São muitos os benefícios de se adotar uma plataforma EAD para empresas. Essa estratégia ajuda a otimizar o tempo e recursos empregados nos treinamentos, sendo uma alternativa bastante popular e efetiva de promover a educação corporativa e capacitar os colaboradores.

Você ainda não conhece essa metodologia? Descubra nesse artigo o que é, quais são os benefícios e como implantar uma plataforma EAD na sua empresa.

O que é a Plataforma EAD?

Em resumo, a plataforma de ensino a distância – EAD – é uma ferramenta que oferece um ambiente virtual de aprendizado, disponibilizando recursos como videoaulas, espaço para anexar os materiais extras e fóruns de debate entre os estudantes e tutores. Nesse meio, forma-se uma sala de aula digital, onde os estudantes podem acessar os conteúdos livremente.

O desenvolvimento do ensino a distância aproximou as pessoas da educação: quem não pode continuar os estudos – por questão de problemas com tempo, deslocamento e até financeiros – pode agora acessar conteúdos de qualidade feitos por profissionais a qualquer hora do dia e em qualquer lugar. Tem pessoas que aproveitam a jornada de ônibus, a espera em uma fila, alguns minutinhos antes de dormir e até o intervalo de trabalho para adquirir conhecimento e se aprimorar, inclusive profissionalmente.

Essa característica, de flexibilizar o estudo, permitiu com que esse modelo de ensino fosse popularizado no Brasil. É fácil encontrar atualmente cursos livres gratuitos e até mesmo graduações que usam o EAD, seja integral ou parcialmente. 

Desta forma, esse modelo de ensino-aprendizagem foi largamente difundido, ganhando espaço até mesmo nas ações de educação corporativa. 

Plataforma EAD para empresas: quais são suas vantagens?

Assim como no ensino tradicional, o EAD abriu um mundo de possibilidades para as empresas adotarem-no em ações como o treinamento corporativo. São vários os benefícios de se implementar essa metodologia no ambiente empresarial. 

Otimização do tempo

Ao contrário das aulas presenciais, o EAD não fica preso a um determinado espaço físico e um horário fixo: os colaboradores podem acessar os conteúdos quando lhe for mais conveniente, fazendo assim uma melhor gestão do seu tempo e produtividade. Em vez de parar a produção para participar do treinamento, o funcionário estuda no seu ritmo e possibilidade.

Redução de custos

Essa dispensa de um ambiente físico e horário fixo ajuda a reduzir os gastos com locação, deslocamento e comodidade dos colaboradores até o espaço de treinamento, além de não precisar parar a produção ou ter que organizar o horário de todos (incluindo o do instrutor) para participarem da atividade. Todas essas questões geram custos, que não são para se menosprezar. 

Variação de formatos

O ambiente digital oferecido pela plataforma EAD permite usar conteúdos dos mais diversos formatos: vídeo; áudio; texto; infográfico; fórum; chat; gamification… São tantas as possibilidades e essa variedade ajuda pessoas que aprendem melhor com determinados estímulos. Assim é possível aumentar a efetividade das ações de educação corporativa, atingindo os colaboradores que têm dificuldades de aprendizado quando usa-se apenas um meio.

Engajamento dos colaboradores

Essa variedade de formatos ajuda a tornar o estudo uma atividade menos monótona: afinal, nem todo mundo sente motivado a investir seu tempo em conteúdos educativos. Desta forma, aumenta-se o engajamento dos colaboradores nas atividades propostas. A própria flexibilidade também contribui com esse fator, pois a dinâmica do EAD estimula a autonomia dos estudantes e o respeito ao seu ritmo de aprendizado. Tudo isso torna essa ação mais efetiva e com menos resistência e desistência.

Uso da tecnologia

A tecnologia está presente na nossas vidas a cada segundo dos nossos dias. Usar os recursos disponíveis pelas inovações tecnológicas significa não ficar para trás e oferecer uma interface amigável aos seus colaboradores para que possam se aprimorar profissional e pessoalmente.

Plataforma EAD para empresas: como funciona?

Existem várias maneiras de se adotar uma plataforma EAD em uma empresa. Antes de pensar no formato, é fundamental pensar no conteúdo que será transmitido aos colaboradores. O RH pode produzir os materiais internamente, levando em consideração às necessidades particulares, ou então fazer uma parceria com organizações especialistas em educação corporativa para criá-los, sempre de acordo com suas demandas.

Além do conteúdo, é importante pensar na forma. É possível implantar soluções 100% digitais nas ações educativas ou então investir no modelo de ensino híbrido – que usa tanto a metodologia virtual quanto a presencial, e é bastante efetivo com públicos que têm dificuldades em dominar as linguagens digitais.  

Também é possível adotar estratégias como o mobile learning, que é o uso dos dispositivos móveis no ensino a distância – tornando essa metodologia ainda mais flexível e acessível às pessoas. E em relação aos conteúdos, uma metodologia como a rapid learning ou microlearning pode trazer mais resultados ao disponibilizar os materiais em uma formatação mais curta, como vídeos menores, permitindo estudos rápidos. 

O EAD é uma estratégia que permite diversas combinações, inclusive aliar essa metodologia a outras, como a gamificação, aumentando a eficiência da educação corporativa.

No caso da gamificação, essa metodologia torna a plataforma EAD ainda mais engajadora e amigável aos colaboradores, pois utiliza elementos motivadores encontrados nos jogos para estimular as pessoas a realizarem determinadas ações ou mudem certos comportamentos. Assim, essa estratégia estimula a motivação para estudar e aprimorar a postura profissional.

A gamificação está sendo usada em áreas como saúde, política e educação, trazendo resultados positivos. As empresas podem adotar essa metodologia em processos como treinamento corporativo, onboarding de novos funcionários, recrutamento, comunicação interna e até mesmo nas tarefas cotidianas dos colaboradores – transformando todas essas atividades em experiências imersivas e interativas.

Os elementos lúdicos ainda ajudam na retenção dos conhecimentos, associando o estudo a estímulos positivos para fortalecer a fixação das informações na memória dos colaboradores. Desta forma, eles terão mais facilidade de aplicar o aprendizado em seu dia a dia. 

As plataformas gamificadas ainda trazem a vantagem de oferecer relatórios detalhados do desempenho dos colaboradores nas atividades, ajudando o RH a identificar com precisão e agilidade quais são os profissionais que precisam de reforço no aprendizado, quais conteúdos estão sendo bem assimilados e os que devem ser aprimoradas.

Combinar uma plataforma EAD com a gamificação é uma excelente ideia para melhorar os resultados das ações de educação corporativa, tornando essas atividades mais engajadoras. Converse conosco e descubra como usar essas estratégias a favor da sua empresa!