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Home / Blog / Treinamento e desenvolvimento / 4 habilidades estimuladas pela gamificação no trabalho

4 habilidades estimuladas pela gamificação no trabalho

4 habilidades estimuladas pela gamificação no trabalho
18 maio 2023

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A gamificação é uma estratégia que vem sendo adotada por empresas de diferentes portes e segmentos de mercado, inclusive para fortalecer a gestão de pessoas. Por meio dessa metodologia, é possível estimular habilidades específicas nos colaboradores com o objetivo de melhorar seu rendimento no trabalho. 

O que você vai ver neste artigo:

  • 4 Habilidades Estimuladas pela Gamificação no Trabalho
  • Como implementar gamificação no trabalho?

4 Habilidades Estimuladas pela Gamificação no Trabalho

Um profissional pode ser extremamente qualificado em diversas áreas e bastante competente tecnicamente, porém ainda assim não conseguir gerar os resultados desejados por lhe faltar algo a mais, uma certa habilidade que vai fazer a diferença no seu desempenho cotidiano.  

Existem vários métodos adotados pelos RHs para desenvolver determinadas competências nas equipes. Uma das mais inovadoras nesse sentido é a gamificação, que usa elementos de jogos para incentivar os participantes a realizarem certas ações e despertarem comportamentos que tragam impactos positivos para suas vidas — inclusive no âmbito profissional. 

Muitas empresas estão aproveitando a gamificação em diversas estratégias, principalmente para fortalecer o treinamento e desenvolvimento de pessoas, tornando essas atividades mais engajadoras e eficientes. 

Confira 4 habilidades estimuladas pela gamificação que podem fortalecer o desempenho dos seus funcionários:

Foco

Os jogos costumam demandar uma boa dose de concentração para que o jogador tenha um desempenho satisfatório e cumpra as missões propostas — e um profissional precisa ter foco para realizar suas atividades com qualidade e superar desafios a curto, médio e longo prazo. 

Não é à toa que existem pessoas que passam horas jogando: essa dinâmica é capaz de reter a atenção de qualquer um. Imagine então usar essa capacidade de concentração em situações que não se resumem ao entretenimento, como a gamificação propõe. 

Uma atividade gamificada pode ser desenvolvida com o objetivo de melhorar o foco dos funcionários em determinados contextos e tarefas, ajudando-os a se concentrarem mais para obterem maiores resultados no trabalho.  

Senso de urgência

Tem certas demandas na empresa que precisam ser realizadas o mais rápido o possível para aproveitar oportunidades relâmpago ou estancar sangramentos, especialmente aqueles que prejudicam o negócio em diversos sentidos. 

É importante que os funcionários tenham um certo senso de urgência quando a situação demandar, respondendo com agilidade aos desafios e acontecimentos inesperados para obter melhores resultados. 

Em um jogo muitas vezes é preciso saber reagir rapidamente aos estímulos para se alcançar os objetivos da dinâmica. Inclusive, algumas atividades contam com cronômetros e outros mecanismos para instigar o senso de urgência e de agilidade nos jogadores, treinando a sua capacidade de resposta.

Assim, os colaboradores podem praticar essa habilidade — e até participar de uma dinâmica gamificada que tenha como missão impactos práticos nas tarefas do seu dia a dia — e ser capaz de responder aos desafios com urgência quando necessário. 

Colaboração 

O trabalho em equipe é essencial para se alcançar resultados melhores. Um profissional pode agregar com novas ideias e soluções para determinada estratégia, enquanto outro pode contribuir com habilidades específicas que domine. Assim, há a oportunidade de cada um trazer seu talento para fortalecer o esforço do todo. 

O espírito de colaboração faz toda a diferença na dinâmica da equipe, aumentando os resultados e reforçando os laços entre os funcionários. Pode-se criar maior confiança, empatia e engajamento entre os colegas por meio dessa qualidade, melhorando o clima interno e tornando o ambiente de trabalho mais saudável. 

