A inteligência empresarial é um conceito que vem ganhando cada vez mais relevância nos últimos anos. Também chamado de Business Intelligence (BI) ou inteligência de negócios, essa estratégia pode ajudar a explorar dados importantes e transformá-los em ações positivas à organização. 

O que você vai ver neste artigo:

Descubra por que tantas empresas estão investindo em inteligência empresarial e não fique de fora dessa tendência!

O que é Inteligência Empresarial? — Business Intelligence (BI)

Não é à toa que muitas organizações estão investindo em inovação e estratégia: o mercado está cada vez mais competitivo, com milhares de empresas disputando ferrenhamente o espaço e o coração dos clientes. Nisso, diversos conceitos e ferramentas surgiram para contribuir no planejamento e ações, tudo para aumentar os resultados — e, nisso, surgiu a inteligência empresarial ou business intelligence (BI), como também é conhecida em inglês.  

Basicamente, a inteligência empresarial é um conjunto de estratégias para coletar, organizar, analisar e trabalhar informações que sejam importantes para o negócio. Isso é feito a partir da extração de dados estratégicos, usando ferramentas especiais e o talento dos colaboradores para compreender esses materiais e transformá-los em ações positivas para a organização. 

Imagine encontrar dados que revelam comportamentos e hábitos específicos do público-alvo, que ajudem a realizar diagnósticos corretos da realidade do negócio ou permitam identificar oportunidades de negócio — tudo isso é possível ao implementar uma ótima estratégia de BI.

Inclusive pode-se usar os dados para fazer previsões do futuro, estimando como estará o cenário mercadológico ou as mudanças no comportamento do público-alvo, por exemplo, para preparar a empresa e aproveitar oportunidades. 

Se antes esses dados eram difíceis de serem extraídos e analisados, com o avanço da internet, um grande número de informações puderam ser armazenadas e tratadas. Big data, nuvem, plataformas, redes sociais e tantas outras possibilidades surgiram para facilitar esse trabalho e fortalecer os profissionais de BI. 

Assim, é possível captar um grande número de informações para se ter uma análise mais fiel e eficiente da estratégia adotada, melhorando as chances de se alcançar os objetivos da empresa. Afinal, os dados não são úteis por si só, mas sim quando pautam a tomada de decisões e contribuem para a redução de riscos e aumento da eficiência das ações. 

A inteligência empresarial torna a organização mais proativa no ambiente de negócios, antecipando tendências, fortalecendo seus processos e alcançando mais espaço no mercado. Mas essas são apenas algumas vantagens de se investir nesse conceito. 

Benefícios da Inteligência Empresarial

Como dito anteriormente, não é à toa que esse conceito vem ganhando cada vez mais relevância nas empresas: adotar a estratégia de Business Intelligence pode gerar várias vantagens para um negócio.

Inovação

Os dados coletados e as análises podem ajudar a empresa a identificar oportunidades de negócios que não estão sendo exploradas pela concorrência. Isso significa encontrar oportunidades de investir em inovações, seja em relação aos seus produtos, serviços, processos, atendimento ou em outros itens. 

Assim como o BI, apostar na inovação também é outra tendência no mundo dos negócios. Não é à toa que gigantes como Google, Netflix e Apple são reconhecidas por esta característica. Mesmo empresas de porte menor e que não atuam na área de tecnologia tem muito a se beneficiar com essa postura. 

Tomada de decisões mais assertivas

Ter os dados e análises corretas sobre uma situação é algo poderoso para se tomar decisões mais assertivas. Informações e considerações equivocadas podem direcionar a empresa a se esforçar e investir recursos em ações que não trarão os resultados desejados.

As informações certeiras irão dar mais segurança às decisões, gerando a resposta esperada e melhorando o desempenho do negócio. Com os dados corretos, reduz-se uma série de riscos ao definir as estratégias e ações da empresa. 

Vantagem Competitiva

Nesse sentido, encontrar essas oportunidades de negócio contribuem para aumentar a competitividade empresarial. As informações corretas podem pautar as decisões estratégicas e gerar mais resultados.

Dessa forma, a organização fortalece seu espaço no mercado e aumenta as vendas, tendo maior vantagem competitiva em relação à concorrência. 

Como Adotar a Inteligência Empresarial?

O Business Intelligence é algo que varia de empresa a empresa, afinal, cada uma tem sua realidade, dificuldades, forças e fraquezas próprias. No entanto, existem algumas metodologias específicas desenvolvidas para essa área e que são importantes de serem aprendidas e executadas por profissionais especializados em BI.

Além disso, existem algumas noções fundamentais para a adoção desse conceito:

Coleta de dados estratégicos

Um dos pontos principais da inteligência empresarial é a coleta e gestão de dados. Mas não basta obter qualquer um: é preciso saber exatamente quais informações são importantes para a empresa e suas estratégias, caso contrário, iria-se gastar um bom tempo e esforços em algo que não dará frutos depois.

Essa coleta de dados estratégicos também deve ser feita por meio de ferramentas específicas, que servem para este objetivo — facilitando, otimizando e tornando mais eficiente todo o processo. 

Profissionais especializados

Obter dados brutos é fundamental, mas eles não irão gerar resultados positivos para a empresa se não houver ninguém capacitado a compreendê-los e analisá-los para transformar as informações em ações concretas. Por isso é fundamental contratar profissionais especializados em BI e treinar os colaboradores para lidar com esses materiais e entender a importância dessa estratégia. 

Existem diversas técnicas que podem ser usadas no treinamento corporativo, como a pedagogia empresarial, fortalecendo as atividades educativas para gerar mais resultados nessa estratégia. Uma equipe capacitada faz toda a diferença em implantar uma ação eficiente de inteligência empresarial. 

Mentalidade analítica

Ter uma cultura voltada aos dados também é uma forma de fortalecer o BI na empresa. Treinar os colaboradores e cultivar uma mentalidade analítica ajuda a organização a entender, abraçar e extrair o melhor dessa estratégia. 

Imagine implementar esse conceito, porém, por desconhecimento e falta de familiaridade com a lógica dos dados, os profissionais acabarem não valorizando ou aproveitando o que o BI oferece ao seu serviço — isso pode gerar perdas de esforço, tempo e recursos ao não conseguir adotar essa estratégia com eficiência.

Além de treinar os colaboradores na cultura de dados, é importante também fortalecer a comunicação interna para que essa mentalidade seja absorvida e utilizada quando o treinamento acaba e a correria do dia a dia começa. 

Descubra a importância da comunicação empresarial e como melhorá-la na sua empresa para fortalecer a cultura de dados na equipe!

teste-gratis-por-7-dias