Por que gamificação?
Planos
Blog
  • English
Experimente 14 dias grátis!
Confira nossos recursos
Inteligência artificial Crie cursos gamificados em menos de 2 minutos
Acessibilidade Uma experiência de aprendizagem inclusiva
Personalização Crie um ambiente de aprendizagem com a cara da sua empresa
Aprendizagem Crie cursos, trilhas de aprendizagens e muito mais
Recompensa Engaje seus usuários através de recompensas
Progressão e Performance Estimule o desenvolvimento da sua equipe
Dashboards e Relatórios Gerencie e analise tudo com precisão
Comunicação Mantenha contato dentro e fora da plataforma
Conheça todas as funcionalidades
Casos de sucesso:
12/03/2025
SAINT-GOBAIN
Quem é a Saint-Gobain: A Saint-Gobain é uma das maiores fábricas para materiais de infraestrutura e construção civil do Brasil e do mundo, com mais de 57 fábricas em território nacional e 12 mil colaboradores. O Desafio:  Para eles, o desafio era o engajamento de vendedores a treinamentos relacionados aos produtos da fábrica. O mais […]
11/03/2025
Grupo SM
Quem é o Grupo SM: O SM Educação é um dos maiores grupos educacionais privados do país, atende cerca de 12 milhões de alunos, em 10 países em que atua. A empresa surgiu com o propósito de criar soluções para melhorar a qualidade da educação. A empresa foi fundada há mais de 80 anos e […]
Ver todos os casos de sucesso
Conteúdos exclusivos e validados!
Planilhas, eBooks e mais! Aumente seu conhecimento com nossos materiais gratuitos.
Cases de sucesso Confira histórias de quem já inovou com a Ludos Pro
Guia prático da gamificação Aprenda com nosso passo a passo como gamificar processos e treinamentos corporativos
Plataforma LXP da Ludos Pro Confira as funcionalidades da plataforma gamificada Ludos Pro
Última publicação
13/02/2025
O Futuro do Treinamento e Desenvolvimento em 2025
Descubra as tendências que irão moldar o T&D e veja como aplicá-las para engajar equipes, otimizar treinamentos e gerar impacto real nos resultados do seu negócio.
Veja mais materiais de apoio
Confira nossos recursos
Inteligência artificial Crie cursos gamificados em menos de 2 minutos
Acessibilidade Uma experiência de aprendizagem inclusiva
Personalização Crie um ambiente de aprendizagem com a cara da sua empresa
Aprendizagem Crie cursos, trilhas de aprendizagens e muito mais
Recompensa Engaje seus usuários através de recompensas
Progressão e Performance Estimule o desenvolvimento da sua equipe
Dashboards e Relatórios Gerencie e analise tudo com precisão
Comunicação Mantenha contato dentro e fora da plataforma
Conheça todas as funcionalidades
Casos de sucesso:
12/03/2025
SAINT-GOBAIN
Quem é a Saint-Gobain: A Saint-Gobain é uma das maiores fábricas para materiais de infraestrutura e construção civil do Brasil e do mundo, com mais de 57 fábricas em território nacional e 12 mil colaboradores. O Desafio:  Para eles, o desafio era o engajamento de vendedores a treinamentos relacionados aos produtos da fábrica. O mais […]
11/03/2025
Grupo SM
Quem é o Grupo SM: O SM Educação é um dos maiores grupos educacionais privados do país, atende cerca de 12 milhões de alunos, em 10 países em que atua. A empresa surgiu com o propósito de criar soluções para melhorar a qualidade da educação. A empresa foi fundada há mais de 80 anos e […]
Ver todos os casos de sucesso
Por que gamificação? Planos
Conteúdos exclusivos e validados!
Planilhas, eBooks e mais! Aumente seu conhecimento com nossos materiais gratuitos.
Cases de sucesso Confira histórias de quem já inovou com a Ludos Pro
Guia prático da gamificação Aprenda com nosso passo a passo como gamificar processos e treinamentos corporativos
Plataforma LXP da Ludos Pro Confira as funcionalidades da plataforma gamificada Ludos Pro
Última publicação
13/02/2025
O Futuro do Treinamento e Desenvolvimento em 2025
Descubra as tendências que irão moldar o T&D e veja como aplicá-las para engajar equipes, otimizar treinamentos e gerar impacto real nos resultados do seu negócio.
Veja mais materiais de apoio
Blog
Personalize
<<
Personalize sua experiência
  • English
Experimente 14 dias grátis!

Home / Blog / Gestão / Conheça o conceito de Small Data e as vantagens corporativas!

Conheça o conceito de Small Data e as vantagens corporativas!

Conheça o conceito de Small Data e as vantagens corporativas!
25 abr 2022

Assine nossa Newsletter

Receba nossas notícias e informações exclusivas diretamente no seu e-mail

Assinar Newsletter

O termo Small Data é adotado para designar a grande quantidade de dados da nova era, chamada a Era da Informação. Esses dados quando analisados e interpretados se tornam um verdadeiro ouro para os negócios, possibilitando a criação de estratégias mais efetivas e tomadas de decisão mais assertivas.

