Por que gamificação?
Planos
Blog
  • English
Experimente 14 dias grátis!
Como transformamos seus treinamentos corporativos
Criação de cursos com IA Crie cursos gamificados envolventes em minutos, não horas.
Aprendizado inclusivo Garanta que todos os seus colaboradores tenham uma experiência de aprendizado fluida e sem barreiras.
Termômetro emocional gamificado Descubra como anda a saúde emocional do seu time de uma maneira leve e gamificada.
Ambiente personalizado com sua marca Crie um ambiente de aprendizagem que reflita a cultura e a identidade da sua empresa.
Cursos e trilhas Crie cursos, trilhas e capacitações de forma intuitiva, garantindo a progressão do conhecimento.
Sistema de recompensas Transforme o aprendizado em um jogo com pontos, conquistas e prêmios.
Gestão de performance Acompanhe o desenvolvimento individual e coletivo, estimulando o crescimento contínuo e performance.
Dashboards e Relatórios Tome decisões estratégicas com informações claras e em tempo real sobre o aprendizado da sua equipe.
Comunicação Ferramentas que promovem a interação e o alinhamento em todos os níveis do treinamento.
Conheça todas as funcionalidades
Casos de sucesso:
09/06/2025
Unimed Santa Catarina
12/03/2025
SAINT-GOBAIN
Quem é a Saint-Gobain: A Saint-Gobain é uma das maiores fábricas para materiais de infraestrutura e construção civil do Brasil e do mundo, com mais de 57 fábricas em território nacional e 12 mil colaboradores. O Desafio:  Para eles, o desafio era o engajamento de vendedores a treinamentos relacionados aos produtos da fábrica. O mais […]
11/03/2025
Grupo SM
Quem é o Grupo SM: O SM Educação é um dos maiores grupos educacionais privados do país, atende cerca de 12 milhões de alunos, em 10 países em que atua. A empresa surgiu com o propósito de criar soluções para melhorar a qualidade da educação. A empresa foi fundada há mais de 80 anos e […]
Ver todos os casos de sucesso
Conteúdos exclusivos e validados!
Planilhas, eBooks e mais! Aumente seu conhecimento com nossos materiais gratuitos.
Cases de sucesso Confira histórias de quem já inovou com a Ludos Pro
Guia prático da gamificação Aprenda com nosso passo a passo como gamificar processos e treinamentos corporativos
Plataforma LXP da Ludos Pro Confira as funcionalidades da plataforma gamificada Ludos Pro
NR-1 + Ludos Pro Confira 6 dicas sobre a NR-1 com a Ludos Pro
Última publicação
28/05/2025
10 Estratégias Para Transformar Treinamentos em Experiências que Engajam
Descubra 10 estratégias práticas para transformar treinamentos em experiências memoráveis — com storytelling, gamificação e design de aprendizagem.
13/02/2025
O Futuro do Treinamento e Desenvolvimento em 2025
Descubra as tendências que irão moldar o T&D e veja como aplicá-las para engajar equipes, otimizar treinamentos e gerar impacto real nos resultados do seu negócio.
Veja mais materiais de apoio
Como transformamos seus treinamentos corporativos
Criação de cursos com IA Crie cursos gamificados envolventes em minutos, não horas.
Aprendizado inclusivo Garanta que todos os seus colaboradores tenham uma experiência de aprendizado fluida e sem barreiras.
Termômetro emocional gamificado Descubra como anda a saúde emocional do seu time de uma maneira leve e gamificada.
Ambiente personalizado com sua marca Crie um ambiente de aprendizagem que reflita a cultura e a identidade da sua empresa.
Cursos e trilhas Crie cursos, trilhas e capacitações de forma intuitiva, garantindo a progressão do conhecimento.
Sistema de recompensas Transforme o aprendizado em um jogo com pontos, conquistas e prêmios.
Gestão de performance Acompanhe o desenvolvimento individual e coletivo, estimulando o crescimento contínuo e performance.
Dashboards e Relatórios Tome decisões estratégicas com informações claras e em tempo real sobre o aprendizado da sua equipe.
Comunicação Ferramentas que promovem a interação e o alinhamento em todos os níveis do treinamento.
Conheça todas as funcionalidades
Casos de sucesso:
09/06/2025
Unimed Santa Catarina
12/03/2025
SAINT-GOBAIN
Quem é a Saint-Gobain: A Saint-Gobain é uma das maiores fábricas para materiais de infraestrutura e construção civil do Brasil e do mundo, com mais de 57 fábricas em território nacional e 12 mil colaboradores. O Desafio:  Para eles, o desafio era o engajamento de vendedores a treinamentos relacionados aos produtos da fábrica. O mais […]
11/03/2025
Grupo SM
Quem é o Grupo SM: O SM Educação é um dos maiores grupos educacionais privados do país, atende cerca de 12 milhões de alunos, em 10 países em que atua. A empresa surgiu com o propósito de criar soluções para melhorar a qualidade da educação. A empresa foi fundada há mais de 80 anos e […]
Ver todos os casos de sucesso
Por que gamificação? Planos
Conteúdos exclusivos e validados!
Planilhas, eBooks e mais! Aumente seu conhecimento com nossos materiais gratuitos.
Cases de sucesso Confira histórias de quem já inovou com a Ludos Pro
Guia prático da gamificação Aprenda com nosso passo a passo como gamificar processos e treinamentos corporativos
Plataforma LXP da Ludos Pro Confira as funcionalidades da plataforma gamificada Ludos Pro
NR-1 + Ludos Pro Confira 6 dicas sobre a NR-1 com a Ludos Pro
Última publicação
28/05/2025
10 Estratégias Para Transformar Treinamentos em Experiências que Engajam
Descubra 10 estratégias práticas para transformar treinamentos em experiências memoráveis — com storytelling, gamificação e design de aprendizagem.
13/02/2025
O Futuro do Treinamento e Desenvolvimento em 2025
Descubra as tendências que irão moldar o T&D e veja como aplicá-las para engajar equipes, otimizar treinamentos e gerar impacto real nos resultados do seu negócio.
Veja mais materiais de apoio
Blog
Personalize
<<
Personalize sua experiência
  • English
Experimente 14 dias grátis!

