Adhocracia é um tipo de gestão baseada em projetos não-permanentes, sendo uma alternativa para empresas que precisam simplificar e agilizar os processos e desejam desenvolver uma cultura flexível às necessidades e exigências do mercado.
Como as mudanças no mercado ocorrem cada vez mais rápidas, para sobreviver e se manter competitiva, a empresa precisa acompanhar essa volatilidade. Para que isso seja possível, ela precisa diminuir o máximo das burocracias da organização. E é exatamente essa a proposta da Adhocracia.
O que você vai ver neste artigo:
Quer entender mais sobre o assunto? Neste artigo você vai conferir:
- O que é Adhocracia?;
- Características da Adhocracia;
- Como a adhocracia funciona na prática;
- As vantagens e desvantagens da Adhocracia;
- Vantagens da Adhocracia;
- Desvantagens da Adhocracia.
Então é só continuar com a leitura para descobrir mais a respeito desse conceito!
O que é Adhocracia?
O termo Adhocracia foi criado por Alvin Tofler e adveio das forças-tarefas militares com intuito de auxiliá-los na tarefa de lidar com diversas situações de forma rápida. Na época, o mundo já comentava sobre a necessidade de uma sociedade dinâmica e mutável, com empresas que precisam de temporalidade, inovação, anti-burocracia e ergonomia.
Pode-se dizer que a Adhocracia surgiu por conta da necessidade de reconhecer, compreender e resolver problemas complexos em ambientes mutáveis. Ou seja, o conceito foi desenvolvido para definir um sistema coerente a um mundo VUCA, em que rápido avanço tecnológico e insatisfação da sociedade com a figura da autoridade ainda sendo em camadas.
Apesar de ter sido criado por Tofler, o termo passou a ser conhecido através de Robert Waterman, no livro “Adhocracy - The Power to Change”. Ele é considerado uma alternativa à burocracia da empresa e tem como característica dar espaço para ações decisivas e mais intuitivas, diferente do que acontece no dia a dia empresarial, em que são levadas em consideração a autoridade dos profissionais e o conhecimento técnico.
Ou seja, a Adhocracia é um sistema temporário, flexível e adaptativo que está associado a um grupo de profissionais com habilidades e competências, profissões e conhecimentos divergentes, mas complementares que, em determinado momento, são utilizadas para solucionar algum problema da corporação.
A principal finalidade desse modelo de gestão é identificar resultados institucionais rápidos e eficazes. Através dele, os profissionais da empresa pensam “fora da caixa”, substituindo alguns padrões que os fazem perder energia para dar abertura a ações mais simplificadas, que estejam de acordo com as necessidades e objetivos da empresa naquele momento e para aquele tipo de situação.
Empresas de comunicação são um exemplo de como a Adhocracia pode ser implementada no ambiente corporativo, porque nesse tipo de negócio vários profissionais, de diferentes áreas, se reúnem para criar soluções para uma necessidade específica do cliente.
Características da Adhocracia
Há algumas características que uma empresa Adhocrática possui. Veja quais delas merecem destaques:
- Estrutura empresarial orgânica;
- A organização possui pouca formalização de processos. Há mais liberdade e maior flexibilidade no trabalho;
- A empresa foca na descentralização de papéis;
- Produção dinâmica;
- Cultura marcada pela adaptação e flexibilidade;
- Inovação;
- A comunicação empresarial é mais informal;
- A própria equipe coordena e controla suas ações;
- Maior liberdade na tomada de decisões;
- Criação e inovação de soluções para problemas organizacionais e/ou de clientes;
- Profissionais mais autônomos, presença de equipes temporárias e multidisciplinares.
Como funciona a Adhocracia na prática
A Adhocracia funciona como um processo de trabalho fluído. Ao aderir a esse tipo de gestão, líderes e chefes passam a ser reativos e receptivos às mudanças. O papel deles se torna incentivar equipes a repensar projetos e metas quando preciso, isso de forma rápida, como o mercado exige.
Essa prática é bem diferente das instituições tradicionais que quando uma circunstância inesperada acontece, elas constroem barreiras e sistema de defesa contra riscos. Na Adhocracia, a organização vai à contração, ela não cria rotina ou planos para estabilidade.
As empresas geridas pela Adhocracia são movidas pelas constantes mudanças de mercado, estão conectadas ao futuro, promovem o desenvolvimento dinâmico de produtos e profissionais, além de trabalhar com senso de urgência, de olho em novas tecnologias e buscando sempre o crescimento da empresa em sua totalidade.
As vantagens e desvantagens da Adhocracia
O mercado de trabalho está cada vez mais sofrendo influência da cultura da geração millennials, que na vida profissional deseja viver experiências do que ter estabilidade tão desejada pelas gerações anteriores.
Hoje em dia, esses profissionais sabem que o trabalho e a produtividade não estão relacionados a um horário rígido, a uma mesa de escritório e o cumprimento de uma rotina. E a cultura da Adhocracia anda nesse mesmo propósito.
Vantagens da Adhocracia
Principalmente para as instituições que estão abertas à nova cultura de trabalho, o modelo de gestão Adhocracia dispõe de diversas vantagens:
- Menos burocracia que limitam o surgimento mais rápido de resultados;
- Maior agilidade nos processos internos;
- Capacidade de inovação;
- Tarefas realizadas de acordo com as necessidades específicas do presente;
- Soluções de curto prazo;
- Estímulo para a criatividade no ambiente de trabalho;
- Mais qualidade e desempenho dos resultados adquiridos;
Desvantagens da Adhocracia
Para empresas e pessoas mais tradicionais, a estabilidade é um fato essencial, nesse cenário, talvez a cultura Adhocrática possa ser uma desvantagem. Além dessa característica ainda há algumas que podem ser vistas como pontos negativos:
- Funções um tanto indefinidas;
- Pode apresentar custo elevado para ser implementada;
- Problemas de comunicação;
- Conflitos de interesses;
- Sem formalidade nos processos de trabalho.
Ao observar as vantagens e desvantagens que o sistema de Adhocracia apresenta, é possível ver que ele não é eficiente para atividades comuns da empresa e que para funcionar em toda sua potencialidade precisa de processos bem definidos. Para isso, é crucial contar com um software que auxilie.
Agora que você descobriu as informações necessárias para dominar o conceito de Adhocracia, que tal assinar nossa newsletter? Através dela você irá receber mais informações sobre esse e outros temas relacionados à gestão empresarial.