O Big Data Analytics é o uso estratégico de dados para descobrir lacunas, oportunidades e insights. As tecnologias atuais permitem com que as empresas obtenham um grande número de informações de seu público interno e até mesmo dos clientes em potencial. Porém é fundamental saber como usar essa enorme quantidade de material corretamente para pautar suas decisões e, desta forma, aumentar seu desempenho no mercado. 

Saber coletar, organizar e analisar dados será imprescindível para o futuro de muitos negócios. A sua empresa está preparada para essa realidade? Descubra nesse artigo o que é o Big Data Analytics e sua importância na tomada de decisão das organizações. 

Dados e Empresas

Os dados não são o futuro: eles já são o presente para diversas empresas. Não se aproveitar dessa estratégia pode significar ficar para trás e, até mesmo, o fim para algumas organizações. Um negócio de tecnologia, por exemplo, dificilmente vai ganhar mercado se não investir em data analytics.

Um dos maiores exemplos nesse sentido é a Netflix. Seu sistema de recomendação trabalha justamente com coletar as informações dos clientes e, com base nelas, destacar produções que mais se aproximam do seu gosto. Quais gêneros são mais vistos pelo usuário, filmes que curtiu, que não curtiu, séries que parou de ver… todos esses dados, ao serem analisados estrategicamente, dão pistas sobre as preferências de quem usa a plataforma, ajudando assim a traçar seu perfil e estimar qual programa em seu catálogo mais se aproxima desses critérios. 

É desta forma – usando sofisticados sistemas de dados – que a Netflix consegue entregar filmes e séries com grandes chances de agradar o seu público. Essa mesma lógica é usada pelo Google, Facebook, Instagram… Mas não precisa ser uma gigante de tecnologia para adotar a mesma dinâmica e melhorar o desempenho da sua empresa. O Big Data Analytics é algo que está cada vez mais presente na vida das empresas em geral. 

O que é Big Data Analytics?

Resumidamente, esse conceito significa coletar, organizar e analisar uma grande quantidade de dados, vindos de várias fontes, para identificar padrões, achar falhas e descobrir oportunidades. Desta forma, adotar o Big Data Analytics pode ser uma ótima estratégia para otimizar processos e encontrar novas ideias de negócio. 

Usar dados na tomada de decisão não é algo que começou nos tempos atuais. A diferença é que, com o avanço da tecnologia, agora é possível armazenar e estruturar uma enorme quantidade de informações. Isso ampliou o leque de assuntos que podem ser pesquisados, coletados e organizados, além de tornar essa estratégia mais acessível.

 

Antes de falar sobre seus benefícios, é preciso saber que existem 5Vs que formam os pilares do Big Data Analytics:

1- Volume: como dito, devido a tecnologia uma grande quantidade de dados pode ser coletada por meio do Big Data Analytics. Se essas informações forem realmente úteis, esse volume não será um problema, e sim uma enorme oportunidade.

2- Velocidade: ainda por conta da tecnologia atual fazer a coleta, organização e análise dos dados se tornou bem mais ágil do que utilizar os métodos manuais. Esse fator pode ser bastante útil em mercados com rápida mudança de comportamento, que exigem decisões mais velozes, e também traz a vantagem de reduzir custos. 

3- Valor: com tantos dados sendo coletados rapidamente é fundamental saber quais informações serão úteis e quais não terão tanta serventia assim, evitando gastar recursos e tempo em algo que não irá gerar valor para a empresa. Por isso é importante planejar bem antes de implementar essa ferramenta. 

4- Variedade: os dados coletados devem vir de fontes variadas. Pode-se obter informações das redes sociais, pesquisas de opinião, navegação pela internet, hábitos de compra… são tantas as origens desses materiais. Basta saber onde está o público-alvo dessa estratégia – colaboradores? Clientes? Fornecedores? Processos?

5- Veracidade: em tempos de tanta difusão de informações erradas, é preciso ter bastante cuidado para coletar dados corretos e que reflitam verdadeiramente a realidade da situação analisada. Por isso a exatidão e veracidade são fatores fundamentais para que essa estratégia atinja seu objetivo. 

Os dados podem ser coletados para diversas finalidades: desde conhecer melhor as preferência do público-alvo; verificar o desempenho dos colaboradores; otimizar alguns processos… Em todos esses exemplos, o Big Data Analytics pode oferecer insights precisos que indicaram caminhos melhores para a empresa trilhar. Sendo assim, essa ferramenta se torna importante para uma tomada de decisão mais assertiva e eficiente. 

O Valor do Big Data Analytics na Tomada de Decisão

Não é à toa que diversas empresas – gigantes ou pequenas – estão adotando de alguma forma o Big Data Analytics. Existem várias vantagens ao se implementar essa ferramenta no dia a dia, especialmente para melhorar a tomada de decisão.

Otimizar processos e reduzir custos

Os dados podem ajudar a mostrar falhas nas operações atuais, permitindo com que elas sejam otimizadas e assim gerem mais valor para a empresa. Consequentemente, isso reduz os gastos desnecessários e possibilita realocar os recursos onde eles são mais necessários.

Descobrir oportunidades

O Big Data Analytics também pode contribuir para revelar oportunidades de negócio escondidas. Descobrir determinados comportamentos dos clientes que podem gerar mais vendas, habilidades inexploradas dos colaboradores, melhora nos processos… basta saber analisar corretamente o que os números indicam. Essas questões podem até mesmo ajudar a desenvolver novos produtos e serviços, conquistando uma nova fatia de mercado.

Tomada de decisão mais precisa e ágil

Ter dados confiáveis e obtidos de forma rápida é uma mão na roda para tomar decisões mais assertivas e ágeis. Imagina se sua empresa descobre em uma pesquisa breve no site que o laranja chama mais a atenção do que o verde na hora de comprar um produto? Com um teste simples, isso pode ser confirmado rapidamente – o que vai ajudar a diretoria/gestão a definir a mudança de cor. Esse é apenas um exemplo pequeno de como uma informação bem coletada pode permitir uma decisão ágil e precisa que vai beneficiar a organização. 

Adotar o uso estratégico de dados pode se tornar um grande diferencial competitivo. Mas é preciso investir em tecnologia e planejamento para obter os benefícios. Descubra novas ideias para tornar sua empresa mais produtiva e eficiente com mais artigos do nosso blog!