5 Dicas para fomentar a proatividade no trabalho

30 ago 2019
Jornada da Gamificação

A proatividade no ambiente de trabalho está relacionada a quantidade e qualidade de atividades realizadas em um período. Também tem a ver com as ferramentas utilizadas no processo de desenvolvimento das atividades, logo está conectado com a alta performance de um profissional.

O sucesso de uma empresa também depende de ter uma boa equipe. A qualidade dos serviços dos colaboradores influencia desde a área administrativa, a produção e até o contato e retenção dos clientes. 

Entre umas das características mais valorizadas no ambiente corporativo está a proatividade no trabalho: um funcionário que não apenas espera o chefe delegar tarefas, e sim tem uma postura proativa no seu dia a dia, pode trazer novas ideias e também melhorar o desempenho da companhia. 

No entanto, nem todos os colaboradores apresentam este comportamento no ambiente corporativo. Mesmo assim, as instituições podem contribuir para o desenvolvimento de sua equipe e estimular certas qualidades nos seus funcionários, inclusive a proatividade no trabalho. Quer saber como? Confira algumas dicas abaixo e a importância dessa habilidade na empresa: 

O que é proatividade? 

Em resumo, proatividade é a capacidade de assumir responsabilidades, atuar de forma ativa para atingir resultados e ter um comportamento de antecipação e iniciativa, não apenas esperando que os outros - especialmente o chefe - falem o que deve ser feito. 

No ambiente corporativo isso significa mais do que propor novas ideias nas reuniões, e sim participar dos processos, solucionar desafios e evitar problemas. Isso inclui até aprender novas competências e saber como o negócio funciona em sua totalidade e a atividade de cada setor. 

A proatividade não é somente algo benéfico para as empresas. Um colaborador que apresenta esta qualidade acaba se destacando dos outros, participando ativamente do desempenho da empresa e, assim, pode ser reconhecido e valorizado na instituição por meio de incentivos e até promoções. 

Os benefícios da proatividade nas empresas 

A proatividade no trabalho é tão prezada que muitos RHs já avaliam esta característica durante os processos seletivos. Isso acontece porque esta qualidade faz toda a diferença no dia a dia da empresa. 

Quando os colaboradores têm atitudes proativas, seu serviço não se resume a executar suas obrigações no prazo determinado: eles buscam aprimorar seu trabalho e os processos envolvidos nele, pensando em novas soluções, ideias e formas de realizá-lo com qualidade. 

Eles pensam no todo e não se limitam a sua função ou departamento, querendo que o negócio se desenvolva cada vez mais. Eles se responsabilizam por suas decisões e atos, não jogando a culpa em terceiros ou nas circunstâncias. Eles vestem a camisa da empresa, tendo o mesmo cuidado e o chamado “sentimento de dono” por ela. 

Em uma instituição que incentiva a proatividade, os funcionários são estimulados ao aprimoramento pessoal e profissional, buscando cursos e conteúdos da área que enriqueçam seu trabalho. Desta forma, eles estarão atentos às tendências e mudanças de mercado, antecipando oportunidades e crises e auxiliando a marca a estar na frente dos concorrentes. 

Mitos da proatividade 

Como acontece em muitas áreas, algumas inverdades acabaram sendo criadas ao redor da noção do que é proatividade.

Em primeiro lugar, há uma confusão desta característica com a produtividade: enquanto a segunda é sim importante para os funcionários e empresas, ela se limita a execução das tarefas no prazo determinado, ou até mesmo realizar várias atividades e cumprir diversas responsabilidades ao mesmo tempo. Já a proatividade significa olhar além do trabalho diário: é ter iniciativa e vestir a camisa não somente do seu serviço, como também da instituição

Outro mito é que a proatividade é algo natural apenas a algumas pessoas. Enquanto alguns podem ter maior facilidade em apresentar esta característica, isso não significa que ela não possa ser desenvolvida em todos. Essa
habilidade pode e deve ser treinada e desenvolvida nos mais variados perfis de
profissionais

