Como usar chatbots na educação corporativa?

13 nov 2023

Adotar chatbots na educação corporativa é uma forma de otimizar algumas atividades nessa estratégia, tirando dúvidas, oferecendo caminhos personalizados de acordo com o nível de aprendizagem do funcionário e enviando comunicados importantes — tudo de forma automatizada.

Os avanços tecnológicos têm muito a contribuir em diversas estratégias e processos de uma empresa — saiba o que os chatbots podem fazer para melhorar os treinamentos corporativos e ações de desenvolvimento de pessoas da sua companhia!

O que é chatbot?

Em resumo, chatbot é uma ferramenta eletrônica usada para interagir com o público. Esse serviço acaba funcionando como um assistente virtual, que atende, responde perguntas, oferece informações e registra dados relevantes ao contato com o usuário da plataforma. 

Atualmente, essas soluções estão sendo aplicadas em diversos processos de uma empresa: atendimento online e telefônico aos clientes e público em geral, ajudando na triagem dos contatos; nas estratégias de comunicação interna e até mesmo nas ações de educação corporativa, como treinamentos e desenvolvimento de pessoas. 

Como funciona o chatbot?

Você já ligou para o canal de atendimento de alguma empresa, ouviu uma voz eletrônica e teve que digitar um número para ser atendido? Então teve que escolher entre opções numéricas em um aplicativo de mensagens? Ou mandou mensagem em uma janela de chat de um site ou blog? Então você teve contato com um chatbot. 

Essa solução oferece opções de interação para o usuário — como discar um determinado número ou usar certas palavras-chave no texto — para direcioná-lo ao tema, informação ou atendimento que ele tem interesse. 

Algumas ferramentas usam sistemas mais simples para promover o contato com os usuários, oferecendo um número limitado de opções e elementos. Enquanto isso, outras adotam a inteligência artificial, expandindo o leque de funcionalidades e caminhos com que o público pode interagir com o sistema. 

Há soluções tão sofisticadas que são capazes de aprenderem com cada interação com os usuários do sistema: isso é feito por meio do mecanismo chamado aprendizado da máquina (machine learning), permitindo assim que a ferramenta se aprimore a cada utilização, de forma automática, oferecendo uma experiência ainda melhor para o público. 

Desta forma, não é preciso ter um time de atendentes para fazer a triagem dos contatos ou para avaliar as interações dos funcionários — basta ter uma solução bem desenvolvida para otimizar vários processos no relacionamento da empresa com diferentes públicos, de clientes a colaboradores. 

Como criar um chatbot?

Independentemente do nível de sofisticação, existem algumas orientações para se desenvolver um projeto de chatbot eficiente. 

Antes de mais nada, é preciso definir o objetivo da estratégia: realizar o atendimento ao cliente pelos canais digitais ou telefônicos? Promover alguma ação de marketing e lançamento de produtos/serviços? Fortalecer a educação corporativa? Ou adotá-lo em outra situação e contexto? Essa escolha vai nortear os próximos passos do projeto.  

É necessário esquematizar todos os caminhos da interação dos usuários ao longo do atendimento, desenhando cada opção para que o público seja bem recebido. Caso contrário, a pessoa poderá entrar em contato e não ter sua dúvida ou demanda listada no sistema, gerando assim confusões e frustrações.

Também é importante ter um profissional para redigir todos os textos (mesmo os falados) que serão usados no atendimento, adequando a linguagem e outros elementos ao perfil do público-alvo e ao contexto da conversa. Esse cuidado ajuda a engajar os usuários e transmitir a imagem que a empresa deseja passar a eles, seja de seriedade e confiança ou de proximidade e jovialidade. 

Para além disso, algo fundamental nessa estratégia é dominar a tecnologia envolvida nessa área: é preciso programar cada interação e caminho que o usuário irá seguir na plataforma escolhida — seja chat de site e blog, atendimento telefônico ou sistema de educação corporativa

Qual o melhor chatbot para empresas? 

Antes de mais nada, é preciso avaliar as necessidades da organização e os objetivos da estratégia na hora de escolher qualquer solução. Além disso, deve-se analisar o perfil do público-alvo da ação (para optar por um sistema que seja engajador e benéfico para suas atividades) e o orçamento destinado. 

Também é importante verificar quais são as funcionalidades disponíveis no chatbot e se há a possibilidade de combinar essa ferramenta com outras metodologias usadas na educação corporativa — como EAD e gamificação, por exemplo —, potencializando assim os resultados da ação.  

Chatbot na gamificação

Usar mais de um método nas estratégias de educação corporativa é vantajoso tanto para as empresas quanto para os colaboradores. Uma metodologia pode contribuir para aperfeiçoar toda a ação, somando forças para oferecer uma experiência mais agradável e produtiva para os funcionários. 

Nesse sentido, unir gamificação e chatbots é uma ótima opção para fortalecer a educação empresarial. A segunda ferramenta ajuda a personalizar as interações dos usuários na plataforma gamificada, promovendo uma comunicação que seja alinhada ao seu nível e progresso nas atividades educativas, além de ser mais engajadora e assertiva.

A gamificação já é uma ferramenta que usa da personalização para atrair e reter os usuários nas atividades, permitindo com que eles tenham avatares e interfaces que possam ser modificadas de acordo com suas vontades e necessidades. Desta forma, os chatbots vem colaborar para tornar essa estratégia ainda mais ajustada para o perfil dos funcionários, aumentando ainda mais os resultados da ação. 

Porém, para explorar o melhor dos dois métodos, é importante ter um certo grau de conhecimento sobre ambas — o que, infelizmente, muitas empresas não têm. 

Como a Ludos pode ajudar? 

Saber usar diversas ferramentas tecnológicas com eficiência é algo desafiador — por isso existem empresas que se especializam nessa área, dominando as técnicas, estratégias e mecanismos para desenvolver uma solução engajadora e assertiva. 

Nesse sentido, a Ludos Pro oferece uma plataforma gamificada com uma série de funcionalidades para explorar todas as vantagens que essa metodologia traz para as ações de educação corporativa. Por meio dessa metodologia, é possível aumentar a motivação dos colaboradores nas atividades dos treinamentos empresariais, desenvolvimento de pessoas e outras ações de capacitação. 

Essa simples intervenção é capaz de reduzir os índices de abandono ou baixo aproveitamento nessa estratégia, incentivando os profissionais a completar todas as tarefas e absorver o máximo de conhecimentos e habilidades trabalhadas na educação corporativa. 

Mas essa é apenas uma das vantagens dessa metodologia: acesse gratuitamente o Guia para Elaborar um Treinamento Online Gamificado e saiba como aproveitar o melhor da tecnologia para fortalecer as competências dos seus colaboradores!

Engaje, incentive e inspire: Gamifique.

A Ludos Pro foi desenvolvida com os recursos que você precisa para oferecer treinamentos gamificados rápidos, eficientes e muito mais dinâmicos. Tudo em um único lugar!

  • Impulsione o engajamento da sua equipe
  • Potencialize a performance com foco em resultados
  • Revolucione o processo de aprendizagem e desenvolvimento

Nossas conquistas

  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo GESAwards
  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo boostlab
Pular para o conteúdo