E os jogos podem ajudar a melhorar o senso de colaboração: em algumas missões, é possível incentivar a troca de itens entre os participantes ou então promover missões e desafios que sejam só completados em conjunto com outro funcionário ou em equipe. Assim, eles terão que trabalhar juntos para alcançar os objetivos e receber as recompensas das atividades.

Autoavaliação

Assim como em qualquer jogo, uma atividade gamificada tem uma dinâmica que permite um feedback imediato do desempenho do participante: se ele escolhe a opção inadequada, na mesma hora ele é informado do seu equívoco, podendo entender onde falhou e redirecionar seus esforços e intelecto para a resposta certa. 

Além de criar um ambiente onde há espaço para a falha e ela é tratada como uma oportunidade de aprimoramento, essa metodologia ajuda na autoavaliação dos colaboradores ao permitir que recebam esse feedback de forma rápida e prática. 

Quando se adota a gamificação no treinamento corporativo, por exemplo, o funcionário pode 

imediatamente descobrir quais respostas e ações na atividade eles erraram e, de acordo com o tema, saber quais conteúdos precisa se aprofundar para assimilar melhor as informações e aprender mais. Tudo isso com a possibilidade de fazer esse processo com autonomia, realizando a sua autoavaliação e resolvendo sua situação com independência. 

Essas são apenas algumas das habilidades que podem ser estimuladas nos funcionários por meio da gamificação — existem outros comportamentos que são possíveis de serem trabalhados para fortalecer as competências dos profissionais e da equipe como um todo. 

Porém, para se obter os resultados desejados, é importante saber como adotar essa metodologia na empresa e aproveitar o seu melhor no dia a dia. 

Como implementar gamificação no trabalho?

Como toda estratégia, o primeiro passo sempre é o planejamento: é fundamental definir quais serão os objetivos e metas da ação, métricas, orçamento, possibilidades e prazos, além de determinar qual será o público-alvo e entender o seu perfil. Esse último cuidado é essencial para desenvolver uma atividade que seja verdadeiramente engajadora e eficiente. 

Por exemplo, pode-se criar uma plataforma gamificada com treinamentos corporativos para determinada equipe usando uma temática de viagem pelo mundo. Porém, não adianta desenvolver o melhor storytelling e cenários se os colaboradores não tiverem o mínimo interesse por essa ambientação. 

É fundamental conhecer o perfil, hábitos, interesses, expectativas e outras informações estratégias do público-alvo, aproveitando esses dados na personalização das atividades, desenvolvendo uma plataforma que atraia e retenha a atenção dos funcionários. 

Nesse sentido, também é importante entender da gamificação em si para saber usar o melhor dessa metodologia: quais elementos podem ser adotados na ação para atrair e engajar os participantes? E quais ajudarão não apenas a divertir, mas educar ou impactar positivamente o cotidiano dos funcionários? 

É preciso conhecer essa metodologia de forma mais profunda, além de ter os recursos para desenvolver as atividades gamificadas com qualidade. Nem sempre a empresa tem condições — inclusive de expertise ou de mão de obra — para fazer isso sozinha. Por isso, é fundamental contar com uma parceira para aproveitar o melhor dessa estratégia.

Saiba o que a Ludos Pro pode fazer pela sua organização e deixe a gamificação dar um UP na sua gestão de pessoas!

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Existem vários métodos adotados pelos RHs para desenvolver determinadas competências nas equipes. Uma das mais inovadoras nesse sentido é a gamificação, que usa elementos de jogos para incentivar os participantes a realizarem certas ações e despertarem comportamentos que tragam impactos positivos para suas vidas — inclusive no âmbito profissional. Muitas empresas estão aproveitando a gamificação em diversas estratégias, principalmente para fortalecer o treinamento e desenvolvimento de pessoas, tornando essas atividades mais engajadoras e eficientes.

O que a gamificação pode ajudar para estimular meus funcionários?

Conheça 4 habilidades estimuladas pela gamificação que podem fortalecer o desempenho dos seus funcionários, são eles: O foco, senso de urgência, colaboração e a autoavaliação são algumas delas.

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