A motivação no trabalho em equipe é um ponto muito necessário para a efetivação de qualquer projeto, pois com ela os colaboradores se sentem mais engajados para realizar suas tarefas. Dessa forma, pode-se resumir que a motivação é uma ferramenta que agrega tanto para a empresa como a nível individual.

Mas, é difícil pensar nesse termo e assimilá-lo as ações que alcançam o resultado esperado, isso porque a palavra motivação é bastante abrangente, sendo necessária explorá-la mais. Só assim ela se torna uma ferramenta com grande potência no ambiente de trabalho.

Por isso, neste artigo, nós separamos todas as características fundamentais sobre a motivação no trabalho em equipe. Assim, você conseguirá se aprofundar no assunto e ter base suficiente para torná-la palpável no seu ambiente de trabalho. 

Mais sobre motivação

De maneira geral, a motivação é caracterizada como um conjunto de fatores, sendo eles individuais e contextuais, que impulsionam pessoas a realizarem ações. Esses aspectos são determinantes para uma tomada decisão ou a execução de uma determinada tarefa.

A motivação se concretiza como uma característica própria do ser humano no formato de sentimento ou sensação. Em qualquer tarefa do dia a dia precisamos dela para executar uma ação. Ao nos alimentarmos, por exemplo, é possível observar a motivação presente na forma da fome. 

Agora quando se trata de algo mais generalizado, como é o caso da motivação no trabalho em equipe, a motivação vai além de uma necessidade fisiológica, por isso torna-se um desafio encontrar fatores motivadores nesse ambiente.

A motivação no trabalho

A motivação no trabalho está relacionada ao interesse de se manter naquela atividade e empresa, a vontade por parte do colaborador em realizar todas ações de sua rotina empresarial, além do sentimento de satisfação própria ao realizar essas atividades. Resumindo, a motivação no trabalho está no anseio de atingir metas e alcançar excelentes resultados, sejam para com a companhia ou pessoalmente.

Então, apesar de ser uma palavra um tanto generalizada, principalmente quando levada para o ambiente de trabalho, pode-se afirmar que a motivação está relacionada ao comportamento do indivíduo na empresa e tange a necessidade de comprometimento dos colaboradores. Pouca motivação significa baixa produtividade, grande motivação quer dizer aumento de desempenho.

Dessa forma, ela se torna um componente fundamental para a organização que precisa que seu colaborador tenha comprometimento com suas tarefas e entregue o melhor que tem a oferecer.

Com base nessas explicações sobre motivação e motivação no ambiente corporativo, é possível compreender melhor o seu funcionamento no trabalho em equipe, que sai da zona individual e traz para a cena um time com diversas pessoas, personalidades e especialidades em busca de um objetivo em comum.

Trabalho em equipe

Trabalho em equipe nada mais é do que um conjunto de profissionais centrados em um determinado objetivo, um time com diversos colaboradores que unem seus esforços para o mesmo fim como solucionar algo ou terminar determinada tarefa.

Nessa dinâmica de trabalho, todos contribuem com o melhor de si para entregar o melhor resultado e para que isso ocorra, é preciso haver alinhamento e motivação.

O trabalho de alinhamento nesse cenário é necessário para que haja o reconhecimento das dificuldades de cada um e também dos próprios limites. Isso porque ao identificar essas características, todos passam a trabalhar para que haja uma cooperação mútua e essas dificuldades sejam amenizadas ou até mesmo extintas do processo.

Motivação no trabalho em equipe

Depois de compreender melhor sobre o conceito motivação e como ele é necessário no ambiente de trabalho, vamos explorar o termo no âmbito do trabalho em equipe. Como viu até aqui, motivação gera ação. No trabalho em equipe, a motivação gera interesse de uma equipe inteira em realizar uma tarefa ou solucionar um problema. 

A motivação no trabalho em equipe é mais desafiadora porque as ações precisam alcançar e engajar várias pessoas, ao invés de apenas uma. Está aí a importância de avaliar o fit cultural de todo colaborador que adentra em sua empresa.

É trabalhoso, pois, como comentado anteriormente, cada colaborador tem competências, habilidades, aptidões e personalidade diferentes. Encontrar um meio que contemple todos os participantes da equipe e traga como resultado a motivação de todos, é difícil, visto que o fator e nível motivacional muda de pessoa para pessoa.

Como alcançar e preservar a motivação no trabalho em equipe?

Para alcançar e preservar a motivação no trabalho em equipe, uma das opções disponíveis para o ambiente de trabalho é a gamificação

A gamificação foi criada como um recurso para desenvolver competências e habilidades e, ainda engajar os trabalhadores. Ela utiliza elementos de jogos para transformar o ambiente de aprendizado e produtividade em um lugar mais lúdico.

Os jogos possuem características lúdicas que captam a atenção de seus usuários e os motivam a correr atrás de um objetivo; sobreviver ao fim do mundo, encontrar alguém ou ser o primeiro na linha de chegada.

A similaridade desses dois ambientes culminou no surgimento da gamificação, pois, como nos jogos, temos desafios e metas todos os dias em nossas vidas profissionais e pessoais. A diferença é que o ambiente de trabalho não é desenvolvido de maneira mais lúdica, justamente a parte que motiva os trabalhadores a alcançarem os objetivos.

Ao incrementar, portanto, elementos de recompensa e reconhecimento, a equipe se torna mais engajada a correr atrás de um resultado. A gamificação é uma tendência que une o melhor dos dois mundos: o ambiente lúdico adaptado às necessidades de um ambiente de trabalho.

Através de gamificação é possível criar missões individuais ou colaborativas, desenvolver um sistema de pontuação e ranqueamento e disponibilizar premiações para os vencedores. Esse cenário gera uma disputa saudável entre as equipes que se sentem mais motivadas a alcançarem o objetivo final.

Quer entender melhor sobre as práticas da gamificação no ambiente de trabalho e como ela pode ajudar a alcançar e preservar a motivação no trabalho em equipe de sua empresa? Leia O que é Gamificação: Entenda esta tendência de aprendizagem e confira tudo o que precisa saber.