Cultura de inovação: sua empresa faz parte dela?
Comportamento

Cultura de inovação: sua empresa faz parte dela?

Preencha seu email e receba conteúdos exclusivos
Obrigado pelo seu cadastro!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

A cultura de inovação é uma das tendências que está impulsionando as empresas para o futuro. Atualmente os consumidores estão cada vez mais exigentes: quem não se preocupa em inovar, acaba perdendo espaço no mercado e ficando para trás. Por isso seu negócio precisa se preocupar com essa questão e saber como adotar essa mentalidade para se manter no mercado.


Descubra nesse artigo o que é a cultura de inovação e como implementar esse conceito na sua empresa.


A Importância da Cultura Organizacional


A cultura da empresa é um fator importante em sua gestão, tornando estruturado o conjunto de características internas que formam a identidade da organização. Além de outras vantagens dessa ferramenta, ela ajuda a motivar os colaboradores, fortalecer seu sentimento de pertença e pautar a maneira com que lidam com seu trabalho, colegas e clientes.


Nos tempos atuais, a cultura organizacional vem sendo uma importante ferramenta para a empresa se destacar da concorrência e marcar seu espaço no mercado. As pessoas têm cada vez mais acesso a inúmeras marcas e organizações em questão de segundos: a identidade da companhia pode ser uma ótima forma de se diferenciar de todas as outras propostas que o público será impactado. Isso serve tanto para os clientes como para profissionais que poderiam fazer a diferença no seu time e que podem se identificar com sua instituição ou não - tudo dependendo da maneira com que ela constrói sua imagem. E isso está intimamente ligado à cultura.


Mas essa ferramenta não é apenas uma imagem. Não! A cultura organizacional é algo que deve ser vivido no dia a dia da empresa, pois são os valores que norteiam a sua ação. A diferença entre o discurso e a realidade frustra os funcionários e pode até impactar negativamente a credibilidade da companhia com seus clientes e público externo.


Pense na instituição que declara ser a favor da diversidade, porém que faz vista grossa quando um colaborador sofre preconceito ou não tem espaços adaptados para pessoas com deficiência, por exemplo. Ou diz que valoriza a ética, mas na qual os gestores são os primeiros a cometer atitudes graves relacionadas a esta questão.


Isso também vale para a cultura de inovação: não basta ser algo bonito para se escrever no site ou se dizer no onboarding dos novos funcionários - a empresa tem que dar espaço e liberdade para que seus colaboradores tragam novas ideias no dia a dia, verdadeiramente assumindo essa postura e colhendo seus benefícios depois.


O que é Cultura de Inovação?


A cultura de inovação é uma postura da empresa de permitir constante aprimoramento e incentivar novas ideias. Não é algo que se resume em criar um produto/serviço revolucionário que vai sacudir o mercado mundial, como o Google, Netflix e Uber: essa mentalidade pode ser usada em pequenas escalas na organização, como mudar algum processo interno para otimizá-lo, trazendo resultados diversos como reduzir custos ou torná-lo mais ágil, por exemplo.


Assim, a cultura de inovação não é algo estrambólico, somente alcançado com grandes investimentos, mentes brilhantes ou um esforço homérico. Empresas de todos os tipos, segmentos e tamanhos podem implementar esse conceito para fixar seu espaço no mercado.


A cultura de inovação é uma mentalidade importante no contexto atual, principalmente em negócios suscetíveis a mudanças rápidas, como o mercado de tecnologia, marketing, entre outros. Mas, como dissemos, esse conceito pode beneficiar diversos tipos de empresas.


Vantagens da Cultura de Inovação


Existem vários impactos positivos em se adotar essa mentalidade no dia a dia. Primeiro, essa é uma forma de atrair novos clientes ao oferecer produtos/serviços com diferenciais que seu concorrente nunca tinha pensado em adotar. Outra vantagem é chamar a atenção de profissionais qualificados que desejam trabalhar em um lugar que lhes dê maior liberdade de criação, trazendo novos talentos para somar a sua equipe.


Aliás, dar esse espaço aos seus colaboradores pode ser uma excelente maneira de engajar e motivar seu público interno, incentivando-os a vestir a camisa da empresa e dar o seu melhor.


Também tem o benefício relacionado à questão interna: adotar uma postura de inovação ajuda a otimizar processos, tornando-os mais eficientes, práticos e ágeis - isso pode representar em redução de custos, aumento da produtividade e maior qualidade dos produtos/serviços para o cliente.


Desta forma, adotar a cultura de inovação é uma ótima estratégia para manter a empresa no mercado, cada vez mais competitivo, e ter um grande diferencial para conquistar o público. Mas como implementar essa mentalidade na organização?


Como fazer parte da Cultura de Inovação


Existem várias ações que permitem o desenvolvimento de um verdadeiro ambiente que valorize a inovação:


Coletividade


A inovação não deve ser algo apenas das lideranças ou de altos cargos na instituição. Claro, os gestores devem ser os primeiros a assumir essa postura, sendo exemplo para os demais e devem ser treinados para isso. Porém, todos - sem exceção - podem contribuir com novas ideias para a empresa, trazendo sua experiência, referências e conhecimentos. Assim, aproveitando os talentos de diversas vivências na sua empresa, será possível trazer novos olhares e perspectivas para as tarefas cotidianas e processos tradicionais.


Dar espaço a criatividade


E para isso acontecer é fundamental dar liberdade para seus colaboradores opinarem e comentarem sobre as questões internas. Não basta essa postura ser dita, mas nenhuma sugestão dos funcionários ser levada a adiante sem ao menos um feedback. Pelo contrário, isso seria apenas um desestímulo a sua participação e um fator de desmotivação no trabalho.


Escutar o que seus colaboradores têm a dizer e estimular a criatividade, até com treinamentos corporativos, são formas de prepará-los a adotar a cultura de inovação no seu dia a dia. Isso também inclui dar espaço para erros e falhas: somente assim o aprendizado é possível, buscando sempre o aprimoramento.


Estar de olho nas novidades


Prestar a atenção nas novidades do mercado e de seus concorrentes é uma maneira de se manter atualizado nas boas práticas e também aproveitar as mudanças para pensar em novas estratégias de diferenciação. Participe de eventos, leia artigos na internet e faça discussões entre as equipes: tudo para estar em contato com o que está acontecendo de melhor e estimular a pesquisa nos seus colaboradores.


Adotar novas tecnologias


Trazer as inovações tecnológicas é uma boa ideia para não deixar sua organização ficar para trás. Essas soluções ajudam a otimizar processos, tornando-os mais eficientes, ágeis e práticos, além de criarem novas possibilidades. Metodologias como big data, inteligência artificial e gamificação são tendência no mercado estrangeiro e tem grandes oportunidades para serem implementadas nas empresas brasileiras.


E para saber mais sobre esse assunto e ficar por dentro das novidades, confira nossos artigos sobre negócios, inovações e tecnologia para empresas!


No items found.
Veja outros conteúdos sobre assuntos relacionados:
O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários.
Veja outros posts relacionados
logo sioux grouplogo siouxlogo ludos prologo pgblogo movieplaylogo go gamers
icon linkedinicon instagramicon facebook