As tecnologias de treinamento podem trazer diversos benefícios para a educação corporativa. Funcionários mais motivados, capacitados e engajados são o resultado de ações bem planejadas e executadas, e as inovações tecnológicas só tem a contribuir para atingir esse objetivo.

Confira no artigo de hoje as tecnologias de treinamento que estão mudando o cenário da educação empresarial e trazendo resultados animadores para as organizações. Vamos lá?

Tecnologias de Treinamento

Os avanços tecnológicos das últimas décadas causaram uma verdadeira revolução na sociedade: há 20 anos atrás você imaginava pedir comida ou corridas particulares por meio de aplicativos? Se comunicar em tempo real com pessoas do outro lado do mundo? Conseguir tirar um número quase ilimitado de fotos e vê-las na hora? Reduzir custos das empresas ao usar inteligência artificial e automatizar processos? Acessar conteúdos educacionais a qualquer hora e em qualquer lugar?

Esses são apenas alguns exemplos de como a tecnologia mudou nossas vidas – e, naturalmente, transformaram o mercado. No caso da educação, esses avanços tornaram o ensino mais acessível e prático, beneficiando estudantes, instituições de ensino e empresas.

As organizações conseguem reduzir custos ao adotar tecnologias de treinamento, que geralmente não dependem de horários e espaços fixos para realizar as atividades, como no ensino tradicional em que é preciso reservar uma sala e combinar a agenda do instrutor e dos funcionários para marcar as aulas. Também otimiza-se todo o processo de ensino, pois é possível identificar mais facilmente os conteúdos que não estão sendo bem assimilados e os que já foram apreendidos, ajudando a avaliar o desempenho dos colaboradores com maior agilidade e praticidade.

Mas é preciso conhecer mais profundamente cada tecnologia antes de implementá-la, descobrindo suas vantagens particulares e sabendo se são adequadas a realidade e necessidades da sua empresa – tudo para aproveitar o melhor de cada inovação e não acabar jogando fora tempo, dinheiro e esforço.

Vamos conhecer as tecnologias de treinamento que podem mudar sua empresa?

EAD/LXP

O ensino a distância foi uma das primeiras e mais bem sucedidas tecnologias educacionais já desenvolvidas. Ele permitiu uma verdadeira quebra de paradigmas: agora qualquer pessoa com acesso a internet consegue acessar conteúdos educativos sem sair de casa – às vezes até mesmo de graça.

Porém o EAD só foi o primeiro passo. Com o avanço da tecnologia, novas possibilidades foram criadas: primeiro o LMS (Learning Management System ou Sistema de Gestão de Aprendizagem, em português), uma plataforma de educação online que permite fazer diversas operações no mesmo local. Os responsáveis pelos treinamentos podem criar, personalizar, organizar e administrar os materiais e cursos usando o mesmo espaço digital.

Dando um passo ainda mais longe, o LXP (Learning Experience Platform) trouxe todas as vantagens do LMS, mas com benefícios adicionais que privilegiam a experiência dos usuários, tornando o aprendizado mais personalizado, interativo e intuitivo.

Desta forma, não apenas se consegue a redução de gastos e praticidade para as empresas, como também propicia-se uma experiência mais amigável de ensino para os colaboradores, o que certamente irá melhorar os resultados dos treinamentos.

Mobile Learning

É difícil encontrar alguém que não tenha celular, não é mesmo? Seja ouvindo música ou lendo no ônibus, vendo as condições do trânsito dentro do carro, respondendo mensagens nas redes sociais, sempre damos várias espiadinhas nesse aparelho durante o dia.

E se algumas dessas espiadinhas fossem para estudar? O mobile learning é um modelo de educação online que aproveita os recursos dos dispositivos móveis – como celulares e tablets – para tornar a aprendizagem ainda mais acessível e prática. Os usuários podem ver vídeos, textos e outros materiais enquanto estão no ônibus, presos no engarrafamento ou antes de dar uma olhada nos memes do dia.

Transformação Digital

Uma inovação que vem causando revolução em diversos mercados é a transformação digital. Nessa estratégia a tecnologia não é vista como um coadjuvante na empresa, adotada em um processo ou outro, e sim como elemento fundamental para o seu progresso.

Isso significa aproveitar o melhor dos avanços tecnológicos nas empresas, implementando ferramentas como big data, inteligência artificial e diversas automações para otimizar processos, reduzir custos e agilizar tarefas. E isso também é possível de ser feito nos treinamentos: adotar a transformação digital na educação corporativa é uma excelente ideia para tornar as ações mais personalizadas, organizadas e efetivas.

Realidade Virtual/Aumentada

Outra inovação que causa bastante curiosidade nas pessoas e abriu diversas possibilidades de uso em variados mercados é a realidade virtual e a aumentada. Áreas como saúde, engenharia, vendas e entretenimento estão adotando essa tecnologia com bastante sucesso, ajudando as empresas se destacarem dos seus concorrentes.

Essa tecnologia desperta a curiosidade e engajamento das pessoas, tornando a experiência mais marcante na memória dos estudantes, além de proporcionar uma atividade interativa, imersiva e, consequentemente, efetiva. Diversos conteúdos práticos podem ser ensinados por meio da realidade virtual/aumentada.

Na educação corporativa, os aparelhos podem ser usados em treinamentos de segurança no trabalho, permitindo fazer simulações de perigo em cenários controlados e mostrar como determinados equipamentos funcionam. Há empresas que adotam essa tecnologia até para conhecer melhor o perfil comportamental dos seus colaboradores e treinar técnicas de vendas.

Gamificação

Uma das tecnologias de treinamento que mais estão dando resultados positivos é a gamificação. Essa estratégia alia elementos comuns aos jogos em contextos que não são meramente de entretenimento. Saúde, política e segurança são apenas alguns segmentos que estão adotando de forma inovadora essa metodologia.

Os jogos são atividades com grande capacidade de engajamento. Esse fator ajuda as pessoas a realizar tarefas que não são tão motivadoras assim, como o treinamento corporativo. Os elementos usados na gamificação – como storytelling, pontuação e recompensas – tornam a experiência de aprendizagem mais interativa, imersiva e dinâmica, fazendo-a ser mais amigável aos colaboradores e, desta forma, trazendo mais resultados.

Em sua forma eletrônica, a gamificação também traz a vantagem de oferecer relatórios detalhados do desempenho dos colaboradores nas atividades, ajudando o RH a ter dados confiáveis sobre o que está dando certo e o que precisa ser aprimorado nos treinamentos. Em vez de ter que avaliar uma grande papelada de provas e perguntas de cada colaborador uma por uma, a plataforma disponibiliza tudo de forma mais ágil e prática!

Quer saber mais sobre os benefícios da gamificação? Converse conosco e descubra como ela pode dar up nos treinamentos da sua empresa: