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Home / Blog / Geral / BPO: o que é e quais as vantagens para as organizações?

BPO: o que é e quais as vantagens para as organizações?

bpo
18 fev 2022

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BPO é uma sigla que significa Business Process Outsourcing e em português quer dizer “Terceirização de Processos de Negócios”. Ela é utilizada para se referir às práticas adotadas pela empresa quando ela contrata outra instituição para fazer atividades em uma determinada área.

Essa prática vem sendo cada vez mais comum por ser uma alternativa bastante estratégica para se posicionar no mercado que se encontra cada dia mais competitivo. Isso porque através do Business Process Outsourcing, a empresa consegue focar suas práticas para o core do negócio e as demais atividades, aquelas consideradas secundárias, são deixadas nas mãos de especialistas.

O que você vai ver neste artigo:

  • O que é BPO?
  • Qual a diferença entre BPO e terceirização?
  • Vantagens da Terceirização de Processos de Negócios

Apesar de ser tendência, é comum se deparar com gestores que ainda não entendem exatamente os benefícios desse negócio, deixando de investir em uma estratégia que pode mudar consideravelmente a empresa.

No final deste artigo, você será capaz de compreender exatamente o que é BPO e como você pode aumentar a produtividade da sua empresa ao adotar essa alternativa, mesmo que tenha um quadro enxuto de colaboradores.

Se interessou pelo assunto? Basta continuar a leitura para saber mais!

O que é BPO?

Em termos gerais, a Terceirização dos Processos de Negócio trata-se da contratação de práticas e funções que não correspondem às atividades do core da organização, com objetivo de aumentar a eficiência da empresa e gerar melhores resultados.

Em outras palavras, o BPO é um sistema adotado quando uma organização contrata outra para fazer atividades em áreas relevantes, mas que não são de especialidade do negócio. 

Logo, ao procurar por uma empresa BPO, o cliente foca em encontrar alguém especializado para assumir totalmente um setor ou atividade de importância na empresa. Uma empresa que cuide de toda contabilidade, por exemplo.

Qual a diferença entre BPO e terceirização?

Geralmente, o BPO é bastante confundido com o processo de terceirização, isso se dá por conta do significado do termo. Mas a verdade é que ele possui algumas diferenças quando comparado à terceirização normal.

A principal diferença entre BPO e a terceirização comum é com relação ao processo. Na terceirização normal o prestador contratado não precisa criar um novo modelo de processo que atenda especificamente o serviço que foi requerido. Pode-se dizer que a terceirização normal atende um serviço pontual e único, como o serviço de manutenção e limpeza. 

Agora a terceirização BPO é mais abrangente. A empresa contratada assume toda a responsabilidade da atividade e do setor, geralmente soluções de TI, financeiros ou de RH são aqueles que se enquadram em um BPO.

Ou seja, todas as atividades e resultados deste setor são de responsabilidade dessa parceria entre a empresa que abraçará as práticas dessa área e a contratante.

Além dessas características já compartilhadas, ainda é possível citar outra que influencia em grande diferença entre o BPO e a terceirização comum, que é com relação ao aprofundamento das atividades. 

No BPO a empresa prestadora do serviço se aprofunda muito mais nas necessidades do cliente, criando um modelo adaptável para ela, para o que ela precisa, como tecnologia, conhecimentos e procedimentos.

Vantagens da Terceirização de Processos de Negócios

Ao dispor do apoio de outras empresas para realizar atividades que não são do core do negócio, os gestores conseguem focar e consequentemente melhorar a eficiência das atividades principais, diminuir custos e supervisionar os colaboradores. Com isso, a performance da empresa passa a crescer, gerando maiores vantagens competitiva.

Veja em que especificamente o BPO ajuda.

1. Otimização do tempo

A partir do momento que a empresa passa a contar com os serviços de outra corporação, os colaboradores tendem a ter mais tempo para se dedicar às atividades principais. Isso reflete na quantidade do trabalho e na qualidade do ambiente, que fica menos sobrecarregado.

2. Economia

Ao adotar o BPO os custos fixos com funcionários podem ser substituídos por variáveis, de acordo com a demanda daquele serviço contratado. Com isso, sua empresa passa a economizar com encargos trabalhistas, benefícios e em processos de recrutamento e seleção, e desligamento de funcionários, afinal a empresa contratada será responsável por todo esse trâmite

3. Conhecimentos específicos

O BPO garante que você conte com profissionais especializados com competências e habilidades necessárias para desenvolver a atividade proposta. Isso quer dizer que suas tarefas estarão sob responsabilidade de profissionais qualificados e que sua demanda de serviço será atendida com eficiência e qualidade que precisa.

O nível de qualidade dos profissionais BPO dificilmente é alcançado por profissionais que fazem parte da equipe interna. Ao tentar criar uma equipe na sua organização que seja altamente especializada, você terá que contratar profissionais de alto nível ou investir no desenvolvimento de colaboradores que não possui experiência.

Esse investimento e deve ser voltado para práticas do core da empresa, porque elas sim vão proporcionar grandes resultados para a corporação. Para as demais atividades, é só escolher uma empresa terceirizada que apresente resultados concretos e seja vista como responsável no mercado, assim você alcançará os melhores resultados e investimento menos.

4. Mais produtividade

Como já foi comentado anteriormente, ao terceirizar alguns processos burocráticos da empresa, os colaboradores internos passam a ter mais tempo livre para se dedicar às práticas que realmente estejam relacionadas ao propósito de existência da empresa. 

Isso acontece porque as atividades secundárias demandam bastante tempo e afastam os profissionais de suas tarefas principais. Logo, contar com o BPO faz da sua empresa ter um ganho na produtividade porque eles ficam menos sobrecarregados e não precisam assumir tarefas operacionais e técnicas que fogem do trabalho principal.

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Perguntas Frequentes:

O que é BPO?

O BPO é um sistema adotado quando uma organização contrata outra para fazer atividades em áreas relevantes, mas que não são de especialidade do negócio. 

Quais as Vantagens da Terceirização de Processos de Negócios?

1. Otimização do tempo;
2. Economia;
3. Conhecimentos específicos;
4. Mais produtividade;

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