Ou seja, enquanto é positivo já contratar profissionais com este perfil, uma empresa pode implementar ações para estimular a proatividade no seu quadro de colaboradores atual e criar uma cultura interna que valorize esta característica. Para te ajudar nesta tarefa, separamos algumas dicas de ações que sua instituição pode fazer para fomentar essa habilidade na sua equipe: 

5 Dicas para fomentar a produtividade no trabalho 

1 - Entenda sua equipe 

Antes de tudo, é importante conhecer a fundo cada funcionário e o comportamento da sua equipe: quais colaboradores apresentam mais iniciativa durante as atividades cotidianas e participam mais nas reuniões? E quais costumam agir de forma mais reativa, esperando estímulos externos antes de se posicionar?

Ao fazer esse levantamento, o RH pode identificar quais profissionais precisarão de maior treinamento e quais já são mais naturalmente proativos, desenvolvendo estratégias específicas para trabalhar com cada grupo.

2 - Treine seus lideres e seja exemplo 

Uma boa liderança faz toda a diferença no desempenho das equipes, e o exemplo é sempre uma das melhores formas de ensino. Comece a treinar os líderes num primeiro momento, pois os outros funcionários poderão se inspirar em suas posturas e até enxergar nelas um fator para o crescimento dentro da instituição. 

Além disso, líderes que demonstrem abertura e sabem ouvir seus colaboradores são fundamentais para incentivar a proatividade e criar um clima saudável na empresa. 

3 - Invista na cultura da empresa 

Outro fator importante para o desempenho dos colaboradores é a cultura organizacional. Uma empresa com valores definidos e que sabe engajar os funcionários têm maior facilidade em fazê-los vestir a camisa da marca e até em reter os talentos. Por isso invista em ações para fortalecer os ideais da instituição e busque fomentar um ambiente que incentive a liberdade e a participação. 

4 - Invista em recompensas 

Uma das formas mais eficientes de estimular comportamentos positivos é criar recompensas. Desenvolva um sistema que, de forma clara e transparente, premie atitudes proativas, como trazer novas ideias para a melhoria dos processos internos e concluir cursos livres e acadêmicos. 

5 - Invista em treinamento para os colaboradores 

Também é importante realizar treinamentos diretos com os funcionários, desde os mais antigos à integração de novos talentos, para ajudar em seu desenvolvimento pessoal e profissional. Existem algumas técnicas que tornam o processo de aprendizagem mais atraente, como o EAD e a Gamificação

No caso específico da gamificação, além de ajudar os colaboradores a absorverem o conteúdo mais facilmente, a dinâmica já traz formas de incentivo a participação e a lógica da recompensa por ações positivas - combinando sua proposta ao estímulo à proatividade. 

Esta técnica, quando em seu formato digital, ainda traz a vantagem de gerar relatórios de performance para ajudar a avaliação do desempenho dos participantes e da própria atividade.

teste gratis por 7 dias
O que é proatividade? 

Em resumo, proatividade é a capacidade de assumir responsabilidades, atuar de forma ativa para atingir resultados e ter um comportamento de antecipação e iniciativa.

Quais são os benefícios da proatividade nas empresas?

Quando os colaboradores têm atitudes proativas, seu serviço não se resume a executar suas obrigações no prazo determinado: eles buscam aprimorar seu trabalho e os processos envolvidos nele, pensando em novas soluções, ideias e formas de realizá-lo com qualidade. 

Engaje, incentive e inspire: Gamifique.

A Ludos Pro foi desenvolvida com os recursos que você precisa para oferecer treinamentos gamificados rápidos, eficientes e muito mais dinâmicos. Tudo em um único lugar!

  • Impulsione o engajamento da sua equipe
  • Potencialize a performance com foco em resultados
  • Revolucione o processo de aprendizagem e desenvolvimento

Nossas conquistas

  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo GESAwards
  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo boostlab
Pular para o conteúdo