico?

O alinhamento estratégico é uma ferramenta que gera maior conhecimento para os colaboradores sobre a missão, visão e valores da empresa. Ele tem como objetivo alinhar a perspectiva de todas para que caminhem sempre na mesma direção.

Como elaborar o alinhamento estratégico?

Partindo das definições de valores, visão, missão e objetivos macros, sua empresa deverá estabelecer qual estratégia irá adotar. A partir disso, ela precisará planejar ações que, de forma progressiva, desenvolvam o negócio

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