O que você vai ver neste artigo:

  • O que é Small Data?
  • Qual a diferença entre Big Data e Small Data?
  • As vantagens do Small Data
  • Decisões tomadas a partir das necessidades dos clientes
  • Eficiência no setor de compras
  • Business Intelligence
  • Qualificação dos dados

Esse conceito vem para contrapor o Big Data e prioriza a precisão e a qualidade das informações utilizadas na empresa. Ou seja, enquanto o Big Data se preocupa com a quantidade de dados coletados, o Small Data tende a considerar a qualidade dessas informações.

Apesar de parecer o fim do Big Data, essa novidade vem sendo considerada complementar a tecnologia já adotada hoje, maximizando, assim, a capacidade e os resultados que ambos podem entregar.

O que é Small Data?

Pense que possui um livro sobre produtividade para ler, nele há 10 dicas de práticas que você pode implementar em seu cotidiano para se tornar uma pessoa mais produtiva. 

No entanto, essas dicas estão distribuídas por todo o livro. Sua tarefa é desmembrar cada capítulo e fazer uma análise minuciosa de cada parágrafo para identificar essas dicas e fazer um resumo contendo somente as dicas.

Profissionais do Futuro

Nesse processo, um livro de 300 páginas se transforma em 10 páginas e, ainda sim, entrega a principal informação que você precisava: as dicas. Ao invés de volume, portanto você passa a dispor de qualidade. Essa é a finalidade do Small Data.

Na proposta do Small Data, a procura por informações se estende a diferentes formas e canais. Podem ser através de pesquisas qualitativas e quantitativas, tráfego no site, vendas simuladas, redes sociais, análises de satisfação ou mesmo através de relatórios gerados através de softwares de relacionamento com o cliente (CRM).

Em quase todas as situações, tal estratégia é voltada para extrair informações comportamentais do público-alvo e são somadas a outros dados para que a empresa tenha mais insights sobre.

Nesse caso, o foco não está em reunir o máximo de informações no mínimo tempo possível, mas garantir que o material coletado encontra-se organizado, acessível e de fácil entendimento.

Qual a diferença entre Big Data e Small Data?

Existem algumas diferenças entre Big Data e Small Data, por exemplo, enquanto o Big Data requer armazenamento de aplicações de data mining e ferramentas de última ponta para análise de dados, o Small Data consegue atuar mesmo que a empresa não tenha tantas condições financeiras e de tempo para.

O Big Data também requer que cientistas de dados analisem as informações coletadas, enquanto no Small Data qualquer profissional pode ficar responsável por averiguar e gerar insights relevantes sobre o que foi coletado.

Resumidamente, as principais diferenças básicas entre Big Data e Small Data são:

  • É mais complexo extrair os benefícios do Big Data e esse processo exige tempo;
  • Small Data é acessível, está nas redes sociais e ferramentas de busca, por exemplo;
  • Big Data coleta dados por meio da nuvem, SQL Server, banco de dados e demais fontes;
  • No Small Data, os dados são gerados com PCs.
  • Big Data atua com petabytes;
  • Small Data une pequenas, mas relevantes quantidades de dados.

Como já comentado por aqui, apesar de o Small Data se destacar por ser menos complexo, quando comparado ao Big Data, cada um possui uma relevância importante para a empresa. Alguns especialistas, inclusive, defendem o uso dos dois. Um complementando outro.

como-motivar-e-engajar-as-geracoes-y-e-z-1

As vantagens do Small Data

Ao longo do texto, você já deve ter se deparado com alguns benefícios que o Small Data pode proporcionar para o ambiente corporativo, seja ele pequeno, médio ou grande porte. Porém, destacamos aqui alguns dos benefícios mais presentes para você conferir!

Decisões tomadas a partir das necessidades dos clientes

O Small Data se destaca no ambiente corporativo porque a partir dele a empresa consegue tomar decisões focadas nas necessidades do cliente final. Essa tecnologia gera facilmente relatórios, gráficos, comunicados e outras informações relevantes para a organização.

Eficiência no setor de compras

Todos os setores de qualquer empresa buscam eficiência máxima e produzir mais com menos recursos e o Small Data ajuda nesse sentido. Ele pode ser implementado na área de compras e otimizar os resultados da empresa. Com isso, ele pode gerar economia e direcionar melhor os recursos disponíveis.

Como reflexo da implementação do Small Data, a empresa consegue notar a diferença em seus estoques que se tornam mais equilibrados e correspondentes às necessidades do mercado, trazendo, assim, máxima eficiência para a corporação.

Business Intelligence

A Business Intelligence é um processo elementar para empresas que querem se manter competitivas no mercado. Através do Small Data, a cadeia produtiva passa a ser mais inteligente e conectada, o que impacta diretamente no desenvolvimento do BI da empresa.