Home / Blog / Gestão / Como o conceito de economia criativa pode ajudar seu negócio?

Como o conceito de economia criativa pode ajudar seu negócio?

Como o conceito de economia criativa pode ajudar seu negócio?
03 jan 2022

Assine nossa Newsletter

Receba nossas notícias e informações exclusivas diretamente no seu e-mail

Assinar Newsletter

A economia criativa é um segmento de mercado que vem ganhando relevância nos últimos anos, abarcando uma ampla gama de empresas — de artes à tecnologia. Por isso, elas costumam ter uma lógica e ciclo de produção diferenciado das companhias mais tradicionais. 

O que você vai ver neste artigo:

  • O que é a Economia Criativa? Qual seu impacto no mercado?
  • Como a Economia Criativa pode ajudar seu Negócio?

Entretanto, mesmo que sua empresa não seja do ramo, ela tem muito a ganhar com o fortalecimento da economia criativa: descubra o que é e como esse setor pode ajudar os seus negócios!

O que é a Economia Criativa? Qual seu impacto no mercado?

A criatividade é um elemento fundamental para o sucesso de um negócio, seja como competência especial de seus colaboradores ou para, de forma geral, se reinventar no mercado. Mas, algumas organizações têm uma ligação mais próxima com essa qualidade, incluindo-a em seus DNAs — como as empresas da chamada economia criativa. 

Esse termo vem ganhando relevância nos últimos anos, ainda mais com o aumento dos investimentos financeiros na área, a profissionalização dos trabalhadores e o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao setor.

Segundo dados do Observatório Itaú cultural, coletados em 2021, a economia criativa tem mais de 6 milhões e 800 mil trabalhadores no país. Já o estudo “Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil — Edição 2019”, da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), mostra que o PIB desse segmento é de 2,61%, representando a quantia de R$ 171,5 bilhões.

