Trabalho em grupo: 11 estratégias para aplicar na sua equipe

06 maio 2024

Incentivar o trabalho em grupo é uma estratégia que ajuda a melhorar a produtividade e qualidade na empresa, além de impactar positivamente no seu clima interno. Quando os funcionários usam suas habilidades e conhecimentos de forma coletiva, todo mundo ganha: as metas são alcançadas; conhecimentos são trocados; profissionais evoluem e o ambiente de trabalho é mais saudável. 

Entretanto, não é simples ou fácil promover um espírito de cooperação entre os colaboradores, ainda mais na correria do dia a dia. Felizmente, há formas eficientes de se incentivar o trabalho em grupo em uma organização e assim fortalecer os seus talentos.

O que você vai ver neste artigo:

11 estratégias para desenvolver o trabalho em grupo

Há algumas práticas que podem ser feitas no dia a dia da empresa para promover um ambiente mais propício ao trabalho em equipe, despertando e cultivando um espírito de colaboração entre os funcionários:

1. Estabeleça o papel de cada membro

Ter um objetivo em comum não significa que todos os colaboradores vão realizar a mesma atividade. Para melhorar o trabalho em equipe nas empresas, é indispensável que todos os funcionários saibam exatamente qual o papel que devem desempenhar para o crescimento do negócio.

Para isso, é interessante apurar se as funções dos trabalhadores estão todas bem definidas e de acordo com as suas habilidades profissionais. Isso fará com que o desempenho de cada área melhore e o trabalho em conjunto se fortaleça.

2. Confie em sua equipe

A confiança é fundamental para que todos se sintam seguros e confortáveis para dividir dúvidas, opiniões, responsabilidades e, até mesmo, críticas construtivas. Sem essa base, torna-se inviável a construção de um trabalho em equipe de sucesso.

O desenvolvimento desta confiança acontece por meio de um ambiente que gere uma boa relação entre os colaboradores, seja aberto a feedbacks e trate todos os membros como iguais.

3. Desenvolva a cultura de feedbacks construtivos

Criar uma cultura de feedbacks construtivos também ajuda a fortalecer o trabalho em equipe nas empresas. É uma ótima ferramenta para avaliar o desempenho do grupo e orientar os funcionários a como desenvolver melhor o seu trabalho.

Seja positivo ou negativo, o funcionário deve saber que o feedback é sempre construtivo para o seu crescimento profissional. Ele tem o objetivo de reconhecer os pontos positivos, apontar o que pode ser aprimorado e apresentar meios para que aconteça a melhoria desejada.

4. Resolva os problemas na hora

É essencial que o líder diagnostique e resolva problemas pontuais no momento em que eles surgirem. Postergar o problema ou colocá-lo para debaixo do tapete é receita certa para contaminar o trabalho coletivo.

É primordial, portanto, que gestores desenvolvam e aprimorem a competência de diagnosticar falhas, buscar soluções (de preferência junto aos colaboradores) e colocá-las em prática.

5. Seja um exemplo

Para estabelecer um forte engajamento da equipe, é fundamental também que os líderes sejam exemplos de dedicação e profissionalismo no dia a dia da empresa. Antes de qualquer cobrança de bons resultados, é imprescindível que os comandantes inspirem os demais tanto em suas ações como em seu comportamento. 

6. Respeite a individualidade

A realização de um bom trabalho em equipe passa também por reconhecer a individualidade de cada colaborador. A diversidade de um grupo é sempre um grande desafio para os gestores e deve ser vista como uma oportunidade para o desenvolvimento de um trabalho mais rico. 

É como em um time de futebol: cada jogador possui diferentes talentos e funções distintas em uma partida. Cabe ao treinador fazer com que essas qualidades se complementam para que a equipe chegue ao seu objetivo comum — vencer o jogo.

7. Tenha uma comunicação clara e transparente 

Uma informação equivocada ou confusa pode causar uma série de prejuízos para o trabalho dos colaboradores e até para a dinâmica da equipe. Ter um cuidado para promover uma comunicação clara, transparente e respeitosa é fundamental para evitar atritos desnecessários, retrabalho e outros problemas no departamento que acabam impactando negativamente o relacionamento e a colaboração entre os colegas. 

8. Conheça os membros da equipe

Ter um bom conhecimento do perfil, comportamentos, motivações, dificuldades e potencial de cada funcionário é fundamental para saber a melhor forma de delegar tarefas, montar equipes e propor desafios que aproveitem cada talento e o grupo em si. E isso só é possível ao ter um relacionamento próximo e saudável com os profissionais.

9. Respeite as diferenças 

Nessa proximidade e conhecimento sobre cada membro da equipe, também é fundamental entender e respeitar as diferenças no departamento. Cada pessoa tem seus valores, vivência, motivações, propósitos, ritmo e características — mas todas devem se sentir respeitadas e valorizadas na equipe. 

É fundamental ter ciência e sensibilidade ao lidar com as diferenças e particularidades dos funcionários, sabendo como promover uma dinâmica saudável na equipe e organizar os grupos da melhor forma. 

10. Tenha uma liderança preparada 

O gestor é o principal ponto de contato da empresa com seus colaboradores — e muitos dos itens abordados neste artigo acabam sendo parte de sua responsabilidade no departamento. Um bom líder consegue conhecer sua equipe, se comunicar bem, respeitar e valorizar seus liderados e organizar seu trabalho e talentos da melhor maneira. 

Nesse sentido, é importante que a organização invista em um programa de treinamento de lideranças contínuo para capacitar seus gestores e despertar as habilidades adequadas para assumir esse compromisso estratégico na companhia — extraindo o melhor de cada talento e promovendo um ambiente saudável e que incentive um alto desempenho de todos. 

11. Aposte na gamificação para engajar e motivar

A gamificação está entre os métodos mais modernos usados para estimular e desenvolver o trabalho em equipe nas empresas. Essa metodologia usa elementos, design e lógica dos jogos para incentivar as pessoas a realizarem atividades que terão impacto positivo em suas vidas. 

Nas empresas, a gamificação pode ajudar a melhorar a motivação e engajamento dos funcionários. Muitas plataformas usam de elementos como recompensas, feedbacks e conquistas para estimular com que os colaboradores realizem suas tarefas, acessem os treinamentos corporativos e até mesmo tenham uma postura mais colaborativa no departamento. 

E como isso ocorre na prática? Descubra como usar a gamificação para motivar o trabalho em equipe e desperte o melhor em cada talento da sua empresa!

Banner-teste-gratis-artigo

Engaje, incentive e inspire: Gamifique.

A Ludos Pro foi desenvolvida com os recursos que você precisa para oferecer treinamentos gamificados rápidos, eficientes e muito mais dinâmicos. Tudo em um único lugar!

  • Impulsione o engajamento da sua equipe
  • Potencialize a performance com foco em resultados
  • Revolucione o processo de aprendizagem e desenvolvimento

Nossas conquistas

  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo GESAwards
  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo boostlab
Pular para o conteúdo