Qualificação dos dados

Apesar de apresentar diferentes vantagens, o foco do Small Data está na qualificação dos dados gerados, diferente do Data Base, por exemplo, que foca no volume. Por buscar mais qualidade de informações, elas são mais precisas.

Essa característica é fundamental para o desenvolvimento da empresa, pois facilita o monitoramento dos dados, as decisões que são tomadas a partir deles, assim como as negociações que também levam em consideração essas características.

Todos os dias surgem novas ferramentas e maneiras de coletar e tratar os dados. Ontem o Big Data surgiu revolucionando o mercado, hoje já existe o Small Data que vem para contribuir ainda mais para essa esfera de manipulação de informações que é uma prática extremamente relevante e estratégica para as empresas.

Mas essas tecnologias não passam de ferramentas que só trazem frutos verdadeiros quando bem implementadas e utilizadas, por isso é importante se aprofundar no assunto e conhecer todos os aspectos desse instrumento que pode transformar o desempenho dos negócios diante do mercado.

Confira então os nossos demais artigos sobre o assunto, começando com: O valor do Big Data Analytics na tomada de decisão.

Teste por 7 dias grátis

Perguntas Frequentes:

O que é Small Data?

A proposta do Small Data, a procura por informações se estende a diferentes formas e canais. Podem ser através de pesquisas qualitativas e quantitativas, tráfego no site, vendas simuladas, redes sociais, análises de satisfação ou mesmo através de relatórios gerados através de softwares de relacionamento com o cliente (CRM).

Qual a diferença entre Big Data e Small Data?

Existem algumas diferenças entre Big Data e Small Data, por exemplo, enquanto o Big Data requer armazenamento de aplicações de data mining e ferramentas de última ponta para análise de dados, o Small Data consegue atuar mesmo que a empresa não tenha tantas condições financeiras e de tempo para.

Quais são as vantagens do Small Data?

-Decisões tomadas a partir das necessidades dos clientes;
-Eficiência no setor de compras;
-Business Intelligence;
-Qualificação dos dados.

Gestão

Materiais gratuitos

A gamificação no processo de seleção de colaboradores
Guia para aumentar a produtividade de seus funcionários.
Transformação Digital na Educação Corporativa
Guia para Elaborar um Treinamento Online Gamificado
8 Pilares da Motivação
Como motivar e engajar as gerações Y e Z no ambiente de trabalho

Mais populares

Geral Negócios
Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem?
amigos em processo de aprendizagem felizes todos sentados em uma mesa, apenas dois de frente um homem de amarelo e loiro e uma melhor feliz de cinza e faixa amarela na cabeça
Educação
As 5 etapas do processo de aprendizagem
Dois homens sorrindo sentados e de azul no trabalho em equipe nas empresas
Comportamento Geral
Trabalho em equipe: qual importância nas empresas e como aperfeiçoar

Veja também

Administrativo

brand awareness

Comportamento

Educação

Educação corporativa

Teamwork and leadership vector concept metaphor

Gamificação e Engajamento

Geral

Gestão

Na Mídia

Negócios

Recrutamento e seleção

Tecnologia

Treinamento e desenvolvimento

Artigos relacionados

Comportamento Geral
Trabalho em grupo: 11 estratégias para aplicar na sua equipe
Comportamento Educação corporativa
Dicas para criar conteúdo gamificado acessível para a inclusão de pessoas com deficiência
Comportamento Educação Geral Treinamento e desenvolvimento
Qual o papel dos líderes digitais nos dias atuais?
Comportamento
Conheça a importância da comunicação digital nas empresas

Engaje, incentive e inspire: Gamifique.

A Ludos Pro foi desenvolvida com os recursos que você precisa para oferecer treinamentos gamificados rápidos, eficientes e muito mais dinâmicos. Tudo em um único lugar!

  • Impulsione o engajamento da sua equipe
  • Potencialize a performance com foco em resultados
  • Revolucione o processo de aprendizagem e desenvolvimento
Agende uma demonstração
Agende uma demonstração

Nossas conquistas

  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo GESAwards
  • Selo boostlab
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
SOLUÇÕES
  • Varejo
  • Turismo
  • Telecomunicações
  • Serviços
  • Seguros
  • Saúde e bem-estar
  • Mídia e entretenimento
  • Instituição financeira
  • Indústria
  • Governamental
PRODUTO
  • Inteligência Artificial Gamificada
  • Acessibilidade
  • Ambientação
  • Aprendizagem
  • Recompensa
  • Progressão e performance
  • Gestão e inteligência de dados
  • Comunicação
  • Integração
  • Planos
INSTITUCIONAL
  • Quem Somos
  • Fale com a gente
  • Cases
  • Política de privacidade
  • Termos de uso
RECURSOS
  • Blog
  • Materiais Gratuitos
  • Web Stories
FIQUE POR DENTRO
Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem? Edtechs: o que são e como estão transformando a educação? LXP x LMS: O que são e quais as diferenças Jogos corporativos para engajar e motivar colaboradores
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
<<
Personalize sua experiência