Esses números mostram que essa não é uma indústria que pode ser ignorada. Pelo contrário, é um segmento que vem empregando e movimentando a economia nacional, desdobrando-se em várias atividades e nichos de mercado. Mesmo assim, muitos ainda desconhecem as possibilidades desse setor — até porque o termo em si é relativamente recente, citado em 2001 no livro The Creative Economy: How People Make Money from Ideas, do especialista britânico John Howkins.

Por isso, é importante definir com clareza o que é a economia criativa. Em resumo, é o segmento dos negócios que envolvem criatividade, cultura e capital intelectual em suas atividades. Essa área oferece serviços e bens, até intangíveis, que fazem toda a diferença na vida das pessoas — mesmo que elas não percebam. 

São considerados segmentos da economia criativa, segundo o Observatório Itaú Cultural, empresas que atuam com:

  • Arquitetura;
  • Artes Cênicas;
  • Artes Visuais;
  • Atividades Artesanais;
  • Cinema; 
  • Música;
  • Fotografia; 
  • Rádio;
  • TV;
  • Design; 
  • Editorial;
  • Moda;
  • Publicidade e Serviços Empresariais;
  • Tecnologia da Informação.

Além disso, geralmente também se considera como parte da economia criativa áreas como acervo histórico e museus, gastronomia, paisagismo, desenvolvimento de softwares e jogos. 

Sendo assim, esse segmento representa uma gama de produtos e serviços diversos, e que podem se mesclar com a atuação de negócios mais tradicionais. Quantas empresas não precisam contratar soluções de publicidade (incluindo ações audiovisuais, de fotografia e editoriais) para fortalecer seu marketing ou então de tecnologia para dar um up em processos e atividades? 

Por conta da sua natureza, empresas dessa área costumam atuar com uma lógica distinta daquela praticada por negócios mais tradicionais. Afinal, produzir um livro, música ou obra de arte é diferente de fabricar peças, produtos alimentícios ou mesmo criar um treinamento ou curso. Assim como o processo de vender um plano de telefonia ou seguros não é o mesmo de uma criação ou evento artístico.  

Mas, como visto, isso não significa que esses negócios não têm um grande impacto no mercado. Pelo contrário, suas especificidades podem, inclusive, contribuir com ideias, inovações e outros benefícios até mesmo para empresas mais tradicionais. 

Como a Economia Criativa pode ajudar seu Negócio?

Existem muitas formas do relacionamento entre a economia criativa e outros segmentos empresariais se beneficiarem mutuamente, independentemente da natureza ou porte dos envolvidos. 

Uma empresa pode analisar o mercado e encontrar uma oportunidade de negócios nesse meio da indústria criativa, desenvolvendo produtos e serviços para as organizações do ramo. Assim como outras instituições, elas precisam de soluções que atendam suas necessidades e realidades — e muitas vezes não encontram ou têm dificuldade de acesso a elas. Dessa forma, atua-se como um B2B (business to business), só que com ofertas específicas para um nicho de mercado.  

Outra ideia é da empresa descobrir um jeito de aliar suas atuais atividades com esse ramo e fazer parte do setor de criatividade. Isso, claro, feito após um bom planejamento estratégico e plano de negócios. 

Também há outra possibilidade: uma parceria entre o negócio e outro do segmento criativo. Eles podem oferecer soluções, inclusive empresariais e tecnológicas — como a gamificação —, ajustadas para as necessidades e realidade da companhia contratante, contribuindo assim para seu melhor desempenho. 

Jornada da Gamificação

A parceria entre as duas pode ter várias configurações, inclusive sendo firmada por meio de Leis de Incentivo. Esse mecanismo (federal, estadual ou municipal) permite com que uma empresa destine uma parte de seu Imposto de Renda para organizações culturais e sociais, recebendo marketing, divulgação e até ações especiais internas como contrapartida de seu repasse. 

Atividades como essas podem ser até realizadas em um contrato direto da empresa com uma organização criativa. Já imaginou essa situação: aproveitar especialistas — em teatro, literatura, artes visuais, música e audiovisual, entre outros — para realizarem ações diferenciadas com seus colaboradores, incentivando-os a exercitar competências sociais como criatividade, inovação e empatia. Não seria uma experiência inovadora e com potencial para aprimorar a gestão de pessoas?

Além disso, ações como estas ainda ajudam a estimular a motivação e engajamento dos funcionários com a empresa, e também podem ser aplicadas a outros públicos para encantá-los, como fornecedores, outros parceiros e clientes. 

Diversas atividades são possíveis em uma parceria entre a economia criativa e outros segmentos — basta criatividade e abertura para explorar o melhor de todos os envolvidos.

Afinal, não é à toa que atualmente a criatividade e inovação são duas qualidades bastante valorizadas por empresas de todos os segmentos. Muitas organizações encontraram seu espaço no mercado devido essas competências, contando com funcionários inovadores que descobriram oportunidades em diversas questões ligadas aos negócios. 

Mas, habilidades como estas não surgem do nada: precisam ser incentivadas e trabalhadas dentro das organizações para serem desenvolvidas nos funcionários e gerarem valor para a companhia. E, por que não aproveitar para explorar essas características também nas ações educativas? 

Fuja do comum, crie um treinamento inovador para sua equipe e fortaleça a gestão de pessoas da empresa!

Teste por 7 dias grátis

Perguntas Frequentes:

O que é a Economia Criativa?

A economia criativa é um segmento de mercado que vem ganhando relevância nos últimos anos, abarcando uma ampla gama de empresas — de artes à tecnologia. Por isso, elas costumam ter uma lógica e ciclo de produção diferenciado das companhias mais tradicionais. 

Gestão

Conteúdo mais baixado:

10 Estratégias Para Transformar Treinamentos em Experiências que Engajam

Tendências de leitura:

Dois homens sorrindo sentados e de azul no trabalho em equipe nas empresas
Comportamento Geral
Trabalho em equipe: qual importância nas empresas e como aperfeiçoar
Geral Negócios
Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem?
amigos em processo de aprendizagem felizes todos sentados em uma mesa, apenas dois de frente um homem de amarelo e loiro e uma melhor feliz de cinza e faixa amarela na cabeça
Educação
As 5 etapas do processo de aprendizagem

Outras categorias de conteúdo:

Administrativo

Comportamento

Educação

Educação corporativa

Gamificação e Engajamento

Geral

Gestão

Na Mídia

Negócios

Recrutamento e seleção

Tecnologia

Treinamento e desenvolvimento

Você também pode gostar:

Educação
Andragogia: descubra o que é e como utilizar na sua empresa
Comportamento Educação Geral
7 metodologias para ser mais produtivo no trabalho
Educação
Blended learning: O que é e quais são as vantagens do ensino híbrido
Educação
Continue treinando sua equipe mesmo no trabalho remoto

Engaje, incentive e inspire: Gamifique.

A Ludos Pro foi desenvolvida com os recursos que você precisa para oferecer treinamentos gamificados rápidos, eficientes e muito mais dinâmicos. Tudo em um único lugar!

  • Impulsione o engajamento da sua equipe
  • Potencialize a performance com foco em resultados
  • Revolucione o processo de aprendizagem e desenvolvimento
Agende uma demonstração
Agende uma demonstração

Nossas conquistas

  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo GESAwards
  • Selo boostlab
  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo GESAwards
  • Selo boostlab
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
SOLUÇÕES
  • Varejo
  • Turismo
  • Telecomunicações
  • Serviços
  • Seguros
  • Saúde e bem-estar
  • Mídia e entretenimento
  • Instituição financeira
  • Indústria
  • Governamental
PRODUTO
  • Inteligência Artificial Gamificada
  • Acessibilidade
  • Ambientação
  • Aprendizagem
  • Recompensa
  • Progressão e performance
  • Gestão e inteligência de dados
  • Comunicação
  • Integração
  • Planos
INSTITUCIONAL
  • Quem Somos
  • Fale com a gente
  • Cases
  • Política de privacidade
  • Termos de uso
RECURSOS
  • Blog
  • Materiais Gratuitos
  • Web Stories
FIQUE POR DENTRO
Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem? Edtechs: o que são e como estão transformando a educação? LXP x LMS: O que são e quais as diferenças Jogos corporativos para engajar e motivar colaboradores
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
<<
Personalize sua experiência